SUPERANDO O MEDO DE FALAR INGLÊS

 

Imagine alguém que estudou inglês por anos, mas quando precisa usar a língua no trabalho, na faculdade ou em uma viagem, falta coragem e ele simplesmente trava. Se isso já aconteceu com você, é sinal de que você sabe o que é ter medo de falar em inglês.

 Em nosso mundo hiperconectado, saber se comunicar em inglês é fundamental. Ainda assim, muitos de nós enfrentam o medo de falar em inglês. Seja por receio de cometer algum erro ou de ser mal compreendido por um estrangeiro, o medo de colocar seu inglês em prática existe e ele pode se tornar uma barreira que impede seu progresso profissional e pessoal.

O Challenge Centro de Idiomas quer te mostrar como superar esse medo e ganhar confiança para se expressar em inglês com a fluência e naturalidade de um aluno Challenge.

É hora de vencer o medo

Um dos principais motivos para o medo de falar inglês persistir é nossa busca pessoal pela perfeição. No entanto, quando nos comunicamos, o foco está em expressar ideias e nos conectarmos com outras pessoas. Uma boa comunicação não é aquela em que se evita erros a todo custo; é aquela em que se transmite corretamente uma mensagem.

Muitas vezes, esse medo de falar em inglês é alimentado pelo receio de cometer erros gramaticais, preocupações com pronúncia e até medo de ser julgado por colegas ou ouvintes. Reconhecer a origem desses sentimentos é o primeiro passo para enfrentar o desafio.

Para vencer esse medo, precisamos nos lembrar de que ninguém nasce fluente em inglês. Todo falante não nativo, nós que não nascemos em um país falante da língua inglesa, passou pelo mesmo processo de aprendizado. O mais importante é que sua fala (a habilidade de speaking) corresponda ao nível de inglês que está estudando. É mais importante dominar o vocabulário correspondente ao seu nível do que se preocupar em aprender palavras mais complexas.

Considere que mesmo entre falantes fluentes há diferentes níveis de fluência. Para aqueles que têm medo de falar com sotaque, vale lembrar que existem muitos sotaques no mundo, inclusive sotaques diferentes entre países nativos.

Por fim, aceitar que erros fazem parte do processo de aprendizado é libertador e permite que você se concentre em se comunicar de maneira eficaz, em vez de buscar a perfeição. Quando nos concentramos mais na mensagem que desejamos passar, no conteúdo em si, em vez da forma, não nos preocupamos tanto com os erros que podem ocorrer. Se você estuda inglês e pratica com frequência, não tem motivo para temer expor seu speaking.

Esteja disposto a aprender

Muitas vezes pensamos que precisamos aprender todo o possível sobre uma língua antes de começarmos a colocá-la em prática. Essa ideia não poderia estar mais distante da realidade. O ideal é justamente que o aluno pratique conforme avança no aprendizado da língua.

A jornada de aprendizado é contínua e todos estamos em constante evolução. Em vez de se preocupar com o que ainda não sabe, concentre-se no que você já domina e esteja disposto a aprender a cada nova interação, o que só é possível através de um ambiente seguro que gere bem-estar.

Um ambiente de apoio, onde o aluno se sente livre para praticar a língua sem medo de ser julgado se errar, é crucial para superar o receio de falar em inglês. Quando participamos de aulas em grupos, temos um objetivo e somos guiados por uma metodologia. Ao mesmo tempo, essa experiência te possibilita aprender ao lado de colegas que estão enfrentando os mesmos desafios que você.

Além disso, receber feedback de professores especializados é uma maneira eficaz de aprimorar suas habilidades de comunicação.

A prática leva à superação

A prática é a chave para superar o medo e desenvolver a confiança. Além da sala de aula, comece com pequenos passos, como conversar com um amigo em inglês. À medida que você se sentir mais à vontade, busque oportunidades para se comunicar em ambientes mais desafiadores. Participe de reuniões de trabalho em inglês, peça para fazer apresentações e, é claro, aproveite para trabalhar seu networking.

No início sempre sentimos um friozinho na barriga. Mas quanto mais nos expomos ao idioma, mais nossa confiança cresce. Ao superar o medo de se expressar em inglês, celebre suas vitórias em reconhecimento do esforço e dos avanços que está fazendo.

Busque bases sólidas

O medo de falar inglês pode parecer desafiador, mas você pode superá-lo. Viva essa jornada de aprendizado com o Challenge!

Venha aprender inglês com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida. Uma escola que oferece bases sólidas para você se expressar com confiança em qualquer situação.

 No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que precisa.