RETROSPECTIVA 2022: TOP 5 MOMENTOS DO BLOG DO CHALLENGE

 

No início do ano, todos nós sentimos o otimismo de mais um recomeço. Nos recobrimos de expectativa e determinação diante das oportunidades que um novo ciclo nos propicia.

Neste final de 2022 e início de 2023, queremos recordar os bons momentos do ano que passou enquanto nos preparamos para o futuro. Pensando nisso, trazemos nossa retrospectiva dos melhores momentos do blog do Challenge em 2022. Em vez de fatos do ano, decidimos focar em assuntos e ideias que marcaram nosso blog.

Confira nosso top 5 momentos do blog e não deixe de comentar qual foi o seu favorito!

1) A Mudança como Fator Constante

Abordamos as mudanças profundas na nossa sociedade de no mercado de trabalho no texto “5 Tendências de Empregabilidade Até 2050”. A tecnologia provoca mudanças econômicas e sociais profundas em um ritmo que não parece desacelerar.  Se é difícil nos adaptarmos a essa realidade, por outro lado também temos a crença de que a tecnologia pode resolver todos os nossos problemas.

Apesar de todos os avanços tecnológicos e mudanças comportamentais que estamos testemunhando, não podemos esquecer que a tecnologia é pequena diante de nossa humanidade. Em meio à incerteza do mundo, nossa única certeza é a de que o que é humano permanece humano.

A crescente automação dos postos de trabalho pode parecer assustadora e será um fator de discussão nas próximas décadas. Da mesma forma, não devemos esquecer que somos capazes de moldar o curso de nosso desenvolvimento, razão pela qual o Challenge se preocupa tanto com o desenvolvimento pessoal de nossos alunos.

2) Não somos perfeitos, mas somos perfectíveis

Em 2022, falamos também sobre como podemos ser felizes se desistirmos da busca de uma perfeição irreal. No texto, “A Busca da Felicidade”, refletimos sobre como não somos –  nem nunca seremos – perfeitos; mas podemos ser perfectíveis.

Aceitar que somos plenamente capazes de buscar sermos alguém melhor, ao mesmo tempo em que não buscamos mais a perfeição absoluta, é parte essencial do caminho que leva à felicidade. Viajar para outros países, aprender um novo idioma, fazer novos amigos sem exigir perfeição de si mesmo, por exemplo, são formas de alcançar a felicidade.

3) A vida da Rainha Elizabeth II

Um dos fatos mais marcantes do ano foi o falecimento da monarca britânica. Depois de fazer história tornando-se a rainha mais longeva da história, somando setenta anos de reinado, a Rainha Elizabeth II (1926-2022) partiu no dia 8 de setembro, deixando quatro filhos, dentre eles seu sucessor, o Rei Charles III.

O Challenge fez sua homenagem à rainha, trazendo os principais momentos da impressionante vida dessa monarca que marcou gerações e fez história. Relembramos desde a coroação da rainha, aos 25 anos de idade, até o seu jubilei de platina aos 96 anos.

4) A diferença entre Reskilling e Upskilling

O bem-estar e o crescimento de nossos alunos são uma grande preocupação para nós; por isso, o Challenge sempre busca compreender as mudanças do mercado de trabalho e traz informações a respeito disso.

No texto sobre “Reskilling e Upskilling”, falamos sobre o grande desafio da década: alinhar habilidades profissionais com a evolução da tecnologia. Em consequência, há grande falta de profissionais para preencher cargos que demandam habilidades tecnológicas especializadas, o que aumenta a necessidade de profissionais dispostos a realizar tanto o reskilling quanto o upskilling.

Relembrando brevemente, o upskilling envolve aprender novas competências, enquanto o profissional se mantém em um mesmo cargo ou função. Por outro lado, o reskilling ocorre quando um profissional busca aprender novas habilidades para se requalificar no mercado de trabalho.

5) As Vantagens da Educação Bilíngue

​ Mais da metade das pessoas do mundo inteiro (56%) falam pelo menos duas línguas. Dominar só uma língua é mais do que estar em minoria, é não estar explorando todo o seu potencial.

Pensando no potencial de nossos alunos, falamos sobre bilinguismo no texto “7 Vantagens da Educação Bilíngue”, em que mencionamos os estudos com crianças bilíngues que comprovam o que a neurociência já suspeitava: quando uma pessoa bilíngue usa um idioma, as áreas do cérebro responsáveis pelo segundo idioma são ativadas ao mesmo tempo.

O bilinguismo molda a atividade do cérebro, por isso seus benefícios podem se estender desde a primeira infância até a velhice. Mencionamos também as vantagens cognitivas, neurais e sociais observadas. Sem exagero, podemos dizer que dominar duas línguas tem um efeito profundo sobre o cérebro e pode até torná-lo mais inteligente.

Como será seu 2023?

O ano novo está chegando e é hora de escrever nossas resoluções de fim de ano. Como será seu 2023? Você tem tudo para construir o 2023 que deseja, só depende de suas escolhas.

Trace uma nova meta: 2023 será seu ano de aprender inglês.

A melhor hora de começar é agora. Em 2023, estude na escola que tem mais de 30 anos de experiência na formação de pessoas e profissionais com domínio da língua inglesa.

Venha para o Challenge! Conheça nossa plataforma digital: Going Global.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.