O INGLÊS É UMA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO

 

 

Falar inglês é fundamental para estabelecermos comunicação com o mundo globalizado de hoje. Decidir estudar inglês é investir no próprio futuro. Geralmente pensamos em termos profissionais, mas os benefícios não se limitam ao mercado. O inglês também é uma ferramenta de crescimento pessoal.

Pense em todas as pessoas que você conhece que falam bem inglês — só vale quem aprendeu inglês como segundo idioma! A vida delas não melhorou muito depois de atingirem um nível mais avançado? Talvez tenham conseguido um emprego melhor, uma bolsa de estudos no exterior, ou apenas feito uma viagem com a família. O fato é que o inglês agiu como ferramenta transformadora.

Há mais de 30 anos o Challenge Centro de Idiomas forma alunos para a vida, ensinando inglês para todas as idades. Quando falamos que aprender inglês vai transformar sua vida, falamos com a experiência das histórias de alunos e ex-alunos que nos chegam todos os dias.

Transformamos milhares de vidas através da educação e agora queremos convidar você a uma conversa sobre a potência transformadora do inglês na sua vida pessoal e profissional.

O inglês no Brasil e no mundo

O inglês é a língua mais falada do mundo. Dados recentes indicam que mais de 1,3 bilhão de pessoas falam inglês todos os dias, sendo apenas 360 milhões delas falantes nativos. Ou seja, o inglês tornou-se um idioma universal a tal ponto que é mais falado entre pessoas que o tem como segunda língua do que entre pessoas que nasceram em países de língua inglesa.

Isso se deve ao inglês ter se tornado o idioma padrão do mundo dos negócios, do turismo e também da internet. Se você trabalha em uma empresa que negocia com empresas estrangeiras, certamente já teve que escrever um e-mail em inglês, ou participar de alguma reunião por vídeo chamada inteiramente em língua inglesa.

Como língua predominante na internet, o inglês tornou-se um elo de comunicação entre pessoas dos mais variados países. Saber inglês hoje possibilita acesso a milhões de resultados que não estão disponíveis em outras línguas, como o português: pense em todas as pesquisas acadêmicas que ainda não foram traduzidas, mas podem ser acessadas online em inglês.

Dada a sua importância em nossa sociedade globalizada, o inglês não pode ser encarado como mero conhecimento extracurricular. Ao contrário, acreditamos que o inglês deve ser visto como uma ferramenta de transformação pessoal e profissional.

Transformações na vida profissional

Não é mais surpreendente que falar inglês seja pré-requisito para a maioria das vagas de trabalho. O bom domínio do inglês também é sinal de um perfil diferenciado de candidato, desejado por muitos empregadores.

O número de brasileiros fluentes em inglês ainda é muito baixo, o que dá uma grande vantagem para os candidatos que tenham um bom domínio da língua. Uma pesquisa realizada pelo British Council descobriu que apenas 5% dos brasileiros falam inglês. Ou seja, a concorrência é muito pequena. Um profissional com inglês avançado (C1 e C2) acaba garantindo um diferencial e saindo na frente na corrida por uma vaga de emprego.

Mas inglês não é só necessário para encontrar novas possibilidades no mercado, ele pode ser a ferramenta que alavancará sua carreira. Uma matéria recente do Jornal Nacional (disponível no site G1) abordou essa questão. Sob o título “Brasileiros fluentes em inglês conseguem ganhar mais que o dobro no início da carreira”, a matéria discorre sobre profissionais com curso superior que recebem 65% a mais por terem fluência em inglês. No caso de cargos de diretoria, esse aumento passa a até 90%.

Apesar de todas essas vantagens, acreditamos que as maiores transformações (e certamente as mais profundas) acontecem no âmbito da vida pessoal.

Transformações na vida pessoal

O processo de aquisição de uma língua é capaz de transformar profundamente nossa vida pessoal, principalmente por todo conhecimento sócio-cultural que ele propicia. Falar inglês traz uma maior visão do mundo que nos permite conhecer diferentes culturas e costumes.

Aprender inglês também potencializa nosso acesso ao conhecimento. Boa parte dos livros, artigos científicos e demais conteúdos disponibilizados na internet podem ser encontrados apenas em inglês.

Em termos de autoestima, pense nas vezes em que ouviu uma música de que gosta em inglês, mas não soube se estava cantando corretamente. Ter um bom inglês te permite o prazer de cantarolar sua música favorita sabendo o que a letra significa, ou assistir à sua série preferida no idioma original, sem depender de dublagens.

Imagine fazer uma viagem ao exterior e realmente conhecer os lugares, poder conversar com moradores locais, aprender com eles a verdadeira cultura do país, poder experimentar como é viver naquele país e conhecer novos lugares para visitar, indo além dos tradicionais cartões postais!

Aprender inglês também possibilita poder navegar por sites e redes sociais como YouTube, LinkedIn, Instagram e outros aplicativos e compreender textos em inglês nas descrições de vídeos, perfis, postagens e comentários. As novas possibilidades de interação são praticamente infinitas.

O inglês abre portas a tal ponto que te permite conversar com pessoas do mundo inteiro (até mesmo falantes nativos de línguas que você não conhece). Imagine todas as amizades e oportunidades de negócios que podem ser perdidas por quem não domina o inglês.

Transforme sua vida através do inglês

Aprender inglês transforma vidas e nossos alunos são a prova dessa transformação. Por isso, venha aprender com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Venha para o Challenge! Conheça nossa plataforma digital: Going Global.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.