5 VANTAGENS DE APRENDER INGLÊS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Costumamos ouvir que nunca é tarde demais para aprender, mas poderíamos dizer que o contrário também é verdadeiro? Ao menos quando falamos em aprender uma segunda língua, a ciência afirma que nunca é cedo demais para começar.

Aprender uma segunda língua pode ser divertido, mas, acima de tudo, pode promover o desenvolvimento cognitivo da criança, além de trazer benefícios sociais que duram por uma vida inteira.

O Challenge Centro de Idiomas se orgulha de ensinar inglês há mais de 30 anos, tendo formado alunos de várias gerações. Pensando na importância de iniciar as crianças em uma segunda língua, o Challenge traz para você 5 vantagens que seu filho terá ao aprender inglês desde cedo.

1) Aprender com maior facilidade

Num primeiro momento, podemos pensar que aprender uma segunda língua tão cedo pode confundir as crianças. Elas ainda estão adquirindo sua língua materna, o português, e introduzir uma segunda língua poderia ser demais para elas… No entanto, pesquisas na área de neurociência têm colocado essa visão em xeque.

Neurocientistas afirmam que o cérebro das crianças é mais receptivo ao mundo de novidades que os cerca, o que permite que aprendam diferentes sons, palavras e estruturas com maior facilidade. Comprovadamente, as crianças usam a mesma área do cérebro para adquirir o primeiro e o segundo idioma. Ou seja, por estar aprendendo duas línguas ao mesmo tempo, há um fortalecimento dessa área do cérebro, tornando o aprendizado mais fácil para eles do que para um adulto.

2) Amadurecer junto da língua

Estudar uma segunda língua durante a infância também permite que a criança cresça enquanto amadurece linguisticamente e expande seus conhecimentos de mundo. Justamente por ter começado a estudar mais cedo, a segunda língua cria raízes mais profundas: uma conexão cultural que se dá através do idioma.

Aprender inglês faz com que nos aproximemos de outras culturas e que nos tornemos mais compreensivos com o que é diferente. Ansiosas em desbravar o mundo como elas são, as crianças rapidamente se deixam levar pela curiosidade. Essa atitude, quando incentivada na infância, acompanha o jovem pela vida toda.

Por fim, não podemos ignorar a dimensão social de aprender uma segunda língua com colegas da mesma faixa etária. Isso significa relacionar-se em outra língua desde cedo com outras pessoas. Cientistas acreditam que esse tipo de aprendizado pode tornar as crianças adultos mais hábeis a lidar com pessoas e até com maior facilidade para trabalhar ou estudar no exterior.

3) Largar na frente

Se comparássemos a uma corrida o aprendizado de uma pessoa ao longo da vida, poderíamos dizer que crianças que aprendem uma segunda língua largam na frente. Quantas oportunidades esse aluno terá ao longo do ensino médio e da faculdade porque começou a estudar cedo e provavelmente já terá um nível de inglês avançado antes dos 18 anos?

Quem larga na frente acaba desenvolvendo uma conexão maior com a língua. Da mesma forma, alunos mais jovens também têm menos receio de cometer erros, o que costuma ajudá-los a se expor durante o período de aprendizado e se arriscar mais.

4) Desenvolver uma pronúncia impecável

As crianças aprendem fonemas, os sons da língua, através de conversas, histórias e atividades em sala de aula. Por serem mais jovens, elas têm o ouvido mais receptivo a novos fonemas, ou seja, elas adquirem o novo som em vez de tentar associar com os fonemas do português.

Por começar mais cedo, elas têm mais chances de adquirir uma pronúncia mais limpa, sem tanta interferência da língua materna, o que aproximaria a pronúncia dos jovens da pronúncia de um falante nativo da língua.

5) Obter sucesso acadêmico

Aprender uma segunda língua aumenta nossa habilidade de resolução de problemas, nosso pensamento crítico, além de desenvolver nossa memória e concentração. Imagine o quanto as crianças podem usufruir dessas habilidades enquanto crescem.

Não é surpreendente que pesquisas comecem a revelar uma relação entre o aprendizado de crianças bilíngues e suas conquistas acadêmicas quando mais velhos. Os cientistas acreditam que o sucesso nos estudos estaria relacionado às habilidades de leitura e escrita, geralmente mais desenvolvidas em alunos que dominam pelo menos um segundo idioma.

Outra vantagem está ligada à plasticidade do cérebro. Em sentido figurado, poderíamos dizer que aprender um idioma é uma verdadeira ginástica para o cérebro. Isso porque o aprendizado fortalece neurônios e cria um número maior de sinapses, aumentando nossa capacidade de fazer conexões. Ou seja, aprender uma segunda língua literalmente torna o aluno mais inteligente, e não apenas no campo linguístico.

A decisão mais importante

As decisões mais importantes da vida de um pai são aquelas que influenciam a vida de seus filhos. Começar a aprender um segundo idioma é uma dessas decisões. Por um momento, você pode se perguntar: Como saber o momento certo?

A verdade é que quanto mais cedo seu filho começar, maior será a contribuição para o desenvolvimento dele. O Challenge Centro de Idiomas tem vasta experiência na educação de crianças, recebendo alunos a partir dos 6 anos.

Em nossa escola, as crianças aprendem inglês com quem há mais de 30 anos forma alunos para a vida. Além de comunicação e gramática, nossas aulas desenvolvem as habilidades que o século 21 exige.

Venha para o Challenge e transforme o futuro do seu filho.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.