EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E LIMITES
No último século, sistemas de educação tradicionais têm se concentrado em conteúdos e realizações acadêmicas, mas pouca atenção é dada ao desenvolvimento integral da criança, incluindo seu desenvolvimento socioemocional. Nesse cenário, distingue-se uma educação que saiba cultivar o bem-estar e a resiliência dos alunos, promovendo emoções e relacionamentos positivos.
É preciso que haja sintonia entre escola e família para proporcionar às crianças esse desenvolvimento integral. Por isso, no Challenge temos uma preocupação especial com o bem-estar e o desenvolvimento da inteligência emocional de nossos alunos.
Quer entender melhor esse modelo de educação e como ele pode impactar o futuro dos seus filhos? O Challenge Centro de Idiomas traz para você os pilares da educação positiva e como ela pode ser aplicada também em casa.
Uma educação que cultiva o bem-estar
No livro “Florescer”, o educador e psicólogo norte-americano Martin Seligman discute uma educação voltada a promover o bem-estar e o florescimento das crianças. Esse novo modelo de educação integra os conceitos da psicologia positiva no ensino, por isso foi chamado de “educação positiva”.
A educação positiva proposta por Seligman tem três pilares principais:
- Emoções positivas
A pesquisa de Seligman identificou que o cultivo de emoções positivas como gratidão, bondade e empatia está ligado a maior bem-estar e melhor desempenho em sala de aula.
Esse processo ocorre quando, em aula, os alunos são incentivados a desenvolver suas forças de caráter (como coragem e honestidade, entre outras) por meio de atividades e projetos propostos pelo professor que promovam esses traços.
Outro ponto importante é o ensino de resiliência. Crianças que aprendem a lidar com desafios e contratempos se tornam adultos com maior facilidade de se recuperar em situações de adversidade.
- Envolvimento
Encontrar atividades ou áreas de interesse que permitam aos alunos utilizar seus talentos e pontos fortes faz com que os alunos se sintam mais motivados a aprender.
Cabe ao professor oferecer atividades que explorem interesses de seus alunos e desenvolvam seus talentos, assim como atividades que promovam o relacionamento saudável e a cooperação. Isso só é possível quando a escola proporciona um ambiente que promove bem-estar. Sem se sentir seguro naquele ambiente, o aluno não irá se dedicar por completo.
- Significado e propósito
A proposta de Seligman é de uma educação em que os alunos encontrem sentido e propósito em suas vidas. Através de atividades em aula, professor e escola encorajam os alunos a explorar valores e a pensar sobre como podem contribuir para o mundo.
A educação em casa
A educação positiva não se restringe à sala de aula. O processo de educação deve ser integrado entre escola e família. Pensando nisso, a educação positiva traz uma ideia dos valores que não podem faltar na educação das crianças.
- Diálogo
O diálogo é um dos instrumentos mais valiosos na educação dos filhos. Em uma família que se comunica bem, as pessoas interagem de forma respeitosa, sem temer a discordância, porque todos sabem que chegarão a uma solução.
Também por meio do diálogo ensinamos as crianças a demonstrar gratidão e a expressar seus sentimentos. Quando mantemos uma linguagem positiva em casa, ensinamos as crianças a desenvolverem e expressarem sentimentos positivos.
- Estímulo
A opinião dos adultos vale muito para as crianças, por isso é importante estimulá-los desde cedo a realizar tarefas adequadas para a idade. Quando o estímulo é bem aplicado na infância, as crianças tornam-se adultos com maior facilidade de enfrentar desafios na vida.
Parte do estímulo envolve a reflexão. Fazer a criança refletir o que fez bem e o que poderia ter sido melhor desenvolve sua autonomia e bons valores. Em vez de dar um castigo, por exemplo, os pais podem instruir a criança a pensar sobre as consequências de suas ações.
- Exemplo
Por mais que adultos gostem de conceitos, aprendemos de maneira mais efetiva através do exemplo, prova disso é que sempre acabamos buscando referências de sucesso em diferentes áreas da vida. Com as crianças esse processo não é diferente.
O principal exemplo das crianças são seus pais e professores. Ser um bom exemplo para os filhos e apresentar bons exemplos de diferentes áreas da vida é uma das práticas que mais poderá impactar o desenvolvimento da criança.
- Limites e regras
Compreender regras e limites é uma parte muito importante do desenvolvimento das crianças. Impor limites exige que os pais sejam seguros e diretos, o que funciona muito melhor quando o diálogo na família já está bem estabelecido.
Quando a criança erra, é importante que haja o acolhimento. Converse com a criança e dê oportunidade para ela se expressar, entender o que fez e porque aquele comportamento é errado. Em longo prazo, pequenas conversas como essas podem ajudar no desenvolvimento da autoconfiança da criança. Isso não impedirá que ela desobedeça, mas fará com que encare seus erros com maturidade.
Uma escola que promove bem-estar
Uma escola que promove bem-estar incentiva alunos a explorarem seus interesses e desenvolverem seu talento. No Challenge, nossas aulas combinam comunicação e gramática para nossos alunos aprenderem inglês enquanto se desenvolvem para o futuro.
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