HIPERCONECTADOS: AS CRIANÇAS E O EXCESSO DE TELAS


Os smartphones se tornaram indispensáveis para nossa vida e chegamos ao ponto de nos sentirmos mal se não estamos com eles por perto. O celular se tornou nossa conexão com um mundo hiperconectado.

Mas a situação é especialmente preocupante quando falamos das crianças e o uso de telas. Dados do crescimento do número de problemas de sono e de casos de ansiedade entre crianças e adolescentes preocupam pais e educadores. Segundo pesquisa divulgada pela faculdade de medicina da USP, uma em cada quatro crianças e adolescentes apresenta sintomas de ansiedade.

O Challenge Centro de Idiomas traz para você três estratégias para ajudar com a ansiedade nessa faixa etária.

Crianças e smartphones

Falar sobre crianças e o uso de telas é sempre um tema delicado. Por mais que os smartphones façam parte de nosso dia a dia, pesquisadores nas áreas de psicologia e neurociência recomendam limitar o uso de telas para crianças.

O alerta pela redução do uso de telas vem principalmente em relação ao desenvolvimento infantil. A dependência de smartphones em criança, principalmente antes dos 12 anos, pode se manifestar muito mais fácil do que normalmente imaginamos. O uso de telas propicia um prazer imediato através de uma ferramenta de fácil acesso.

O problema é que uma criança que passa muito tempo diante de telas muitas vezes deixa de brincar como outras crianças e não interage em atividades importantes para o seu desenvolvimento motor. O excesso de telas está criando uma geração de crianças acostumadas a serem menos ativas que se relacionam mais com telas do que pessoas. 

O que podemos fazer?

Dentro do campo da psicologia positiva encontramos três alternativas que podem reduzir a ansiedade em crianças e adolescentes.

  1. Cultivo de emoções positivas

Emoções positivas são fundamentais para o bem-estar emocional e a redução da ansiedade. Quando incentivamos as crianças a experimentarem emoções positivas, como alegria, gratidão e otimismo, conseguimos ajudá-las a desenvolver uma perspectiva mais equilibrada diante dos desafios que a ansiedade pode trazer.

Uma forma de cultivar emoções positivas é encorajar as crianças a expressarem gratidão pelas coisas boas em suas vidas. Essa atividade pode ajudá-las a focar nos aspectos positivos, mesmo em momentos ansiosos. Além disso, incentivar as crianças a se envolverem em atividades significativas, como brincadeiras, hobbies, momentos de conexão com amigos e familiares pode ajudar a reduzir o foco na ansiedade e a proporcionar uma sensação de bem-estar.

Vale lembrar que cultivar emoções positivas não significa ignorar emoções negativas. É importante que a criança saiba reconhecer emoções positivas e negativas, como forma de desenvolver recursos emocionais que auxiliem as crianças a lidar com a ansiedade de forma equilibrada e saudável e conseguir adaptar-se a diferentes situações que irão vivenciar.

  1. Cultivo dos pontos fortes

Todos possuímos características positivas da nossa personalidade que afetam como pensamos, sentimos e nos comportamos. A esses traços a psicologia positiva chama de forças de caráter, entre elas identificamos criatividade, generosidade e liderança.

 Com as crianças, podemos trabalhar as forças de caráter para ajudá-las a lidar com situações desafiadoras, inclusive a ansiedade. Identificar e cultivar as forças de caráter promove o desenvolvimento saudável e seu bem-estar emocional. Elas podem ser trabalhadas através de atividades, jogos, exercícios ou até mesmo a contação de histórias que destacam as forças de caráter e sua aplicação na superação da ansiedade.

Por exemplo, se uma criança demonstra ser criativa, pode-se incentivar a reflexão sobre momentos em que ela exerceu de maneira adequada sua criatividade. Durante a atividade, ajudamos a criança a perceber que já possui essa força e acrescentamos como ela pode utilizar sua criatividade para lidar com a ansiedade.

  1. Cultivo da autorregulação

Chamamos de autorregulação emocional a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções de forma saudável. Essa é uma habilidade essencial para se trabalhar com crianças, pois as permite identificar suas emoções de maneira equilibrada e lidar com a ansiedade.

O mindfulness (atenção plena) é uma técnica que envolve prestar atenção intencionalmente no momento presente. Ensinar as crianças a praticar a atenção plena pode ajudá-las a desenvolver uma maior consciência de suas emoções e pensamentos, combatendo assim a ansiedade.

Outra alternativa é ensinar às crianças diferentes exercícios de relaxamento, como a respiração profunda. Essa é uma estratégia simples, mas eficaz, para acalmar o sistema nervoso e reduzir a ansiedade. Ensinando as crianças a prestar atenção em sua respiração enquanto respiraram de forma lenta e controlada, fazemos com que elas aprendam a regular suas emoções e a acalmarem-se em momentos de ansiedade.

Aprendemos com pessoas

Em um mundo cheio de telas, o ensino verdadeiro se dá através de pessoas.

Venha aprender inglês com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida. Uma escola preocupada com o desenvolvimento das forças de caráter e o bem-estar de cada aluno.

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