5 SEGREDOS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ

Apresentar um trabalho na faculdade, fazer um pitch de vendas, falar para uma plateia são momentos que fazem parte da trajetória de um profissional de sucesso. Em situações como essas, todos queremos nos comunicar de forma eficaz.

Um estudo conduzido pela Universidade de Chapman, nos Estados Unidos, apurou do que os entrevistados sentiam mais medo. Entre os cinco maiores medos, estava falar em público. Apesar de esse ser um grande temor também para brasileiros, há algumas práticas que podemos aplicar em nosso cotidiano para vencer esse medo e nos comunicarmos melhor.

O Challenge Centro de Idiomas traz para você cinco práticas que podem melhorar sua comunicação. Venha descobrir o segredo de uma comunicação eficaz e fale como um aluno Challenge.

1) Controle a ansiedade

Quem quer se comunicar com eficácia precisa ter a ansiedade sob controle. Estudos norte-americanos afirmam que 85% das pessoas dizem que ficam nervosas quando falam em público.

A ansiedade parece ser a grande vilã, mas a verdade é que nós precisamos dela. A ansiedade nos ajuda a nos concentrarmos em momentos de tensão, como falar em público. É ela que nos mantém no momento presente e aumenta nossa capacidade de resposta. Não queremos eliminar a ansiedade, queremos gerenciá-la.

Quando parecemos ansiosos ao falar com alguém, podemos fazer com que essa pessoa se sinta desconfortável, o que prejudica nossa comunicação. Quando mantemos a ansiedade sob controle, demonstramos domínio da situação, nosso interlocutor se sente confortável e tende a receber nossa mensagem com mais facilidade.

2) Abandone a busca pela perfeição

Às vezes o maior entrave para que possamos falar de forma mais espontânea somos nós mesmos. Nossa busca pela perfeição, nosso desejo de estarmos sempre certos, nosso medo de errar, acabam nos sobrecarregando, reduzindo a nossa espontaneidade.

O melhor a se fazer em situações como essa é não se cobrar tanto. Entender que a apresentação da qual estamos participando, por exemplo, é uma consequência do seu trabalho ou estudo e deve ser encarada com naturalidade.

Quando entendemos que espontaneidade vale mais do que perfeição na comunicação, passamos a nos comunicar com mais calma, de forma mais natural, e aumentamos a eficácia de nossa mensagem.

3) Encare desafios como oportunidades

Sabe qual é a melhor forma de se tornar um comunicador eficaz? Treinar sua comunicação. Mas como fazer isso se o medo de falar em público é um dos mais comuns entre americanos e brasileiros?

O medo diante de desafios é um grande obstáculo para quem deseja crescer na vida. Esse mesmo medo pode ser o responsável por prejudicar sua comunicação. Se nos sentimos ameaçados em uma conversa, por exemplo, nosso instinto de autopreservação é acionado e passamos a nos preocupar mais com nossa proteção do que com a conversa em si.

Por outro lado, quando vemos uma situação como uma oportunidade, interagimos com o outro e buscamos por boas respostas. Foque em ver a vida de forma mais positiva, procurando identificar cada oportunidade, e sinta a transformação em sua forma de se comunicar.

4) Trabalhe a escuta ativa

Quem deseja se comunicar bem precisa primeiro ouvir. Muitas vezes, ouvimos o outro apenas até o ponto em que pensamos em nossa resposta e já começamos a falar. Esse é um hábito que pode prejudicar nossa comunicação e carisma.

A prática da escuta ativa é uma ferramenta que nos leva a superar esse hábito. Através da escuta ativa, ouvimos o outro de maneira atenta e empática, ao demonstrarmos interesse e envolvimento com quem está falando. Parte desse processo passa por dedicar toda nossa atenção à pessoa com quem falamos no momento. Isso significa evitar distrações, como celulares, e voltar nossa atenção à mensagem do outro.

5) Adicione storytelling

Quando nos comunicamos com alguém, sempre buscamos engajar nosso ouvinte. Nada funciona melhor para gerar engajamento do que o storytelling.

Contar histórias é uma forma eficaz de estabelecer uma conexão emocional entre você e seu público. Principalmente quando contamos histórias pessoais, essa conexão pode criar empatia e uma sensação de identificação.

O storytelling também é uma ferramenta persuasiva muito poderosa, que pode influenciar opiniões, mudar atitudes e motivar pessoas. Quando nos comunicamos através de histórias, podemos persuadir e também inspirar.

O segredo definitivo

Ter uma comunicação eficaz é muito importante, mas o segredo definitivo para desenvolver uma comunicação de sucesso é dominar o uso do inglês.

O inglês amplia o alcance da sua comunicação e leva sua voz a um mundo de oportunidades acadêmicas, profissionais e pessoais.

Aprenda inglês com quem há mais de trinta anos forma pessoas para se comunicarem em inglês em diversas situações e ambientes.

Só o Challenge Centro de Idiomas te possibilita aprender inglês em aulas que combinam comunicação e gramática, enquanto desenvolve as habilidades humanas para o mundo atual.

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