HALLOWEEN: 5 CURIOSIDADES SOBRE O DIA DAS BRUXAS

Na noite de 31 de outubro é celebrado no mundo todo o Halloween, também chamado de Dia das Bruxas. Essa é uma noite para assistir a um filme de suspense, ir a uma festa à fantasia com os amigos, ou quem sabe, bater de porta em porta no seu condomínio para participar de um trick or treat.

A data não é tradicional no Brasil, mas vem ganhando destaque nas últimas décadas através de filmes e séries de televisão. Nos Estados Unidos, o Dia das Bruxas é comemorado durante grande parte do mês de outubro. Esse é um período em que os americanos não poupam gastos. Depois do Natal, o Halloween é o feriado com os maiores números de vendas.

Neste mês de outubro, o Challenge Centro de Idiomas traz cinco curiosidades que você provavelmente não sabe sobre o Halloween. Preparado para se surpreender?

  1. Tudo começou na Irlanda

Normalmente pensamos no Dia das Bruxas como uma festa norte-americana, mas na verdade o Halloween se baseia em um antigo festival celta tradicional da Irlanda. O Halloween como vemos nos filmes só começou a partir de 1850 com a migração de irlandeses para os Estados Unidos.

Na antiga tradição celta, a noite de 31 de outubro corresponde a um festival chamado Samhain. Os celtas acreditavam que era uma época em que o véu entre os mundos se dissipava, o que permitiria aos espíritos entrarem em nosso mundo por uma noite.

Se no passado os irlandeses celebravam o Samhain com fogueiras e bolos de frutas (que muitas vezes incluíam objetos escondidos), hoje o Halloween é celebrado em dezenas de países com festas à fantasia e brincadeiras de trick or treat.

  1. “Halloween” é uma abreviação

O nome Halloween é uma contração de all hallow’s eve (“véspera do Dia de Todos os Santos”, em inglês). O motivo? O Halloween é celebrado na véspera do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e também antecede o Dia de Finados (2 de Novembro), este um feriado reconhecido no Brasil.

Desde o século VIII, irlandeses celebram os três dias como o tríduo de Todos os Santos. A maior popularidade do Halloween (o primeiro dia dessa celebração) se deve à coincidência com a data do Samhain.

  1. O porquê das máscaras

Originalmente, os celtas usavam máscaras durante a noite do Samhain para espantar fantasmas. Eles acreditavam que deveriam usar máscaras quando saíssem de casa depois de escurecer no dia 31 de outubro, na esperança de que os fantasmas as confundissem com outros espíritos.

A tradição ficou e hoje compramos fantasias especiais personalizadas para usar em festas de Halloween. Até mesmo no Brasil, o costume vem crescendo em popularidade. Muitos de nós crescemos assistindo a séries e filmes americanos em que se comemora o Halloween e queremos participar dessa celebração. Qual vai ser sua fantasia este ano?

  1. A origem das Jack-o’-lanterns

O Jack-o’-lantern é provavelmente a figura mais popular do Halloween. “Jack-o’-lantern” é como chamamos as abóboras com rostos esculpidos. Mas você sabia que eles nem sempre foram abóboras?

As abóboras que normalmente vemos em filmes são a forma como a tradição foi adaptada aos Estados Unidos. As primeiras Jack-o’-lanterns também eram feitas de nabos, batatas e beterrabas esculpidas. Os irlandeses esculpiam rostos ameaçadores e colocavam uma vela no interior do vegetal, produzindo um efeito assustador. Só quem já viu um campo coberto de Jack-o’-lanterns sabe.

Você deve estar se perguntando: Porque eles fariam isso? Não se tratava apenas de criar uma decoração diferente. Acreditava-se que os Jack-o’-lantern ajudavam a espantar os espíritos que vagavam pelo mundo durante a noite de Halloween. Hoje vemos essa tradição ganhar vida na Irlanda e em outros países de língua inglesa, como os Estados Unidos, a Inglaterra e a Escócia.

  1. Quais as fantasias mais populares?

Números de agências especializadas estimam que os americanos gastaram mais de dez bilhões de dólares no Halloween em 2021, marcando um recorde para o setor.  Desse montante, os consumidores gastaram perto de 3 bilhões em doces e mais de 3 bilhões em fantasias. Isso porque uma festa de Halloween é muito mais interessante quando é à fantasia.

Normalmente pensamos em fantasia de Halloween como máscaras com um tema assustador, uma criatura de terror, como fantasmas e vampiros. Mas você sabe qual tem sido a escolha mais popular?

Dados recentes sugerem uma grande mudança. A escolha mais popular de fantasias entre as crianças nos últimos dez anos tem sido super-heróis, um dado que condiz com os sucessos de filmes populares no mesmo período.

Muitos países, um mesmo idioma

Sabe o que nos une aos países que criaram o Halloween? Nosso amor pelo inglês. Por isso, na hora de estudar o idioma, aprenda com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades de que o mercado precisa.

Matrículas 2024 abertas!