Por que incentivar o empreendedorismo nas crianças?

Publicado em 6 de outubro de 2017


Apesar da crise, ultimamente o número de empreendedores cresceu significativamente no Brasil. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, quatro em cada dez brasileiros são donos de alguma empresa no país. Com esse crescimento, atualmente, muitas crianças têm falado desde cedo sobre a vontade de ter o próprio negócio. Assim, muitos pais incentivam o empreendedorismo nos seus filhos, e esta prática traz diversos benefícios para a vida dos pequenos e também para o seu futuro. Conheça 3 destes benefícios:

1- Estimular a criatividade: Já é natural a criatividade no dia a dia da criança, devido à sua imaginação fértil. E quando essa característica é orientada de maneira correta, ela pode se tornar um diferencial para a vida inteira. Utilizar o lúdico é excelente para estimular a criança a despertar sua criatividade, como por exemplo, incentivando-a a customizar algum material, criando sua “linha de produtos”. Mas é importante respeitar os interesses do seu filho, cuidando quais são as atividades que ele demonstra mais talento e ajudando no seu progresso.

2- Despertar a responsabilidade desde cedo: Muitas vezes os pais não acreditam na autonomia dos seus filhos na hora de realizar algumas tarefas e isso acaba atrapalhando o desenvolvimento da responsabilidade. Fazer com que ele seja responsável é essencial para a vida toda. Um bom exemplo é dar um cachorro para a criança, por exemplo, e deixá-la responsável pelos cuidados do bichinho. No entanto, é necessário sempre a orientação de um adulto para ajudar durante o processo, seja em qualquer atividade. Outra prática que pode ser interessante é elencar algumas atividades próprias para a idade, como lavar a louça, ajudar a cozinhar, a colocar a mesa, por exemplo, e trazê-las para o dia a dia do pequeno.

3- Incentivar a organização: Quem nunca arrumou a bagunça do seu filho que atire a primeira pedra. Incentivá-lo a organizar suas roupas, brinquedos e materiais escolares pode despertar o gosto pela organização, além de trabalhar a sua disciplina em tarefas e posteriores objetivos profissionais. Aprendendo a ser organizado desde cedo pode contribuir para uma vida com maiores realizações de metas e objetivos no futuro – a cara do empreendedorismo, não é mesmo?

O inglês também é um ótimo aliado no aprendizado e um diferencial no empreendedorismo para se destacar nesse mundo globalizado. Que tal aprender inglês e adquirir valores para a vida toda? Matricule-se no Challenge!


Comentários