PLURI E MULTILINGUISMO: UMA PONTE ENTRE CULTURAS


Você provavelmente já ouviu falar sobre “escolas bilíngue”, “alunos multilíngue” ou ainda sobre “como alavancar a carreira através do plurilinguismo”. Conseguimos entender em linhas gerais do que estão falando, mas no fundo a dúvida persiste: o que significam exatamente esses termos?

É por isso que o Challenge Centro de Idiomas vem esclarecer de vez a diferença entre plurilinguismo e multilinguismo, além de analisar os impactos dessa diferença e trazer a você os principais benefícios de se aprender um segundo idioma em um mundo multilíngue.

Qual a diferença entre pluri e multilinguismo?

O termo “plurilinguismo” é usado para descrever alguém que fala várias línguas estrangeiras. É outra forma de designarmos alguém bilíngue (que domina outra língua além da língua materna), trilíngue (quem domina três línguas) ou poliglota (mais de três línguas). Ou seja, “plurilinguismo” se refere às competências de um falante de poder usar mais de uma língua.

Já “multilinguismo” muitas vezes se refere a um território (um país ou região), um grupo social (como uma empresa), ou um meio (um livro ou site) no qual coexistem várias línguas. Podemos considerar países multilíngues a Suíça, por ter quatro línguas oficiais, a África do Sul, que tem 11 línguas oficiais, e o Canadá, onde são falados francês e inglês. Ou seja, “multilinguismo” se refere à presença de diferentes línguas em uma determinada área.

Embora “multilinguismo” e “plurilinguismo” se refiram ambos a línguas, os termos são usados em contextos diferentes, como destacado pelo Council of Europe (Conselho Europeu) responsável pela elaboração do CEFR (Common European Framework of Reference), o quadro de referência para o aprendizado de línguas europeias.

A língua como ponte entre culturas

Como vimos, o plurilinguismo refere-se à habilidade de usar outro idioma. Essa característica permitirá que um aluno plurilíngue participe de interações interculturais. Isso acontece conforme o desenvolvimento da competência plurilíngue promove a consciência linguística e permite que o indivíduo tome consciência das interações sociais em outra língua e adapte seu comportamento a ambientes diversos.

Naturalmente, um indivíduo plurilíngue tem diferentes graus de proficiência em cada idioma que domina. Da mesma forma, terá experiências diferenciadas em cada cultura com que interagir.

Essa flexibilidade possibilita que indivíduos interculturais experimentem e analisem diferenças culturais e usem essa experiência para refletir sobre assuntos que geralmente não são discutidos em sua própria cultura. Isso lhes permite desenvolver tolerância à diversidade e profundo entendimento e respeito por pessoas de outras culturas.

Portanto, aprender uma segunda língua leva o aluno a alcançar uma competência intercultural, o que desenvolve atitudes positivas em relação à diversidade. Essa ponte linguística entre culturas pode levá-lo a se beneficiar e crescer do contato com outras culturas.

As vantagens de ser plurilíngue em um mundo multilíngue

Pensando em aprender um segundo idioma e iniciar sua vida plurilíngue? Há muitas vantagens em aprender outro idioma neste mundo cada vez mais globalizado. Estamos nos tornando uma grande cidade global com muitas línguas e culturas.

Ser plurilíngue em um mundo multilíngue permite que você se comunique com pessoas de culturas e línguas distintas, até mesmo de línguas que você desconhece. Por meio do inglês, por exemplo, você pode se comunicar com alemães ou indianos que não falam português. Com o avanço da tecnologia, videochamadas tornam essa cena cada vez mais frequente em empresas internacionais.

  1. Mais perspectivas de carreira

Ser plurilíngue pode impactar diretamente sua carreira. Um segundo idioma abre portas para você acessar mais oportunidades de emprego, inclusive em outros países. Com o avanço da tecnologia, é plenamente possível trabalhar de casa prestando serviço para empresas internacionais. Um segundo idioma é a ponte que pode levá-lo a essa rotina de trabalho.

Por isso, nós reforçamos a importância de colocar as crianças em contato com o inglês desde cedo para um avanço em sua carreira futura. Você pode ler mais sobre o assunto em nosso blog.

  1. Viaje com tranquilidade

Dominar um segundo idioma torna muito mais fácil viajar ao redor do mundo. Poder viajar por conta própria, por exemplo, sem participar de grupos de viagem, torna sua experiência única.

Imagine quantas oportunidades de aprendizado você pode ter ao ser capaz de se comunicar de verdade com as pessoas, sem ter alguém traduzindo para você. Situações simples, como pedir um prato em um restaurante sem precisar recorrer à ajuda de assistentes virtuais pode abrir portas para conhecer mais sobre a culinária local, por exemplo.

  1. Maior facilidade para aprender outras línguas

Uma vez que aprendemos uma segunda língua, fica muito mais fácil aprender uma terceira. Um aprendizado bilíngue incentiva o crescimento do cérebro, aciona a concentração estudantil e reduz a quantidade de tempo necessária para a transição entre tarefas.

  1. Benefícios à saúde

Quando você domina dois ou mais idiomas, não é apenas sua memória de trabalho que melhora à medida que você transita entre línguas. Sua capacidade de atenção geral melhora quando comparada a quem só fala uma língua. Da mesma forma, adultos que falam vários idiomas têm apresentado menor declínio cognitivo durante o envelhecimento em comparação com adultos monolíngue.

  1. Crescimento pessoal

Amadurecemos através de nossas experiências de vida. Quando você tem a oportunidade de conhecer mais línguas, acaba tendo acesso a mais experiências de vida através das lentes de diferentes culturas.

Aprender sobre diferentes culturas é essencial para o processo de amadurecimento, mas os benefícios de vivenciá-las pessoalmente são muito maiores. Esse acesso a diferentes experiências dá segurança na sua tomada de decisões e permite que você processe melhor a diferença entre o certo e o errado em sua vida.

Uma ponte para o seu futuro

Aprender um segundo idioma pode ser o caminho para chegar ao futuro que você deseja: seja uma carreira internacional ou acadêmica, seja interagir com amigos no exterior ou viajar para vários países, o inglês é a ponte que liga você a esse futuro.

Venha aprender inglês com quem há mais de trinta anos forma profissionais para o mercado e a vida, ensinando não apenas inglês, mas as habilidades de que o mercado precisa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.