TRABALHO VOLUNTÁRIO E COMPROMISSO SOCIAL

 

 

Você já pensou como o trabalho voluntário pode mudar vidas? Ele muda a vida de quem é beneficiado, de quem o pratica e também a vida da comunidade como um todo. Fazer trabalho voluntário é assumir um compromisso com toda a sociedade, mas também é principalmente um gesto de doação.

Sabemos que doar seu próprio tempo, seu próprio trabalho, não é fácil. Mas o voluntariado acontece porque o desejo de promover essas transformações na vida das pessoas é mais forte.

O Challenge Centro de Idiomas é uma escola que apoia e pratica trabalho voluntário. Há mais de trinta anos, atuamos em nossa cidade (Canoas/RS) transformando a vida da comunidade. Considerando nosso compromisso social, falaremos sobre a importância do trabalho voluntário e o impacto que essa atividade pode ter em sua vida.

O que é trabalho voluntário?

O trabalho voluntário é definido por lei como uma atividade não remunerada prestada a entidade pública ou a instituição privada sem fins lucrativos. Mas só quem já participou de uma atividade voluntária sabe que esse gesto vai muito além das instituições.

O verdadeiro trabalho voluntário está em ver o agradecimento estampado nos olhos de quem recebe esse trabalho. A chance de fazer a diferença na vida de uma pessoa, de ver essa mudança em curso.

Por outro lado, como já dissemos, o voluntariado provoca mudanças também na vida de quem doa seu trabalho; traz felicidade para quem o pratica – não uma alegria que logo passa, mas um sentimento profundo de quem faz o melhor para quem muitas vezes não pode lhe retribuir.

As transformações na vida de quem é voluntário

A vontade de fazer o bem para outros é o primeiro passo para o voluntariado. Mas há outros aspectos que o trabalho voluntário começa a despertar em nós:

 

  1. Nós nos tornamos mais responsáveis. O voluntário precisa estar presente de corpo e alma em seu trabalho. Assumir essa responsabilidade só torna mais gratificante a sensação de que os outros podem contar conosco, com nosso empenho e com a qualidade de nosso trabalho.

 

  1. Nós nos tornamos mais organizados. Como em qualquer atividade, a organização economiza tempo, trabalho e recursos — três elementos cruciais no voluntariado. O trabalho voluntário nos transforma em pessoas atentas aos aspectos que podem ser melhorados em nossa sociedade, em nosso trabalho, em nossa vida.

 

  1. Nós nos tornamos mais flexíveis. Nem tudo sairá sempre como o esperado e precisamos nos adaptar a situações adversas. Através do voluntariado, desenvolvemos a leveza e a capacidade de nos adaptarmos em meio a imprevistos.

 

  1. Nós nos tornamos mais pacientes. Dificuldades e divergências podem surgir ao longo de nosso trabalho voluntário. Nesses momentos, precisamos entender que são apenas pessoas sendo pessoas. É necessário respirar fundo, compreender a visão do outro, dialogar e aprender a ceder quando necessário. Muitas vezes, o outro só precisa de alguém que o escute e seja paciente. Você pode ser essa pessoa.

 

  1. Nós nos tornamos mais estáveis emocionalmente. Às vezes, é difícil não nos questionarmos sobre nossa vida frente a situações que vivenciamos durante o voluntariado. O segredo é aproveitar esses momentos para ser grato pelo que temos, abrir o coração para aprender com as diferentes histórias e contextos e transformar essa experiência em uma fonte de esperança para nós e para quem precisa.

As vantagens do voluntariado

Nenhum benefício pessoal pode se comparar ao ato de doação de ser um voluntário. Ainda assim, reconhecemos que o trabalho de voluntariado pode trazer vantagens para quem doa seu tempo.

Em primeiro lugar, o trabalho voluntário é uma experiência única. Ele nos dá a oportunidade de aprender convivendo com outras pessoas, inclusive com pessoas de outros meios sociais. Assim conhecemos a realidade de nossa sociedade e podemos sentir que o mundo é uma grande comunidade. Ao conhecer a realidade do outro, suas vivências e características, ampliamos nossa visão sobre a importância de desenvolver a empatia.

O voluntariado também pode ser bastante interessante para quem busca por experiência profissional no currículo ou por horas complementares para a faculdade. Segundo decisão do MEC de agosto de 2018, horas de trabalho voluntário podem ser adicionadas ao currículo dos ensinos básico e superior.

Além disso, o trabalho voluntário pode servir como critério de seleção para admissão em universidades e para aprovação de bolsas de estudo tanto no Brasil como no exterior. Universidades como Oxford (Inglaterra), Harvard (Estados Unidos), British Columbia (Canadá), entre outras, afirmam a importância do trabalho voluntário ao descrever o perfil que esperam de seus alunos. Não há uma regra sobre a carga horária de voluntariado desejada pelas instituições, mas é recomendada uma média entre 50 e 200 horas.

Um trabalho de responsabilidade social

O Challenge Centro de Idiomas é uma escola com tradição de trabalho voluntário. Com os olhos voltados para a comunidade, seguimos abertos a acolher voluntários e trabalhar com entidades parceiras.

A escola já promoveu diversas turmas com alunos em projetos sociais, doando o trabalho de nossos profissionais para o desenvolvimento da comunidade. Ao levarmos a língua inglesa a esses alunos, abrimos novas possibilidades para seu futuro, na vida e no mercado de trabalho.

Nosso longo histórico de serviços doados à comunidade conta com parcerias com o Projeto Pescar, PV Parceiros Voluntários Canoas, ACADEF (Associação Canoense de Deficientes Físicos), Associação Pestalozzi Canoas, Banco de Alimentos, CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Canoas, CICS (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, Ongs como Chimarrão da Amizade, Canta Brasil, Amigos da Páscoa e outras Instituições Beneficentes. Depoimentos de parceiros beneficiados comprovam que nosso trabalho transformou vidas em nossa região.

Saber de nosso passado nos motiva a construir um futuro ainda mais solidário. Por isso, em 2022 o Challenge Centro de Idiomas está retomando suas ações de trabalho voluntário. Junte-se a nós nessa jornada.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.