GERAÇÃO CANGURU: PAIS E FILHOS

 


O que leva filhos adultos a morar com os pais? A geração de filhos que buscavam independência deu lugar a outra que busca conforto na casa dos pais. No Brasil de hoje, um a cada quatro jovens entre 25 e 34 anos vive com os pais.

Segundo dados do IBGE, o número de jovens que ainda vivem na casa dos pais aumentou muito nos últimos dez anos. Mas o fenômeno não é apenas nacional. O centro de pesquisas Pew Research Center avalia que a proporção de americanos entre 18 e 29 anos que moram com os pais aumentou desde a pandemia.

A avaliação dos especialistas é que a geração canguru veio para ficar. À medida que os rumos da economia mundial parecem cada vez mais incertos, o número de jovens adultos que moram com os pais tende a aumentar.

O Challenge Centro de Idiomas traz para você as origens desse fenômeno e os três principais motivos que levam os jovens a escolher esse estilo de vida.

O que é a Geração Canguru?

Assim como o filhote de canguru fica na bolsa da mãe em sua fase de crescimento, uma nova geração de jovens vem buscando a segurança da casa dos pais durante os primeiros anos da vida adulta. Apelidada de geração canguru, o número de jovens que aderem a esse estilo de vida aumentou mais de 100% entre 2012 e 2022 conforme apontam dados de uma pesquisa do IBOPE.

A principal razão para esse crescimento é que mais e mais jovens continuaram seus estudos a partir dos 20 anos de idade. Nessa etapa da vida, ainda é muito difícil conseguir se sustentar de forma independente. Muitos trabalhos não oferecem uma renda fixa, tornando o futuro mais incerto.

Se por um lado morar com os pais facilita a vida dos jovens, principalmente quando os pais assumem as despesas da casa; por outro, os pais gostam de ter os filhos por perto, sentem-se mais seguros e apreciam a companhia.

Mas nem todos os pais querem reter os filhos em casa para sempre. A intenção de parte significativa dos pais é que os filhos deixem a casa deles para morar no exterior, onde terão maior qualidade de vida. Enquanto estudam, aprofundam-se no domínio do inglês e fazem os preparativos para a viagem, esses jovens contam com a ajuda dos pais.

Além dessa proximidade com os pais, o que leva os jovens a seguir morando com eles? Descubra a seguir os três principais motivos do aumento da geração canguru.

  1. Investir nos estudos

Um dos principais motivos para jovens ainda viverem com os pais é investir na vida de estudos. O número de jovens que conquista um diploma cresceu muito na última década e com ele os índices de jovens adultos que trocam o aluguel de um apartamento próximo à faculdade pelo conforto da casa dos pais.

Mesmo aqueles que já terminaram a graduação por vezes iniciam um segundo curso ou buscam um mestrado como forma de diferenciar seu currículo. Para poder dedicar tantos anos ao estudo, os jovens adiam muitos planos, como se casar ou ter filhos, preferindo a companhia dos pais durante esse período de aprendizado.

A criação de um currículo vasto pode ser o passo definitivo para assumir vagas em cargos mais alto no mercado. O domínio do inglês surge como um grande diferencial no currículo de profissionais de diversas áreas, permitindo uma vantagem na entrevista de emprego.

  1. Economizar para viagens

Viajar ao exterior é o sonho de grande parte dos jovens brasileiros. Mas o preço das passagens muitas vezes faz com que tenham que escolher entre o aluguel de um imóvel ou a tão sonhada viagem. Universitários e jovens formados, cada vez mais, têm preferido adiar a entrada no imóvel próprio e direcionar suas economias para as viagens.

Orlando e Miami são os destinos preferidos dos brasileiros no exterior. Entre os pontos mais frequentados estão os parques temáticos, as praias paradisíacas e os centros comerciais que hospedam grandes marcas internacionais, o local ideal para quem ama compras. Outros sonham com Nova York, seus arranha-céus e a Estátua da Liberdade. Para os brasileiros, assistir a um espetáculo da Broadway é uma experiência imperdível.

Do outro lado do Atlântico, Londres também atrai os olhares dos jovens brasileiros. Os museus, parques, castelos e monumentos britânicos estão na lista de desejos de muitos jovens. Esse é o destino ideal para quem gosta de cultura e história.

Seja qual for o país de escolha, o domínio de inglês é indispensável. Falar a língua que o mundo fala permite aos jovens comunicar-se com pessoas diferentes nas mais diversas situações, do aeroporto à recepção do hotel. Comunicar-se com as pessoas do local, poder fazer as próprias escolhas com autonomia e compreender o que os nativos estão falando é o que torna sua viagem uma experiência única e inesquecível.

  1. Planejar um futuro no exterior

Dentre os jovens brasileiros, muitos sonham com programa de intercâmbio universitário ou em fazer uma pós-graduação no exterior. Após a experiência em outros países, nada melhor do que voltar para a casa dos pais enquanto se preparam para os próximos passos na carreira.

Além da experiência de estudar em outro país e ter contato com outras culturas e modos de pensar, estudar no exterior pode oferecer muitas vantagens para a carreira acadêmica. Quem investe nos estudos precisa estar preparado para aulas em outras línguas. O domínio de inglês é essencial para o seu desenvolvimento acadêmico.

Por fim, encontramos também os jovens que sonham em morar no exterior. Muitos vivem com os pais enquanto economizam e buscam regularizar sua situação para emigrar. Países como o Canadá buscam por profissionais qualificados e com domínio de inglês, sendo profissionais das áreas de engenharia e finanças os mais procurados. A Irlanda, por outro lado, busca profissionais qualificados em tecnologia, além de facilitar o visto de estudo e trabalho para brasileiros.

Uma ponte para o seu futuro

Se morar no exterior ou fazer aquela viagem dos sonhos é o seu objetivo, você precisa conhecer o Challenge! Venha aprender inglês com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.