LEARNING AGILITY: COMO DESENVOLVER A AGILIDADE DE APRENDIZADO


Em um mundo em que a tecnologia e os mercados estão em constante mudança, a capacidade de aprender rapidamente e se adaptar é uma habilidade valiosa para pessoas e organizações que buscam manter-se competitivas e relevantes no mercado. A essa habilidade damos o nome de “learning agility”.

Considerando a importância do tema para o futuro de nossos alunos, o Challenge Centro de Idiomas traz para você o que é “learning agility”, qual a importância dela para o seu futuro e também algumas habilidades que podem ser desenvolvidas por quem busca um aprendizado ágil.

O que é “learning agility”?

Utilizamos o termo “learning agility” para nos referirmos à capacidade de uma pessoa ou organização aprender de forma rápida e eficaz. É um conjunto de comportamentos e competências que permite nossa adaptação às mudanças e ao ambiente em constante evolução.

O aprendizado ágil envolve a capacidade de experimentar, adaptar e recriar rapidamente, aprendendo com os erros e se ajustando ao feedback recebido. Pessoas com alta agilidade de aprendizado conseguem identificar e interromper comportamentos que impedem sua evolução pessoal e profissional. Elas também são capazes de trabalhar em equipe, colaborando com outras pessoas para compartilhar conhecimentos e experiências e acelerar o aprendizado.

As pessoas que possuem “learning agility” são curiosas, flexíveis e abertas a novas ideias e perspectivas. São pessoas que estão dispostas a arriscar-se, a tentar coisas novas, sem ter medo de errar, desde que isso as leve a aprender e crescer.

Os pilares da “learning agility”

Agora que você já sabe o que é “learning agility”, você deve estar se perguntando: como posso desenvolver minha agilidade de aprendizado? Apesar de haver diferenças entre autores, esses são alguns dos pilares da “learning agility” que podem ser desenvolvidos para seu crescimento pessoal.

  1. Curiosidade

A curiosidade é a base da “learning agility”. O profissional com capacidade de fazer perguntas, explorar e buscar novas informações e conhecimentos é aquele com chances de se manter relevante no mercado. As pessoas curiosas são aquelas que querem entender como as coisas funcionam, por que as coisas são feitas de certa maneira e quais são as alternativas diante de um problema. São pessoas que buscam novas perspectivas e se perguntam “e se…”. A curiosidade é fundamental para se manter atualizado em um ambiente em constante evolução.

  1. Flexibilidade

A flexibilidade é a habilidade de se adaptar às mudanças e às novas situações, e de lidar com cenários de incerteza. Pessoas flexíveis se ajustam rapidamente a novos ambientes e demandas, sem se abalarem ou perderem o foco. Elas conseguem lidar com a mudança sem perder a direção e sem deixar que isso as afete negativamente. A flexibilidade é uma habilidade essencial para quem quer se manter relevante em um mundo em constante mudança.

  1. Experimentação

A experimentação é a disposição para tentar novas ideias, testar hipóteses e arriscar-se. São pessoas com coragem de sair da zona de conforto e tentar coisas novas. Elas entendem que a única forma de aprender é experimentando, e que os erros são parte do processo de aprendizado. Elas reconhecem que falhar faz parte do caminho para o sucesso pessoal e profissional.

  1. Feedback

Essa é a capacidade de receber feedback de forma construtiva, aprender com ele e aplicá-lo para melhorar. As pessoas que recebem feedback de forma construtiva são aquelas que não se sentem ofendidas ou desmotivadas por críticas. Ao contrário, elas entendem que o feedback é uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento.

  1. Colaboração

Essa é a habilidade de trabalhar em equipe, compartilhar conhecimentos e experiências e aprender com os outros. Esses profissionais entendem que o conhecimento não é uma competição, mas sim uma colaboração. São pessoas que compartilham o que sabem e aprendem com os outros, sem se preocupar com quem detém mais ou menos conhecimento. Elas entendem que a colaboração é a chave para o sucesso em um ambiente em constante mudança.

  1. Autonomia

Assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado e desenvolvimento é uma habilidade fundamental para quem busca desenvolver sua capacidade de “learning agility”. Esses profissionais com mais autonomia são aqueles que não esperam que outras pessoas lhes digam o que ou como fazer. Eles são profissionais automotivados, que buscam ativamente oportunidades de aprendizado e crescimento, procurando se desenvolver continuamente.

  1. Adaptabilidade

A adaptabilidade é a capacidade de se ajustar e de mudar o próprio comportamento ou abordagem de acordo com o contexto e as necessidades. As pessoas adaptáveis são aquelas que entendem que as soluções que funcionaram no passado podem não funcionar outra vez. São profissionais capazes de avaliar a situação atual e adaptar-se a ela, ajustando a abordagem ou o comportamento de acordo com as necessidades. A adaptabilidade é essencial para lidar com as mudanças e incertezas do mundo atual.

Aprender em um mundo em constante mudança

O aprendizado é parte fundamental de nossa vida em um mundo em constante mudança. Você pode começar sua nova jornada de crescimento aprendendo uma segunda língua.

O domínio do inglês tornou-se indispensável no mundo de hoje. Venha aprender com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

 No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.