LIFELONG LEARNING: O APRENDIZADO CONTÍNUO

 

Em meio a novas tecnologias como o 5G, internet das coisas, ChatGPT e blockchain, lemos artigos e matérias que indicam as profissões do futuro e as novas habilidades que o mercado procura. Tudo isso desperta a sensação de que precisamos nos adaptar.

Nós também estamos vivendo mais. A expectativa de vida não para de crescer, o que nos faz pensar sobre viver e trabalhar tantas décadas em um mundo em constante mudança. Em meio a tudo isso, podemos nos sentir inseguros.

O aprendizado contínuo surge, então, como o caminho para nos mantermos relevantes no mercado. A verdade é que crescimento, sucesso e inovação são escolhas que podemos fazer todos os dias.

O Challenge Centro de Idiomas traz para você o que é o aprendizado contínuo, uma prática que pode nos levar a desfrutar ainda mais a vida, e como conquistá-lo através de uma mentalidade de crescimento.

Aprendizado contínuo

Aprendizado ao longo da vida, também chamado de lifelong learning em inglês, é um tema que vem sendo discutido há anos. O termo ganhou destaque depois de o empresário da computação, Bill Gates, afirmar ser um entusiasta do aprendizado contínuo para permanecer em constante desenvolvimento.

Atualmente, falamos sobre aprendizado contínuo devido ao momento de integração de tecnologias que estamos vivendo. Essa revolução tecnológica se caracteriza pela fusão de tecnologias e a eliminação das fronteiras entre o mundo físico e o digital, seja através da internet das coisas ou do ChatGPT.

O impacto desta vez se dá com escala, complexidade e potencial de transformação muito maiores do que outras revoluções do setor. Por isso, estamos experimentando uma mudança tão drástica na maneira como trabalhamos e vivemos.

Não é apenas a tecnologia que está sendo transformada, nossa cultura também.

Atenta às mudanças, a Unesco realizou um estudo sobre o papel da educação no nosso século e constatou que as recentes mudanças tecnológicas podem criar dois grupos diferentes de pessoas: uma minoria capaz de integrar-se e tirar vantagem desse novo mundo em formação e uma maioria sem condições de desfrutar as oportunidades que serão criadas.

Na visão da Unesco, o aprendizado contínuo desempenha um papel vital para sanar essa divisão e criar uma coesão social mais forte. Outro relatório, do Fórum Econômico Mundial, também reconhece o aprendizado contínuo como uma das habilidades mais demandadas globalmente na presente década.

Abraçar o aprendizado contínuo é aceitar que não há idade certa para aprendermos algo. O melhor momento para buscar o próprio desenvolvimento é o presente. Mas esse aprendizado só se concretiza quando desenvolvemos uma mentalidade de crescimento.

Mentalidade fixa x Mentalidade de crescimento

Os conceitos de mentalidade fixa (fixed mindset) e de crescimento (growth mindset) foram desenvolvidos pela psicóloga norte-americana Carol Dweck, autora do livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” (2017). Enquanto a mentalidade fixa se baseia na crença de que nossas habilidades não podem ser desenvolvidas ao longo do tempo, a mentalidade de crescimento defende o exato oposto.

As pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que suas habilidades e traços pessoais são estáticos e não podem ser alterados significativamente com o tempo. Elas veem suas características como inatas e não suscetíveis a mudanças.

Essa mentalidade fixa é caracterizada por várias crenças e atitudes negativas como resistência a criticas, comparações com outras pessoas e decisões que levam o indivíduo a evitar sair da zona de conforto em vez de buscar seu crescimento pessoal.

Pessoas com uma mentalidade fixa muitas vezes veem seus erros como uma indicação de falta de habilidade, em vez de como uma oportunidade de aprendizado. Isso pode levar o profissional a buscar por tarefas mais fáceis e evitar desafios.

Muitas pessoas podem ter uma mentalidade fixa em certas áreas de suas vidas e uma mentalidade de crescimento em outras. Mas essa mentalidade fixa não é uma característica permanente e pode ser modificada ao longo do tempo através da autoconsciência, do esforço e da prática.

Desenvolvendo uma mentalidade de crescimento

Uma mentalidade de crescimento envolve crer na capacidade de desenvolvimento do indivíduo. Pessoas com essa mentalidade apresentam características positivas, tendem a obter mais sucesso em sua vida profissional e são mais felizes.

Abaixo listamos alguns passos para desenvolver essa mentalidade:

  1. Abrace os desafios

As pessoas com uma mentalidade de crescimento acreditam que podem melhorar em áreas onde atualmente não são fortes. Eles veem desafios como oportunidades de aprendizado e entendem que o erro é uma parte natural do processo de crescimento e por isso são mais propensas a superar obstáculos e adversidades.

  1. Aprenda com as críticas

Pessoas com uma mentalidade de crescimento valorizam o esforço contínuo e entendem que trabalho e dedicação são fundamentais na busca do sucesso. Quem tem esse mindset geralmente é mais aberto a críticas e vê o feedback como uma maneira de reavaliar e aprimorar as próprias habilidades.

  1. Busque o aprendizado contínuo

A busca pelo aprendizado contínuo é uma característica importante da mentalidade de crescimento. As pessoas com essa mentalidade estão sempre dispostas a adquirir novos conhecimentos e a melhorar suas habilidades ao longo do tempo.

Aprender para viver melhor

O aprendizado contínuo nos leva a aprender para desfrutar de uma vida melhor. Aprender inglês abre portas para um mundo de oportunidades acadêmicas, profissionais e pessoais.

Só o Challenge Centro de Idiomas te possibilita aprender inglês em aulas que combinam comunicação e gramática, enquanto desenvolve as habilidades humanas para o mundo atual.

Venha para o Challenge! Matricule-se hoje mesmo em nossa plataforma online: Going Global.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.