BURNOUT: 3 ALTERNATIVAS PARA PREVENIR O ESGOTAMENTO

Cada vez mais comum em ambientes universitários e de trabalho, a síndrome de burnout pode ter graves consequências para a saúde física e mental. Apesar de atingir profissionais de todas as áreas, sintomas de burnout também podem ser observados em diferentes idades e podem afetar negativamente o desempenho escolar e as relações sociais dos adolescentes.

Felizmente, novos estudos no campo da psicologia apontam que uma abordagem proativa e preventiva para lidar com o problema pode ajudar a diminuir os números crescentes de burnout em nossa sociedade.

Pensando no bem-estar dos nossos alunos, o Challenge Centro de Idiomas traz para você o que é a síndrome de burnout e quais são algumas alternativas para preveni-la. Lembramos que, se você acha que está passando por um período de burnout, deve consultar um profissional da saúde.

O que é burnout?

O burnout é um estado de esgotamento físico e emocional causado por uma carga excessiva de estresse. A Síndrome de Burnout foi descrita pela primeira vez nos anos 70 pelo psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger e utilizada inicialmente para tipificar o efeito do estresse extremo em profissionais da área de saúde, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais. O burnout tem sido objeto de inúmeros estudos desde então e hoje a OMS classifica a síndrome como um problema de saúde ocupacional.

É importante notar que o burnout não é simplesmente um caso de se sentir muito cansado ou estressado no trabalho ou nos estudos. O burnout é caracterizado por um estado grave e debilitante que pode afetar significativamente a vida pessoal e profissional de uma pessoa. Alguns dos sintomas comuns associados ao burnout podem incluir fadiga crônica, insônia, perda de interesse em atividades que antes eram agradáveis, ansiedade e até mesmo depressão.

Algumas alternativas possíveis de abordar o burnout de maneira preventiva incluem:

  1. Modelo JOB

O burnout é geralmente associado a demandas excessivas, sejam elas demandas sociais ou de trabalho, e uma ausência de recursos para lidar com essas demandas. Uma abordagem para lidar com o problema é o modelo JOB (Job Demands-Resources Model), uma estrutura que permite a identificação das fontes de demanda e de recursos no ambiente.

Esse modelo considera as demandas como os aspectos que exigem esforço (mental ou físico), tais como prazos apertados, cargas de trabalho e conflitos interpessoais. Da mesma forma, o modelo considera como recursos os aspectos do trabalho que ajudam o profissional a lidar com as demandas, tais como autonomia, feedback positivo e oportunidades de desenvolvimento.

O modelo JOB enfatiza a importância de equilibrar as demandas com os recursos disponíveis, a fim de evitar o burnout e promover o bem-estar no ambiente de trabalho. No entanto, a implementação desse modelo requer uma abordagem individualizada, uma vez que cada profissional é único, e suas demandas e recursos variam.

  1. Atividade física e sono adequado

Todos já ouvimos sobre a importância de fazer atividade física e manter uma média diária de oito horas de sono, mas geralmente vemos essas práticas associadas a uma boa qualidade de vida. A verdade é que, além de melhorar a qualidade de vida, essas práticas simples podem ajudar a prevenir o burnout.

Quando nos exercitamos, o corpo libera endorfina, neurotransmissor responsável por uma sensação de bem-estar. A endorfina ajuda a reduzir os sintomas do estresse, melhorando o humor e reduzindo os sentimentos de cansaço e fadiga.

Além disso, a atividade física regular pode melhorar a qualidade do sono. O sono é essencial para nossa recuperação física e mental e a falta de sono pode levar à exaustão, irritabilidade e problemas de concentração. A atividade física e o sono adequado estão intimamente relacionados, o que pode levar a um ciclo positivo de bem-estar físico e mental.

  1. Mindfulness

O mindfulness é uma técnica de meditação que pode ajudar a gerenciar o estresse e a ansiedade e melhorar o bem-estar geral. A técnica envolve a prática da atenção plena, que é a habilidade de estar consciente no momento presente, sem distrações. Ela pode ser praticada em qualquer momento ou lugar, sem a necessidade de equipamento especial.

Existem várias formas de praticar o mindfulness, incluindo a meditação e a respiração consciente. Todos esses métodos têm o objetivo de ajudar a pessoa a concentrar-se no momento presente e a tomar consciência dos seus pensamentos, emoções e sensações físicas sem se deixar envolver por eles.

A prática do mindfulness pode aumentar nossa capacidade de lidar com o estresse de maneira saudável e eficaz. Assim, reduzindo sintomas de burnout, tais como fadiga e a exaustão emocional.

Aprenda inglês sem se sentir sobrecarregado

Todos sabem a importância do inglês para os dias de hoje. Mas, como estudar sem se sentir sobrecarregado se você já tem uma vida corrida?

Aqui no Challenge, nós nos preocupamos com nossos alunos; por isso, contamos com uma equipe de professores inspiradores e atentos ao seu bem-estar.

Aprenda inglês de uma forma leve e divertida, sem deixar de lado a gramática e as habilidades de que o mercado precisa. Venha para o Challenge!

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.