ENTRETENIMENTO E EDUCAÇÃO

 

 

 

 

Vivemos em uma era de entretenimento. Nunca foi tão fácil acessar conteúdos, e grande parte destes gratuitamente. Nossos celulares nos conectam a uma fonte quase inesgotável de entretenimento e às vezes parece que temos poucas horas por dia para tanto conteúdo interessante que gostaríamos de consumir.

Esse acesso rápido e fácil a tanto conteúdo também afeta os jovens, que desenvolvem um desejo constante por entretenimento. Por outro lado, temos a educação, normalmente vista como austera e sem diversão.

Mas essa visão do ensino não corresponde mais à realidade das salas de aula. A educação tornou-se cada vez mais próxima dos alunos, com experiências que combinam diversão e aprendizado para engajá-los.

O Challenge acredita em uma educação capaz de inspirar os alunos a aprenderem cada vez mais. Seguindo nossa missão de formar alunos para o mercado de trabalho e a vida, há mais de 30 anos ensinamos inglês a alunos de todas as idades.

Uma nova forma de educar

A educação passou por mudanças significativas nas últimas décadas. O lado mais austero e distante da educação, que tanto desmotivou alunos por gerações, começou a perder forças. Uma nova forma de educar começava a ser mais aceita, um tipo de educação que o Challenge já conhecia e aplicava.

Trazer diversão para dentro da sala de aula, com brincadeiras e jogos, assim como permitir espaço para o aluno se expressar através da comunicação tem um efeito positivo na motivação e no desenvolvimento do aluno, determinando também o quanto ele conseguirá reter do aprendizado.

Podemos ver a influência nos alunos quando o aprendizado é leve, principalmente porque aprender não é um evento único. O aprendizado requer repetição e dedicação do aluno. Se a aula é uma experiência divertida, o aluno vai ter sua curiosidade desperta e vai se dedicar mais.

Os alunos desejam ser desafiados, mas na medida certa. Se uma atividade for desafiadora demais, eles perdem o interesse tão rápido quanto se a atividade não os desafiasse. Cabe ao educador encontrar o equilíbrio entre ensino e entretenimento. O segredo está em usar a energia dos alunos para que eles participem e criem laços positivos com o aprendizado.

O que indicam as pesquisas

Um estudo da revista científica College Teaching descobriu que os alunos conseguiam se lembrar mais facilmente de uma palestra de estatística quando o professor acrescentava piadas sobre tópicos relevantes. O estudo veio complementar o que muitos pesquisadores influentes do campo da educação já suspeitavam: nós aprendemos melhor quando estamos sentindo emoções positivas.

Ou seja, aprender se divertindo melhora nossa retenção de informações. Quando professores utilizam jogos, materiais de vídeo e áudio e atividades que os alunos acham divertidas, eles causam uma melhor retenção de memória.

Além de jogos, o Challenge também se preocupa em adicionar a comunicação na sala de aula. Nossos alunos conversam sobre assuntos relevantes à matéria, um processo que leva o aluno a pensar por si mesmo. Nossos alunos não estão apenas sentados na sala de aula ouvindo; eles participam, interagem, fazem perguntas e chegam a conclusões.

Pesquisas similares descobriram que a diversão não é efetiva apenas para a educação. Ela também pode ser usada por empresas, gerentes e empreendedores. Em um estudo conduzido para o Journal of Vocational Behaviour, descobriu-se que os funcionários são mais propensos a experimentar coisas novas se seu ambiente de trabalho for divertido.

Combinando ensino e entretenimento

A introdução de jogos é geralmente apontada como uma ótima maneira de acrescentar entretenimento ao aprendizado. No Challenge, nos dedicamos à utilização de jogos não eletrônicos. Sabemos que nossos alunos já têm acesso a eletrônicos em casa e na escola, muitas vezes o que falta é a interação com colegas, algo que brincadeiras e jogos de mesa podem oferecer. Esses jogos analógicos ajudam as crianças no desenvolvimento da destreza, relações espaciais e pensamento lógico.

É por isso que as aulas do Challenge utilizam elementos como competições com marcação de pontos. Essa é uma forma de estabelecer regras e fomentar o engajamento das crianças e adolescentes. Nossos professores usam seu talento e comunicação para criar uma atmosfera acolhedora e nosso método de ensino conduz a um crescimento do aprendizado e aumento da retenção do aluno.

Atividades extra-classe

Sair da sala de aula e experimentar a educação através de aulas em espaço aberto acrescenta diversão ao dia-a-dia do aluno. Os alunos aprendem trabalho em equipe, reconhecimento espacial, comunicação e coordenação, além de ser uma forma deles liberarem suas energias. Pensando nisso, o Challenge proporciona um ambiente que gera bem-estar, onde nossos alunos realizam atividades dentro e fora da sala de aula.

Consideramos que para que esses momentos de diversão se traduzam em felicidade, eles precisam ter um objetivo. No caso do Challenge, nossas aulas têm por objetivo o aprendizado e a prática do inglês através da comunicação e gramática.

A educação para o século 21

O Challenge acredita que o século 21 precisa de uma educação para o século 21. Por isso nossas aulas combinam atividades lúdicas, comunicação e gramática para o ensino de inglês.

No mundo de hoje, o domínio do inglês tornou-se indispensável. Venha aprender com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

Só no Challenge Centro de Idiomas você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Venha para o Challenge!

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.