ENTENDA O CEFR, O QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA LÍNGUAS

 

Talvez você queira se candidatar a um emprego ou a uma vaga em uma universidade internacional, ou talvez tenha curiosidade de avaliar seu nível de inglês… Talvez até mesmo já esteja em busca de uma escola de inglês, mas não sabe qual oferece o nível certo para você.

Situações como essa demonstram a necessidade de um padrão de referência para o aprendizado de línguas, um padrão reconhecido internacionalmente que pode ser aplicado a línguas diferentes.

É com essa ideia que foi criado o Common European Framework of Reference (CEFR), podendo ser traduzido ao português como Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Reconhecendo a importância do CEFR, o Challenge Centro de Idiomas traz para você tudo o que precisa saber sobre o CEFR e seus níveis.

Os objetivos do CEFR

O CEFR fornece uma base comum internacional para a elaboração de programas de estudo de idiomas, diretrizes curriculares, exames e livros didáticos, entre outros. Ele descreve de forma abrangente o que alunos de uma língua estrangeira (brasileiros aprendendo inglês, por exemplo) têm que aprender para se comunicar e que conhecimentos e habilidades eles têm que desenvolver para poder interagir efetivamente.

Os principais objetivos do CEFR são o de promover o plurilinguismo e a diversificação na escolha de línguas no currículo geral e apoiar o desenvolvimento plurilinguístico dos alunos — Já falamos sobre pluri e multilinguismo em outro texto aqui no blog, vale a pena conferir…

A descrição do quadro também define níveis de proficiência que permitem medir o progresso dos alunos em cada etapa da aprendizagem e ao longo da vida. Através do CEFR, testes internacionais (como as provas de Cambridge) se tornam mais transparentes em suas avaliações.

Sabemos que um teste como o Advanced de Cambridge avalia as capacidades do aluno dentro do nível C1; portanto, um aluno que tenha desempenho satisfatório na prova do Advanced, receberá um certificado com o nível C1.

Os níveis do CEFR

O CEFR divide o conhecimento dos alunos em três categorias, com duas subdivisões cada. As categorias são A (uso básico da língua), B (uso independente da língua) e C (uso proficiente da língua). A partir dessa classificação, temos os seis níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Confira nossa descrição detalhada do que o CEFR define para cada nível.

A1 (Nível Iniciante)

Um aluno A1 é capaz de interagir de maneira simples, mas depende da colaboração de seu interlocutor. Ele consegue formular frases simples e descrever onde mora e as pessoas que conhece. Reconhece palavras familiares e algumas expressões básicas, mas depende que o interlocutor fale com calma e repita parte da informação.

Este aluno é capaz de escrever frases simples, como em um cartão postal, ou preencher um formulário com informações pessoais (nome, nacionalidade e endereço), e consegue compreender palavras com que já está familiarizado ao ler frases curtas, como em um catálogo.

A2 (Nível Pré-intermediário)

Um aluno A2 é capaz de se comunicar de maneira básica e trocar informações simples e diretas sobre assuntos e atividades que já lhe são familiares. Ele consegue iniciar diálogos, mas geralmente não compreende o suficiente para prosseguir na conversação sem ajuda.

Ele consegue compreender um vocabulário que lhe é mais familiar por estar relacionado ao seu cotidiano (informações básicas sobre sua família, cidade, escola ou emprego), além de captar o ponto principal em conversas curtas.

Este aluno é capaz de escrever mensagens curtas relacionadas a assuntos de seu cotidiano, como uma nota de agradecimento, por exemplo. Ele consegue ler textos curtos, materiais cotidianos como anotações, menus de restaurante e placas com informações curtas e específicas.

B1 (Nível Intermediário)

Um aluno B1 consegue lidar com a maioria das situações que podem surgir quando estiver viajando e pode entrar em conversas sobre assuntos que são do seu interesse. Ele descreve experiências e eventos, objetivos e ambições pessoais.

Este aluno é capaz de entender o ponto principal de conversas que encontrará em lugares e situações familiares, como seu trabalho, escola ou atividade de lazer. Ele consegue compreender os pontos principais de um programa de rádio ou TV sobre acontecimentos atuais ou tópicos de seu interesse profissional, desde que a fonte seja clara.

Ele escreve textos simples sobre tópicos que lhe são familiares.  Além disso, consegue compreender textos que consistem em temas cotidianos, a descrição de eventos e sentimentos.

B2 (Nível Pós-intermediário)

Um aluno B2 consegue interagir com maior grau de fluência e espontaneidade. Ele consegue tomar parte ativa em discussões e defender suas ideias, desde que esteja familiarizado com o contexto. Ele é capaz de apresentar detalhes em conversas sobre diferentes assuntos e explicar seu ponto de vista.

Este aluno compreende uma vasta gama de discursos, inclusive argumentações mais complexas, desde que o assunto lhe seja familiar. Ele compreende a maioria dos programas de televisão sobre assuntos recentes e consegue entender grande parte do que vê em filmes e séries, desde que siga a linguagem padrão.

Ele escreve textos claros e detalhados sobre uma série de assuntos relacionados com seus interesses, transmitindo informações mais complexas ou dando suas opiniões a favor ou contra determinado tópico. Este aluno lê artigos de jornal e revista sobre assuntos contemporâneos com maior facilidade e começa a compreender um pouco da literatura contemporânea da língua que está estudando.

C1 (Nível Avançado)

Um aluno C1 consegue se expressar fluentemente e com espontaneidade sem precisar buscar expressões na memória. Seu uso da língua é flexível e ele consegue adaptar sua linguagem ao seu meio social e profissional. É também capaz de formular ideias e opiniões com precisão e relacioná-las com as de um interlocutor.

Ele apresenta uma linguagem clara, com detalhamento de assuntos complexos, capaz de desenvolver subtemas e finalizar com uma conclusão apropriada. Além disso, ele compreende discursos extensos, mesmo quando não são formulados corretamente ou não seguem a linguagem padrão da língua.

Este aluno se expressa com clareza na escrita e estrutura textos em que expressa opiniões extensas confortavelmente, chegando a selecionar o estilo apropriado para o leitor que tem em mente. Quanto à leitura, ele é capaz de compreender textos complexos, factuais ou literários, assim como artigos especializados, mesmo quando não está familiarizados com o campo de estudo.

C2 (Nível Proficiente)

Um aluno C2 é capaz de entrar em conversas sobre os mais variados assuntos sem fazer esforço, além de estar mais familiarizado com coloquialismos da segunda língua. Ele consegue se expressar com fluência e transmitir ideias com nuances.

Ele não apresenta dificuldade em compreender a linguagem falada, seja face a face ou por meio de mídias, e consegue entender até mesmo pessoas que falam mais rápido ou apresentam algum sotaque específico.

Este aluno escreve textos complexos em diferentes formatos usando estruturas lógicas. Ele lê com facilidade, compreendendo linguagem abstrata, ironias e trabalhos científicos de áreas em que não é familiarizado.

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