COMO DESENVOLVER SOFT SKILLS (AS HABILIDADES DE QUE O MERCADO PRECISA)? 

“As empresas contratam profissionais por suas hard skills (as habilidades humanas/Power skills), mas acabam demitindo pela falta de soft skills”. Essa frase se tornou comum no mercado de trabalho e isso acontece porque as soft skills são um aspecto crucial do desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo.

As soft skills são atributos pessoais, características e habilidades relacionadas ao comportamento, por isso são chamadas em português de “habilidades comportamentais”. Mas sempre que falamos sobre soft skills, corremos o risco de soarmos um pouco abstratos.

Quem busca desenvolver suas habilidades comportamentais e crescer na carreira precisa de mais do que uma lista de exemplos: precisa de um guia sobre como trabalhar cada habilidade.

Para você começar 2023 dedicando-se ao seu crescimento pessoal, o Challenge Centro de Idiomas traz para você sete soft skills essenciais que todo profissional deve possuir.

As soft skills

Na maioria das vezes falamos sobre soft skills com o intuito de saber como elas podem nos ajudar a ter sucesso no mercado de trabalho. Por outro lado, elas também nos permitem formar relacionamentos positivos, administrar conflitos e sermos membros produtivos de uma equipe.

De início, é importante reconhecer que desenvolver soft skills requer tempo e esforço. O profissional precisa trabalhar essas habilidades para desenvolvê-las consistentemente. Veja as soft skills que selecionamos especialmente para você:

  1. Comunicação

A comunicação eficaz é a base de todas as relações de sucesso, tanto pessoais quanto profissionais. É a capacidade de transmitir idéias e informações de forma clara e eficaz, assim como de ouvir e compreender ativamente o ponto de vista dos outros.

O profissional que busca melhorar suas habilidades de comunicação precisa ouvir sem interromper, mas também falar com um tom positivo e prestar atenção à sua linguagem corporal. Esse é um detalhe que muitas vezes nos passa desapercebido; porém, acredita-se que cerca de 70% de nossa comunicação se dá por linguagem não-verbal.

  1. Empatia

Chamamos de empatia a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. É uma habilidade vital para construir relacionamentos fortes e promover um ambiente de trabalho positivo.

Para ser mais empático, é importante ter um interesse genuíno pelas outras pessoas. Quando olhamos as coisas a partir de sua perspectiva, reconhecemos seus sentimentos e não julgamos, acabamos nos tornando mais empáticos.

  1. Persuasão

A persuasão é a arte de convencer os outros a adotar um ponto de vista particular ou a tomar uma ação específica. A persuasão é muito distinta da manipulação, pois envolve intenções transparentes e pressupõe a livre aceitação da parte persuadida.

É uma habilidade essencial para líderes, vendedores e qualquer profissional que busque influenciar os outros. Um profissional que deseja ser mais persuasivo precisa identificar o que o outro deseja e comunicar-se com ele de forma que suas ideias ressoem nas ideias e concepções dessa pessoa.

  1. Atitude positiva

De maneira geral, podemos dizer que uma atitude positiva é essencial para o sucesso em qualquer campo. Ter uma atitude positiva não significa negar a realidade se tivermos diante de um cenário negativo, mas sim ser capaz de manter uma mentalidade otimista, mesmo diante da adversidade.

Essa soft skill pode se apresentar mais desafiadora em tempos de incerteza no cenário econômico, político, etc. Mas por mais difícil que seja não reclamar em momentos de crise, isso nos ajuda a buscar mais rapidamente por soluções.

  1. Trabalho em equipe

Essa soft skill abrange a capacidade de trabalhar efetivamente com outros para atingir um objetivo comum. É uma habilidade crucial, pois permite que os profissionais alcancem mais juntos do que poderiam alcançar sozinhos.

Grande parte do fortalecimento do trabalho em equipe passa por pequenas atitudes, mas que podem fazer a diferença na relação entre os profissionais. Celebrar as vitórias de terceiros, por exemplo, ou até mesmo elogiar um colega de equipe publicamente.

  1. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e administrar as próprias emoções, mas também as emoções de outros. É uma habilidade vital para alcançar o sucesso no local de trabalho, pois nos permite administrar conflitos e formar relações positivas.

Para desenvolver sua inteligência emocional, é importante não agir impulsivamente. O profissional deve esforçar-se em entender o que sente e as consequências de suas ações antes de agir. Depois de conhecer suas emoções e saber lidar com elas, esse profissional pode ajudar outras pessoas na mesma situação.

  1. Ética

Ter ética no local de trabalho envolve assumir a responsabilidade por seu trabalho, cumprir prazos e honrar compromissos. Ser ético no trabalho significa ser responsável por suas ações e não culpar outros por suas falhas.

Desenvolvemos ética no local de trabalho quando agimos de maneira pró-ativa e honramos prazos e compromissos. Esse tipo de atitude transmite confiança e seriedade a superiores e colegas, além disso, uma atitude ética pode inspirar outros membros da equipe a agirem da mesma forma.

Além das soft skills

Habilidades comportamentais são vitais para o seu crescimento. Mas não são só elas que fazem a diferença em sua atuação profissional. Ser fluente em inglês também.

No mundo de hoje, o domínio do inglês tornou-se indispensável. Venha aprender com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

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