A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

As crianças no mundo de hoje se encontram em um estado preocupante. Dados recentes revelam uma realidade alarmante: doenças mentais afetam uma em cada cinco crianças, somando-se ao aumento de 43% no TDAH e 37% nas taxas de depressão entre crianças e adolescentes.

Psicólogos e educadores observam um cenário em que pais vivem quase que numa situação de submissão aos filhos: realidades familiares em que a criança come o que deseja, dorme na hora que deseja, em resumo, em que a criança desconhece limites.

Preocupados com nossos alunos e suas famílias, o Challenge apresenta uma visão detalhada do problema, mas também possíveis soluções apontadas por psicólogos e especialistas e selecionadas pela nossa equipe.

O que está acontecendo?

A maior parte dos lares vive uma realidade em que as crianças estão sendo superestimuladas através de telas de celulares, tablets e televisões. Sabemos que nossos cérebros não foram feitos para esse excesso de estímulo, mas quando estamos com as crianças não resistimos a ligar a televisão ou mostrar um vídeo no celular. Chegamos ao ponto de privar as crianças da sensação de tédio.

Em paralelo, vemos que as crianças também estão sendo privadas de conceitos associados a uma infância saudável, como pais disponíveis, responsabilidades e limites claramente definidos, além de uma nutrição e sono adequados.

Muitas vezes somos levados pela última notificação do celular e nos tornamos distraídos, acabamos cedendo às vontades dos filhos e os mantemos comportados com gratificações instantâneas.

Educadores e profissionais da saúde concordam que esses problemas que afetam nossos jovens são graves e trazem suas contribuições para pensarmos como trabalhar para uma solução.

O que podemos fazer?

Dada a gravidade do cenário atual, psiquiatras como a Dra. Ana Beatriz Barbosa e educadores como o professor Mário Sérgio Cortella somam vozes para abordar possíveis soluções. Há o alerta de que, se quisermos que crianças e adolescentes sejam pessoas felizes e saudáveis, temos que retomar alguns princípios antigos, raramente aplicados na educação dos filhos.

1) Defina limites

Todos sabemos que os pais devem impor limites, mas colocar isso em prática sempre se prova difícil. Uma forma de impor limites à criança é manter a autoridade na fala e lembrar-se sempre de que os pais são os capitães do navio e os filhos se sentem seguros sob o seu comando.

2) Ofereça um estilo de vida equilibrado

Ofereça aos filhos aquilo que eles precisam, não apenas o que querem: dormir cedo em vez de assistir televisão, comer algo nutritivo em vez daquele delivery… Nessas horas é importante saber ser firme e não ceder aos apelos da criança. Com o tempo, ela irá se acostumar e compreender as razões das decisões dos pais.

3) Cuide da saúde

A família é responsável por cuidar da saúde dos filhos. Por isso, forneça alimentos nutritivos e mantenha uma rotina de sono consistente. Soma-se a isso atividades em família como um passeio ao ar livre no fim de semana ou ter um jantar em família sem celulares à mesa.

4) Dê tarefas adequadas às crianças

Uma dificuldade comum em várias famílias é delegar atividades aos filhos, principalmente considerando qual atividade é mais apropriada. Comece por atividades simples, nada que possa cansar ou exigir muito tempo: desde dobrar a roupa e guardar no armário até recolher os brinquedos da sala.

5) Evite a tecnologia

Muitas vezes nos acostumamos a usar a tecnologia para distrair as crianças, mas a verdade é que elas não precisam estar sempre entretidas. O uso constante da tecnologia acaba privando as crianças de um tempo longe de telas necessário para despertar a criatividade dos pequenos e deixá-la fluir.

A união entre pais e escola

Pai e mãe são uma referência constante na vida de uma criança. Ensinamos responsabilidade por meio de exemplos, desde arrumar a mochila com os filhos até revisar o tema de casa. São pequenos gestos como esses que ajudam a moldar o caráter da criança.

Os pais são o primeiro modelo de todos os valores para os filhos e o tipo de relação que têm com seus pais será a base de suas relações humanas no futuro. Ao manter uma relação positiva, pautada na confiança e na responsabilidade, trabalhamos para criar uma geração com maior inteligência emocional.

Mas quando a família não consegue impor limites às crianças, ela vivenciará seus primeiros limites ao entrar na escola. O que deveria ser o início de uma jornada de conhecimento se torna uma experiência difícil.

Apesar de toda a complexidade dos problemas citados no presente texto, acreditamos que a solução passa pela colaboração entre pais e escola e o diálogo com nossas crianças e adolescentes, porque eles são nosso maior legado.

A escola que pensa em você

Em um mundo de telas e dispositivos, preferimos nos dedicar a quem verdadeiramente faz a diferença: a pessoa humana. Muito além de uma escola de idiomas, o Challenge forma crianças e adolescentes para a vida há mais de trinta anos.

Só o Challenge Centro de Idiomas te possibilita aprender inglês em aulas que combinam comunicação e gramática, enquanto desenvolve as habilidades humanas para o mundo atual.

Venha para o Challenge! Matricule-se hoje mesmo.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.