DESMISTIFICANDO 5 CRENÇAS SOBRE APRENDER INGLÊS

 

Você já teve a sensação que aprender um novo idioma era muito difícil? Ou já pensou que talvez tivesse passado da melhor hora de começar a estudar?

Em momentos como esse, devemos ouvir aquela voz interior que se mantém positiva e confiante, isso porque muitas dessas crenças podem estar erradas.

O Challenge Centro de Idiomas traz para você 5 mitos sobre o aprendizado da Língua Inglesa e como você pode superar essas barreiras entre você e o seu sucesso.

1) “Inglês não é para mim!”

Essa é uma crença que, muitas vezes, surge de experiências negativas ao aprender o idioma no passado. Por exemplo, se você tinha dificuldade em aprender inglês na escola, pode acabar assumindo que inglês não é para você.

A verdade é que qualquer pessoa pode aprender inglês. Aprendemos um idioma através da prática e do ensino consistente, fortalecidos pela comunicação e por um ambiente que gera bem-estar.

2) “Existe uma idade certa para aprender inglês”

É comum ouvirmos frases como “meu filho é muito novo para aprender inglês”. No entanto, quando se trata do aprendizado das crianças, sabemos que quanto mais cedo elas começarem a aprender, mais cedo começam a falar o idioma de forma natural.

Da mesma forma, ouvimos “já passei da idade para começar a estudar inglês”. Pessoas acima dos 40 anos podem pensar que está tarde para aprender ou que até podem aprender um pouco da língua, mas não vão conseguir falar tão bem quanto os mais jovens falam. Na verdade, a idade não é um impedimento para aprender inglês, uma vez que nosso cérebro é incrivelmente adaptável em todas as fases da vida. Essa neuroplasticidade nos permite aprender algo novo em idades diferentes, além de ser comprovadamente saudável para o cérebro.

O segredo está em aproveitar as vantagens da sua idade. Enquanto os mais jovens têm facilidade em absorver informações, adultos acima dos 40 anos têm mais experiência de vida, o que pode ajudá-los na hora de aprender.

3) “Não tenho tempo para estudar”

A falta de tempo é um motivo comum para postergar o aprendizado de inglês. Muitas pessoas acreditam que sua rotina ocupada não permite dedicar seu tempo a aprender algo novo e preferem deixar para mais tarde…

Na realidade, a melhor hora para começar é agora. Dedicar entre 2 e 3 horas por semana para aprender inglês é investir em você mesmo e em seu futuro.

Outros podem pensar, “vou demorar muito tempo para aprender”, enquanto o progresso de cada aluno, na verdade, se dá em seu próprio tempo. É importante reconhecer que o aprendizado é um processo e que vamos progredindo uma etapa por vez. Ao estudar, defina metas alcançáveis e não se esqueça de celebrar cada conquista. 

4) “Não preciso estudar inglês porque sei me virar”

Alguns acreditam que até conseguem se comunicar bem em inglês nas suas necessidades diárias e por isso não precisariam estudar o idioma. A verdade é que dominar o inglês sempre será um diferencial.

Alguém que apenas “sabe se virar” não consegue expressar suas ideias de forma precisa e muitas vezes recorre a gestos por falta de vocabulário ou tem uma comunicação travada por falta de conhecimento das estruturas da língua.

Alguém que domina o inglês, por outro lado, é capaz de se comunicar com desenvoltura e compreender situações complexas. Ao responder o e-mail de um fornecedor, por exemplo, conseguirá dar o tom que deseja à sua resposta. É o tipo de profissional que obtém destaque em seu trabalho ou sua vida acadêmica.

A prática e a fluência no idioma abrem portas para novas oportunidades, conexões e experiências enriquecedoras. Desde uma viagem com a família até a entrevista de emprego para um cargo superior, dominar o inglês pode fazer toda a diferença.

5) “Posso aprender inglês só com filmes, séries e aplicativos”

As séries, filmes e aplicativos podem nos expor ao idioma e a situações diferentes das que vivenciamos, no entanto, não podemos dizer que alguém aprende inglês de verdade dessa forma.

Assistir séries pode ser uma forma divertida de manter contato informal com a língua, além de trazer algumas palavras novas de vez em quando, o que pode enriquecer nosso vocabulário. No entanto, séries e aplicativos não conseguem oferecer mais do que isso.

Aprendemos através de um curso com professores qualificados, através de uma escola que oferece estrutura, correção e feedback essenciais para seu aprendizado, assim como a possibilidade de se comunicar com pessoas reais e trabalhar em suas habilidades interpessoais.

Seu Sucesso no Aprendizado de Inglês

Depois de tantos mitos, vamos aos fatos: a melhor forma de aprender inglês é com uma escola que há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.