A CRISE DA ATENÇÃO E SEU EFEITO NAS CRIANÇAS

 

Nós vivemos em um mundo distraído, mais parecemos soterrados por opções de aparelhos e telas à nossa volta que não param de sugar nossa atenção. Quando passamos tempo online, somos constantemente seguidos por anúncios. A nossa atenção virou produto nas mãos das redes sociais. Se para nós, adultos, essa já é uma realidade estressante, imagine para nossos filhos, sobrinhos e netos.

As crianças hoje estão tão expostas a tela quanto nós, adultos. O resultado dessa realidade é a falta de interação entre crianças da mesma idade e o baixo engajamento em atividade dentro e fora da sala de aula.

Atento ao que está acontecendo, o Challenge Centro de Idiomas traz para você um retrato da realidade de crianças em todo o mundo. Além de alertar para o problema, queremos explicar as possíveis causas e sugerir formas de resolvê-lo.

As Possíveis Causas

Dentre os pensadores contemporâneos, o britânico Johann Hari destaca-se por escrever sobre o que chama de “crise da atenção”. Hari é autor do livro “Stolen Focus”, um trabalho de investigação sobre os motivos para que tenhamos nos deixado levar a esse estado de distração.

Em sua pesquisa, ele ressalta que a forma como dormimos mudou muito ao longo dos anos. Dormimos uma média de tempo menor do que a que costumávamos décadas atrás. O que teria influenciado tanto nosso sono em poucas décadas? Isso parece ter relação com a forma como nos relacionamos com a tecnologia.

Na visão do autor, grandes empresas de tecnologia criaram um modelo de negócio em que lucram em proporção direta à atenção que as pessoas lhes dedicam. Nossa atenção se tornou o bem mais valioso de um mercado digital onde vale tudo na disputa de quem consegue mais views e cliques.

Não se trata de uma questão de ser contra ou a favor da tecnologia. Hari não vê problema em adultos usarem mídias sociais, mas na forma como essas mídias são utilizadas. No entanto, a situação é mais grave quando estamos falando de crianças.

A Crise da Atenção nas Nossas Crianças

Nessa era de mídias sociais, velocidade da informação e incertezas, não é surpreendente que cada vez mais crianças não sejam capazes de se concentrar com facilidade.

Já falamos sobre o excesso de estímulos visuais e sonoros a que somos expostos todos os dias. Atividades que necessitam de foco, como ler um livro ou assistir a um filme mais longo, nos dão a sensação de estarmos correndo uma maratona. Até conseguimos chegar ao fim, mas nos deixam mais cansados do que satisfeitos.

 O caso é mais delicado com as crianças, por sua vez, já que elas estão experimentando a mesma quantidade de estímulos enquanto ainda estão desenvolvendo suas habilidades de organizar informação e prestar atenção.

Uma pesquisa conduzida pela Kaiser Family Foundation concluiu que, entre alunos de 8 a 18 anos, metade assistia à televisão ou navegava na internet enquanto fazia seus deveres escolares. O curioso é que esses são dados de 2010. Imagina-se que a situação seja muito mais grave em nossa década.

Que frutos poderá obter um dever de casa feito nessas condições? Não é esse o tipo de concentração e dedicação que desejamos para nossas crianças.

As Consequências

Uma criança com dificuldade para focar ou simplesmente incapaz de atingir seu pleno potencial devido às distrações do seu entorno, poderá encontrar uma série de dificuldades ao longo da vida.

Algumas dessas crianças mais parecem aprisionadas em suas próprias vidas. Sem interagir umas com as outras, preferem o conforto de mentes. Esse é um cenário desafiador de dificuldade de socialização e interação dentro da escola.

Na vida escolar, esperamos que as crianças se concentrem em assuntos que não irão manter seu interesse da mesma forma que outros estímulos de gratificação imediata o fazem. É por isso que estar em uma escola não significa que as crianças estão engajadas em sala de aula.

A gravidade do problema é que grandes conquistas de vida (como se formar numa universidade, ou conquistar um emprego em uma empresa internacional) exigem grande quantidade de foco e atenção. Ou seja, quando nossa atenção está em crise, nossa capacidade de alcançar grandes objetivos fica comprometida.

Como Vencer a Crise de Atenção

Antes de enfrentarmos a crise de atenção, precisamos reconhecer que há diferença entre TDAH e crise de atenção ou superestimulação por telas. Por isso, recomendamos que todos os pais que observam sinais de crise de atenção ou TDAH em seus filhos busquem a avaliação de um profissional da área da saúde.

A crescente observação de crianças com crise de atenção demonstra a necessidade de um setor de direção pedagógica para melhor orientar pais e alunos, exatamente como fazemos no Challenge. Acreditamos que a falta de foco nas crianças é uma questão que deve ser resolvida com a participação da família, com o empenho de pais ou responsáveis.

Reconhecemos a gravidade da crise da atenção, é por isso que no Challenge mantemos um olhar atento a tudo o que está acontecendo em sala de aula. Em nossas aulas, nossos professores procuram sempre focar no que é mais importante. Mesmo em nossas aulas descontraídas, quando utilizamos estímulos visuais e sonoros através de nossos vídeos e músicas, não perdemos de vista o principal: a comunicação e o aprendizado da língua inglesa.

Ressaltamos a importância de fazer atividades em família, brincadeiras ou contação de história longe de telas. Uma alternativa é fazer do quarto da criança uma área sem estímulos, ou seja, um local em que não há contato com telas ou aparelhos eletrônicos. O objetivo é acostumar a criança a dividir o momento da diversão e o momento do descanso.

Lembramos aos pais que por mais que essas intervenções possam encontrar resistência no início, os benefícios em longo prazo para seu filho serão muito maiores.

Um olhar voltado para o futuro

O Challenge é uma escola com os olhos voltados para o futuro de nossas crianças. Preocupados com o crescimento da crise de atenção, dedicamos nosso trabalho ao bem-estar de nossos alunos e suas famílias, muito além da sala de aula.

Há mais de 30 anos o Challenge prepara alunos para o mercado e a vida. Nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.