CHATGPT: O FUTURO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O MERCADOD E TRABALHO

É difícil não se impressionar com a habilidade que a inteligência artificial alcançou. Com comandos simples, sem necessidade de conhecer programação, podemos escrever um post de Instagram, fazer uma pesquisa complexa ou traduzir um texto em segundos através do ChatGPT — uma inteligência artificial facilmente acessada pela internet.

Por um instante, parece que a inteligência artificial se tornou mais inteligente do que imaginávamos ser possível. O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela empresa OpenAI. Ele se tornou mais popular no mercado, principalmente em setores como o atendimento ao cliente, marketing e vendas.

Por outro lado, nem tudo parece ser o fim. Embora o emprego do ChatGPT no mercado traga várias vantagens, ele também apresenta certas desvantagens às empresas. Atento às mudanças da tecnologia e do mercado de trabalho, o Challenge Centro de Idiomas traz para você uma análise das vantagens e desvantagens do uso do ChatGPT.

As vantagens do ChatGPT para o mercado

  1. Velocidade

Uma das maiores vantagens do ChatGPT para o mercado é sua velocidade. Essa inteligência artificial é capaz de processar grandes quantidades de informações e fornecer respostas rapidamente, o que possibilita economizar tempo e aumentar a produtividade.

Em um ambiente de atendimento ao cliente, por exemplo, o ChatGPT pode rapidamente fornecer respostas a perguntas frequentes, liberando tempo para que os funcionários humanos se concentrem em questões mais complexas. Além disso, o ChatGPT pode processar grandes quantidades de informações em uma fração do tempo que levaríamos para fazê-lo, permitindo uma análise e um processamento de dados mais eficientes.

  1. Disponibilidade

Outra vantagem de utilizar o ChatGPT é sua disponibilidade. Por ser uma ferramenta disponível 24 horas, essa inteligência artificial permite respostas rápidas e suporte mesmo fora do horário comercial. Isto é particularmente útil para empresas cujos clientes podem precisar de ajuda a qualquer hora do dia ou da noite.

  1. Consistência e custo-benefício

O ChatGPT pode fornecer respostas consistentes às perguntas mais frequentes, reduzindo a necessidade de treinamento e minimizando o risco do chamado “erro humano”. Isto pode ajudar a garantir que os clientes recebam informações mais precisas. O ChatGPT pode ser programado para seguir diretrizes e protocolos específicos da empresa, ajudando a manter a consistência nas interações com os clientes.

Além disso, o uso de uma inteligência artificial como o ChatGPT pode ser uma solução econômica para muitas empresas. Ao realizar tarefas repetitivas e menos complexas, o ChatGPT pode poupar mão de obra e permitir às empresas alocar talentos e recursos de forma mais eficaz.

As desvantagens do ChatGPT para o mercado

  1. Empatia limitada

Uma das maiores desvantagens de usar ChatGPT é sua falta de inteligência emocional e empatia. Por ser uma inteligência artificial, o ChatGPT não é capaz de entender ou expressar emoções, o que pode impactar negativamente a experiência geral de muitos cliente: seja ela de compra ou atendimento.

  1. Falta de compreensão e limitações

Uma grave desvantagem do ChatGPT é sua falta de compreensão do contexto. Não raro, o ChatGPT não consegue compreender completamente o contexto de uma situação ou pergunta, levando a respostas incorretas, inadequadas ou insuficientes.

Além disso, o ChatGPT pode ter limitações em sua compreensão de certos tópicos ou setores. Por exemplo, pode não ter a experiência ou o conhecimento necessários para fornecer respostas precisas em um campo altamente especializado. Isto pode limitar a eficácia dessa inteligência artificial em certas aplicações no mercado.

  1. Dependência de dados

O desempenho e a precisão do ChatGPT depende da qualidade e da relevância dos dados sobre os quais foi treinado. Se os dados não estiverem atualizados, as respostas da inteligência artificial podem ser imprecisas.

Da mesma forma, não é raro receber respostas repetitivas e mecânicas do ChatGPT. Quando é pedido um texto mais longo ou complexo à inteligência artificial, o resultado costuma trazer repetições de porções idênticas de texto, prova das limitações linguísticas e de criatividade da ferramenta. 

O futuro do emprego é humano

Depois de analisarmos as vantagens e desvantagens do ChatGPT, observamos que, se por um lado essa ferramenta é capaz de fornecer respostas rápidas e realizar com consistência tarefas repetitivas, por outro, o ChatGPT é limitado em sua inteligência emocional, compreensão contextual e criatividade, além de depender da qualidade dos dados encontrados na internet.

Àqueles que temem pelo próprio emprego, lembrem-se de que, embora o uso da inteligência artificial acarrete muitas transformações no mercado de trabalho, esse não é o fim. É apenas um novo começo.

Observamos que as desvantagens e limitações do ChatGPT concentram-se em um fator importantíssimo: o aspecto humano. Empatia, criatividade e inteligência emocional, entre outras, são habilidades exclusivamente humanas. É por isso que podemos prever um futuro do mercado de trabalho consistindo de máquinas em funções mecânicas e profissionais em funções humanas.

Muito além da inteligência artificial, um profissional que se preocupa com o próprio futuro investe em suas habilidades humanas e em conhecimento.

Só o Challenge Centro de Idiomas te possibilita aprender inglês em aulas que combinam comunicação e gramática, enquanto desenvolve as habilidades humanas que o mundo atual exige.

Venha para o Challenge! Matricule-se hoje mesmo!

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.