VENCENDO A PROCRASTINAÇÃO

 

No trabalho, estabelecemos grandes metas; na vida pessoal, fazemos grandes planos, mas nem sempre concluímos tudo o que começamos. Muitas vezes deixamos uma tarefa para mais tarde e ela termina sem conclusão. A isso chamamos de procrastinação, um dos principais problemas dos nossos dias.

Geralmente pensamos que a procrastinação está relacionada à falta de motivação ou de autodisciplina. No entanto, novos estudos no campo da neurociência apontam que a procrastinação pode ter raízes biológicas.

O Challenge Centro de Idiomas traz para você as novidades da neurociência sobre procrastinação e cinco formas como podemos vencê-la.

As causas biológicas

Antes de falarmos sobre procrastinação em si, precisamos entender duas áreas do nosso cérebro: o sistema límbico e o córtex pré-frontal.

O sistema límbico é a parte emocional do nosso cérebro. Ele é mais impulsivo e propenso a buscar recompensas imediatas, mesmo quando isso entra em conflito com nossos objetivos de longo prazo.

O córtex pré-frontal, por outro lado, é a parte lógica e analítica do cérebro, o responsável pelo nosso autocontrole e tomada de decisões. É ele que mantém nossos impulsos sob controle e compreende a importância de adiar recompensas para criar um futuro melhor.

A nova hipótese estudada pela neurociência investiga a procrastinação como o resultado do conflito entre essas duas áreas do cérebro. Numa perspectiva evolutiva, o córtex pré-frontal é uma parte mais nova e menos desenvolvida do cérebro em comparação com o sistema límbico. Como resultado, o córtex pré-frontal é “mais fraco” do que o sistema límbico.

Ou seja, quando nos deparamos com uma tarefa mais árdua ou complexa, nosso sistema límbico entra em ação e começa a se sobrepor ao córtex pré-frontal. É por isso que, apesar de nossas boas intenções e metas de longo prazo, acabamos cedendo à procrastinação mais do que gostaríamos.

Como vencer a procrastinação

Mas, se a procrastinação parte de uma causa biológica, isso significa que não há solução e estamos condenados a sempre procrastinar? Há uma série de práticas e bons hábitos que podem ser adquiridos para resistir à procrastinação.

  1. Comece pelo mais difícil

À medida que o dia avança, ficamos mais cansados e nosso cérebro começa a ter piores resultados em termos de foco. Nossa energia começa a se esgotar, a fadiga entra em ação e processamos as informações de modo mais lento. Nossa tomada de decisão fica prejudicada.

Por isso, a melhor forma de lidar com uma tarefa difícil é realizá-la primeiro. É mais difícil procrastinar próximo ao início do dia, quando nosso cérebro está descansado e mais ágil para tomar decisões.

  1. Divida suas tarefas

Quanto mais fácil percebermos uma tarefa, menos o sistema límbico protestará contra ela. O segredo para vencer a procrastinação está em dividir um projeto grande em várias tarefas menores de forma que seja mais fácil lidar com ele.

Dessa forma, em vez de ter a sensação de que está sempre interrompendo o mesmo projeto, seu cérebro reconhece que está concluindo tarefas todos os dias e faz com que você se sinta mais produtivo.

  1. Reduza as distrações

Produzir resultados é desafiador e pode consumir muito de nossa energia. Até mesmo trabalhar em nossas metas pessoais é menos estimulante do que a maioria das distrações que nos cercam. Buscamos distrações como uma forma de escapar, mesmo que momentaneamente, de todo esse esforço.

Remover distrações, como notificações desnecessárias, pode parecer uma sugestão óbvia a quem quer se afastar da procrastinação, mas é bem mais difícil de ser seguida. Soma-se a isso o fato de muitas de nossas distrações atuais serem propositadamente projetadas para interagir com nossas vias de recompensa, especialmente o sistema de dopamina no nosso cérebro, o que torna essas distrações ainda mais viciantes.

  1. Cuidado com o sono

Quando estamos cansados, o sistema límbico assume o controle do nosso processo de tomada de decisão. Como resultado, nossa produtividade cai, ficamos mais distraídos e tendemos a buscar por algo que nos entretenha.

Hábitos simples como dormir de sete a oito horas por noite ou fazer exercício físico pelo menos quatro vezes por semana são vitais para a saúde do cérebro. Quando priorizamos a saúde, ajudamos o córtex pré-frontal a manter o controle do processo de tomada de decisão.

  1. Conecte-se a objetivos maiores

Nós nos sentimos mais motivados a combater a procrastinação quando compreendemos que o que fazemos é importante para nosso futuro. Fazemos um esforço maior para vencer o sistema límbico quando acreditamos que nossas metas se traduzem em algo concreto e significativo.

Aprender algo novo, matricular-se em um curso, conhecer novos horizontes pode dar um rumo novo a sua vida. Pergunte-se aonde quer chegar em sua vida e comece a traçar novos planos.

Não procrastine o seu futuro

Aprender é investir no próprio futuro. Aprender inglês é dar o passo decisivo para o sucesso que você deseja conquistar.

Venha aprender inglês com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.