INGLÊS PARA IR ALÉM

 

 


A internet é hoje nossa principal ferramenta para nos conectarmos com o mundo e expandirmos nossas oportunidades. Nesse contexto, o inglês surge como a porta de entrada para esse mundo conectado. Reconhecendo essa realidade, adolescentes de todo o mundo buscam ativamente o domínio do idioma.

Com o avanço da tecnologia e o fácil acesso a recursos online, os jovens têm inúmeras opções para entrar em contato com o inglês. A vasta quantidade de conteúdo disponível em inglês (filmes, séries, músicas e podcasts) permite que eles mergulhem na língua e construam um futuro bilíngue.

O Challenge Centro de Idiomas traz para você como jovens brasileiros vêm utilizando o inglês e por que eles deveriam ir além, buscando o domínio da língua.

Inglês nos dias de hoje

Os adolescentes de hoje estão engajados e determinados a vivenciar o inglês. Eles utilizam uma variedade de recursos, da comunicação online a cursos formais para desenvolver suas habilidades linguísticas. Isso ocorre porque eles sabem que essa dedicação ao inglês criará novas oportunidades, preparando-os para um futuro global.

Às vezes parece que eles têm uma facilidade muito maior de aprendizado por serem mais jovens. É verdade que os adolescentes contam com o fator biológico, mas essa é apenas uma parte da equação. A principal vantagem dos jovens quando o assunto é aprender inglês está em sua constante conexão com um mundo que fala a língua.

Seja através de músicas ou de redes sociais, adolescentes do mundo inteiro têm contato diário com o inglês. A seguir, listamos os três principais meios de contato dos adolescentes com a língua inglesa.

  1. O uso de redes sociais

Através das redes sociais, adolescentes comunicam-se uns com os outros e também com páginas do mundo inteiro sobre os mais variados assuntos, desde entretenimento a centrais de notícias. Plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok permitem que os jovens se conectem com o mundo e compartilhem suas experiências.

Escrever legenda em inglês para uma foto, interagir com conteúdo ou deixar um comentário em inglês são formas recorrentes com que adolescentes utilizam a língua inglesa nas redes sociais.

  1. Acesso de conteúdo em inglês

Com a expansão da internet, temos fácil acesso a uma variedade de conteúdos em inglês. Assim, os adolescentes assistem a filmes, séries e vídeos no YouTube, ouvem músicas e podcasts em inglês. Os fãs de videogame constantemente aprendem novas palavras com o vocabulário dos jogos.

Esse tipo de imersão pode ajudá-los a aumentar o vocabulário, aprimorar a compreensão auditiva (sua habilidade de listening), familiarizar-se com sotaques e expressões nativas, assim como treinar a pronúncia correta das palavras em inglês.

  1. Viagens

Uma forma recorrente, ainda que não diária, dos adolescentes terem contato com o inglês é por meio das viagens. Viajar para o exterior é uma excelente oportunidade de vivenciar o inglês.

Ao participar de programas de intercâmbio, por exemplo, os jovens podem praticar suas habilidades de fala (speaking) e escuta (listening) em situações cotidianas, testar seu inglês em contextos reais, superar barreiras e desenvolver confiança na comunicação em sua segunda língua.

Inglês para ir além

Aprender inglês abre portas, mas as grandes oportunidades estão para quem decide dar o próximo passo: o inglês avançado. Gostaria de saber como adolescentes podem ir além do esperado e se destacar ao dominar o idioma? Acompanhe as sugestões que a equipe do Challenge separou para você.

  1. Amplie suas oportunidades acadêmicas

O inglês é amplamente considerado o idioma internacional da educação. Ter inglês em nível avançado pode abrir um leque de oportunidades acadêmicas e permitir ao jovem se candidatar a bolsas de estudo em universidades estrangeiras.

Até mesmo países que não têm o inglês como língua oficial oferecem cursos com disciplinas em língua inglesa, como na França e na Alemanha. Dominar o inglês fortalece perspectivas acadêmicas e pode levar jovens brasileiros a programas de pós-graduação no exterior.

  1. Acesse novos recursos

Aprender inglês permite que os jovens acessem uma quantidade imensa de recursos e conhecimentos disponíveis no idioma. Eles podem explorar livros, artigos científicos, pesquisas, revistas e sites em inglês, obtendo uma gama maior de informações e perspectivas sobre diversos assuntos.

Essa exposição ao conhecimento em inglês torna-os mais informados em suas áreas de interesse, além de estarem mais bem preparados para enfrentar desafios acadêmicos e profissionais no futuro.

  1. Vá além do que todos fazem

Além dos filmes e séries que todos assistem, o domínio do inglês permite que os jovens busquem entrevistas e palestras em inglês. O adolescente pode partir de um ponto de interesse pessoal e ter contato com um vocabulário especifico e com o uso real da língua fora de roteiros planejados.

Inglês rumo a novos horizontes

O inglês pode transformar sua vida se estiver disposto a ir além. O domínio do inglês abre portas para um mundo de oportunidades acadêmicas, profissionais e pessoais.

Só o Challenge Centro de Idiomas te possibilita aprender inglês em aulas que combinam comunicação e gramática, enquanto desenvolve as habilidades humanas para o mundo atual.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.