5 FATOS SOBRE A NOSSA ATENÇÃO

 

 


Alternar entre redes sociais, televisão e outras mídias já se tornou parte do nosso dia a dia. Nem mesmo percebemos a rapidez com que alternamos entre telas. O impacto dessa prática aparentemente inofensiva já é sentido entre todas as idades: nossa atenção está diminuindo.

 

Pesquisas realizadas por gigantes do mercado como a Microsoft comprovam que a tecnologia nos afeta mais do que gostaríamos de admitir. Não conseguir se concentrar ao ler um texto longo já se tornou algo normal.

Pensando no bem-estar de nossos alunos e da família Challenge, trazemos cinco fatos sobre a atenção e como podemos nos tornar mais atentos no dia a dia.

  1. Cuidado com as interrupções

Interrupções são ruins e podem prejudicar nosso trabalho. Mas, por mais que detestemos ser interrompidos por outros, a maioria das interrupções são causadas por nós mesmos, quando acabamos nos perdendo em pensamento ou navegando nas mídias sociais.

A solução para o problema passa pelo nosso autocontrole. Algo que pode ajudar contra as interrupções é estabelecer um horário para responder e-mails e mensagens. Reserve pequenos intervalos para as redes sociais e resista às notificações do celular durante o dia. Se for possível, desative-as durante seu horário de trabalho.

  1. O foco é seletivo

Quando falamos em atenção, sempre há o risco de imaginarmos um aluno ou um profissional que é super atento: aquela pessoa que presta atenção em tudo o tempo todo. Mas a verdade é que nosso cérebro não funciona dessa forma. A distração e a falta de foco são naturais. Nós não nascemos para longos períodos de atenção, prova disso é que sustentar o foco por muito tempo pode levar ao estresse. Nossa atenção tem um ritmo próprio e precisamos respeitá-lo para seu bom funcionamento.

Podemos pensar em uma metáfora, como se tivéssemos um estoque diário de atenção. Se nós a gastamos no início do dia, podemos perder muito de nossa capacidade de foco e agir com impulsividade no restante do tempo. Como solução, uma recomendação é o repouso. O sono é reparador para nossa atenção, garantindo que acordemos recarregados para o novo dia.

  1. Desista do multitarefa

Muito popular entre os jovens, o “multitasking”, ou multitarefa, leva a crer que podemos ser mais produtivos se fizermos várias atividades ao mesmo tempo. Mas o “multitasking” não passa de uma troca rápida do foco de atenção entre duas atividades e há um custo para cada troca.

A verdade é que nosso cérebro não foi feito para ser multitarefa. Cada vez que mudamos o foco de direção, nosso cérebro precisa reconstruir seu modelo mental da tarefa. Esta é uma das razões pelas quais nos sentimos exaustos ao fim de um dia de trabalho. Quanto mais alternamos entre tarefas, menor é nossa produtividade no final do dia e maior é nossa taxa de estresse. Por isso, a melhor forma de trabalho para o cérebro é terminarmos uma tarefa antes de passarmos para outra.

Tarefas inacabadas são um grande inimigo da atenção. Nossa mente tende a seguir pensando nelas mesmo quando não estamos mais em uma situação de trabalho. O resultado varia entre estar distraído no jantar e ter algumas horas de insônia. O ideal seria deixar o trabalho com todas as atividades finalizadas, mas nem sempre é possível. Algo que pode ajudar é interromper as atividades em um ponto específico, um ponto de transição, algo que diga ao cérebro que o trabalho não está inacabado, mas em progresso.

  1. Encontre seu ritmo

Nossa atenção é limitada e precisamos pensar em maneiras apropriadas de utilizá-la. Um dos segredos da produtividade é encontrar o ritmo que melhor funciona para você e traçar sua rotina a partir dele.

Pense na melhor forma de organizar sua rotina. Não existe uma fórmula perfeita, mas uma sugestão é começar o dia com aquelas tarefas que o deixam mais disposto. Então, avançar para as atividades mais difíceis e terminar o dia com aquelas que parecem menos estressantes e o permitam relaxar.

  1. Planeje seu foco

As pesquisas vêm confirmar aquilo que se acreditava por experiência: emoções positivas nos ajudam a nos recuperar do estresse e sustentar o foco. Quando planejar sua agenda para a semana, tente pensar também nas emoções que cada tarefa poderá despertar.

Quanto mais satisfeitos estamos, melhor tende a ser nosso desempenho e maior nossa atenção. Ou seja, é mais produtivo reservar aquelas atividades que exigem mais atenção para um momento próximo de atividades que nos deixam satisfeitos.

Seu foco no objetivo certo

Onde está seu foco: Em construir uma carreira? Estudar no exterior? Viajar? Quem foca nos seus sonhos sabe como realizá-los e o Challenge é quem pode ajudá-lo.

No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Venha aprender com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida!

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.