OS 3 CAMINHOS PARA O BEM-ESTAR

Todos desejam uma vida confortável. Vivemos cercados pelas facilidades da tecnologia e, ainda assim, os índices de depressão e ansiedade nunca foram tão altos. Sabendo que desejamos viver bem, fica a pergunta: qual o segredo para alcançar o bem-estar?

Uma resposta surge com Martin Seligman, pesquisador pioneiro no campo da psicologia positiva. Em seus anos de pesquisas acadêmicas, ele identificou cinco elementos que buscamos por contribuírem para nosso bem-estar, o que ele chamou de PERMA (acrônimo em inglês para Emoções Positivas, Engajamento, Relações Positivas, Significado e Conquistas).

Dentro do modelo PERMA de Seligman, o Challenge traz para você três caminhos para alcançar o bem-estar: o que a psicologia positiva chama de engajamento, passando pelo estado de flow até consolidarmos relações positivas.

  1. Engajamento

O engajamento é essencial em nossa busca por felicidade e bem-estar porque oferece um profundo senso de preenchimento. Martin Seligman ressalta a importância de nos engajarmos em atividades que cativam nossa atenção por nos levarem a uma maior sensação de satisfação e crescimento pessoal.

O termo “engajamento” na psicologia positiva refere-se à experiência de estar totalmente absorvido e profundamente envolvido em atividades que nos desafiam e inspiram. Podemos cultivar o engajamento em vários aspectos de nossa vida, como quando nos envolvemos em atividades que promovem nosso crescimento pessoal. Seja através de hobbies ou até mesmo de tarefas cotidianas, a busca contínua de novos conhecimentos, habilidades e experiências é o responsável por ampliar nossos horizontes e manter nossa mente engajada.

Quando estamos engajados, perdemos a noção do tempo e temos uma sensação de foco. Nesses momentos de engajamento nos encontramos totalmente imersos no presente e podemos experimentar o estado de concentração chamado flow.

  1. O estado do flow

Ao buscar atividades que cativem nossa atenção e desafiem nossas habilidades, podemos experimentar o estado de flow. Como descrito por Mihaly Csikszentmihalyi, criador do conceito, o estado de flow é a capacidade do indivíduo de imergir completamente no momento presente. Uma sensação de que o tempo parece parar e o melhor de nós parece surgir.

Em estado de flow, experimentamos uma enorme satisfação, realizamos atividades com maior fluidez e apresentamos melhores resultados. Isso se deve ao fato de corpo e mente estarem integrados, o que nos garante maior foco na atividade que estamos realizando.

Mas como saber se atingimos realmente o estado de flow? Algumas das principais características do flow incluem:

  1. Metas claras: tarefas envolventes têm objetivos claros e proporcionam um senso de direção e propósito. Elas oferecem uma sensação de progresso e desafio que nos mantém engajados.
  2. Feedback: receber feedback imediato faz com que ajustemos nossas ações e permaneçamos mais envolvidos na atividade que estamos realizando.
  3. Equilíbrio de expectativas: quando o desafio é muito pequeno, podemos ficar entediados, mas se um desafio é excessivo, ele pode causar ansiedade. Por isso, a importância de criar equilíbrio entre habilidade e desafio. Encontrar o ponto ideal em que nossas habilidades são testadas, mas não sobrecarregadas, é crucial para atingir o flow.
  4. Permitir-se levar: o estado de flow envolve uma sensação de estar totalmente absorvido no momento presente. Como em uma imersão total, o tempo parece passar voando à medida que nos perdemos na atividade, com um senso elevado de foco e concentração.

 

  1. Relacionamentos positivos

Estabelecer conexões significativas contribui para nossa felicidade e bem-estar. Construir e cultivar relacionamentos positivos com amigos e colegas nos proporciona um senso de pertencimento muito importante para o engajamento.

Em momentos desafiadores, ter uma forte rede de apoio pode proporcionar conforto e compreensão. Compartilhar nossas alegrias e tristezas com pessoas queridas nos ajuda a enfrentar os altos e baixos da vida. Daí a importância de criar conexões com outras pessoas. Quando desenvolvemos um senso de pertencimento a um grupo ou comunidade, isso nos ajuda a nos sentirmos valorizados e a criar um senso de propósito e identidade.

Relacionamentos significativos trazem alegria para nossas vidas. O envolvimento em interações positivas e experiências compartilhadas com pessoas queridas aumenta nosso bem-estar geral e proporciona uma fonte de satisfação. Práticas como a escuta ativa, ou seja, demonstrar interesse genuíno ao ouvir o outro, é uma forma de promover relacionamentos positivos.

Relacionamentos também oferecem oportunidades de crescimento pessoal e reflexão. Por meio de interações com outras pessoas, adquirimos novas perspectivas, aprendemos sobre nós mesmos e desenvolvemos importantes habilidades humanas, como empatia, comunicação e resolução de conflitos. Cultivando uma comunicação eficaz, transmitimos confiança e temos como resultado a compreensão.

Por fim, priorizar o tempo de qualidade com as pessoas próximas e dar-lhes atenção são formas simples de reforçar conexões significativas e duradouras em nossas vidas.

Engajado com o seu futuro

O Challenge é uma escola que promove bem-estar, investe em relações positivas e incentiva seus alunos a desenvolverem seus talentos.

Nossas aulas combinam comunicação e gramática para nossos alunos aprenderem inglês enquanto se desenvolvem para o futuro. Venha aprender inglês com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida!

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.