SOFT SKILLS/HUMAN SKILLS: HABILIDADES SOCIO EMOCIONAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

 

Você já deve ter ouvido falar em soft skills/human skills, mas saberia explicar o que são? Essas habilidades vêm ganhando destaque internacional por sua importância para o futuro do trabalho, da educação e da vida em sociedade.

A partir da década de 1990, a discussão sobre a importância de uma educação plena, que considere o ser humano em sua integralidade, ganhou destaque internacional. A ONU declarou a educação como dimensão básica para o avanço na qualidade de vida da população.

Isso ocorreu após pesquisas no âmbito da psicologia positiva comprovarem que alunos que desenvolvem habilidades socioemocionais (as soft skills/human skills) estão mais preparados para lidar com desafios, estabelecer relacionamentos pessoais positivos e tomar boas decisões quando adultos.

Quer entender melhor o papel das soft skills/human skills na educação? O Challenge Centro de Idiomas traz para você quais são as cinco habilidades socioemocionais incluídas no currículo escolar brasileiro e qual a importância delas para a educação de nossas crianças e adolescentes.

O que são soft skills/human skills?

As soft skills/human skills são habilidades interpessoais, emocionais e sociais que se destacam por seu aspecto humano. Elas se opõem às habilidades técnicas ou específicas de uma profissão, estas chamadas de hard skills.

Ao longo das últimas décadas, muitos autores, pesquisadores e profissionais do campo da psicologia têm contribuído para o entendimento das soft skills/human skills, identificando-as como parte fundamental do desenvolvimento profissional e pessoal do indivíduo. Habilidades como empatia, trabalho em equipe, pensamento crítico e adaptabilidade são exemplos de soft skills/human skills.

As soft skills/human skills são muitas vezes traduzidas como “habilidades transferíveis” ou power skills, por sua capacidade de acompanharem o indivíduo ao longo da vida. Neste texto, preferimos a tradução “habilidades socioemocionais” por se referirem ao caráter social e emocional das soft skills/human skills.

Apesar da diferença de nomenclatura entre autores, os termos se referem ao mesmo conjunto de habilidades essenciais à formação integral de um indivíduo.

As soft skills/human skills na BNCC

As habilidades socioemocionais foram oficialmente incluídas na Base Nacional Comum Curricular em 2017 e começaram a ser aplicadas a partir de 2020. Elas agora fazem parte das novas competências gerais da BNCC e norteiam a educação de crianças e adolescentes em todo o país.

A partir da inclusão das habilidades socioemocionais, o currículo escolar passa a integrar as experiências e vivências dos alunos, e o conhecimento passa a ser construído ao longo do processo educacional.

A BNCC dividiu o conjunto de habilidades socioemocionais em cinco núcleos principais. O nome de algumas habilidades pode variar segundo o autor; a BNCC teve como base os trabalhos do pesquisador americano Roger Weissberg, publicados em 2015.

Quer conhecer as cinco habilidades socioemocionais incluídas no currículo brasileiro? Confira a lista a seguir.

1. Autoconhecimento

Desenvolver o autoconhecimento significa aumentar o conhecimento de suas forças e limitações, compreender as próprias emoções e ter maior consciência da influência delas no comportamento em diferentes situações e contextos. Essa habilidade inclui nomear as próprias emoções e desenvolver senso de confiança e propósito.

2. Autogestão

Essa habilidade envolve a capacidade de regular emoções, pensamentos e comportamentos em diferentes situações e contextos. Dentro desse núcleo, a habilidade inclui a regulação de impulsos, a capacidade de adiar recompensas, saber administrar o estresse e guiar a motivação para objetivos pessoais e coletivos.

3. Consciência Social

Ter consciência social envolve a capacidade de compreender a perspectiva do outro, algo que se dá através da empatia. Essa habilidade envolve ter respeito à diversidade, sentir compaixão pelos outros e compreender normas sociais. Além da habilidade de demonstrar empatia, colocando-se no lugar do outro e considerando suas opiniões e perspectivas.

4. Habilidades de Relacionamento

Essa habilidade desenvolve a capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis em ambientes diversos. Em seu núcleo, ela inclui a capacidade de se comunicar objetivamente, solucionar conflitos de forma construtiva, além de adaptar-se a ambientes com diferentes demandas e mostrar liderança em grupos.

5. Tomada de Decisão Responsável

A tomada de decisão envolve a capacidade de fazer escolhas e interações construtivas em diversas situações. Essa habilidade inclui demonstrar curiosidade e manter a mente aberta, coletar dados e informações antes de fazer um julgamento e avaliar as consequências das próprias ações.

Como as habilidades socioemocionais são ensinadas

As soft skills/human skills se caracterizam por poderem ser ensinadas e este aprendizado pode ocorrer em casa, na escola e também na sociedade. Porém, o ensino das habilidades socioemocionais deve acontecer em um ambiente seguro, caracterizado por relacionamentos positivos.

A escola, por excelência, é um espaço para compartilhamento de experiências e aprendizado. Muitas vezes é na escola que o estudante terá oportunidade de receber estímulos adequados ao desenvolvimento destas habilidades.

O currículo escolar aborda as habilidades socioemocionais através de suas dez competências gerais, fazendo com que as soft skills/human skills sejam contempladas em todas as etapas da educação. Algumas competências gerais do currículo, como Conhecimento ou Pensamento Crítico, envolvem o desenvolvimento de diversas inteligências, inclusive a emocional.

O objetivo é oferecer ao aluno uma educação integral. Esse é um compromisso embasado na intenção de promover um aprendizado voltado para as necessidades dos alunos, assim como para as demandas e desafios da vida contemporânea.

Um aprendizado que transforma

Quando bem trabalhadas, as habilidades socioemocionais perpassam a vida do aluno, influenciando experiências em família e sociedade. Os efeitos desse aprendizado se estendem até a vida adulta.

Por isso, na hora de aprender inglês, venha para a escola que há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

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