ELIZABETH II, A RAINHA QUE FEZ HISTÓRIA

 

Foi com grande surpresa que recebemos a notícia do falecimento da Rainha Elizabeth II (1926-2022). O Palácio de Buckingham anunciou a morte da rainha no dia 8 de setembro de 2022. Elizabeth deixou quatro filhos, dentre eles seu sucessor.

Nos últimos dias, muito foi falado sobre a monarca britânica. Parece consenso que, após 96 anos de vida e 70 anos de reinado, Elizabeth teria testemunhado a história. Nós, ao contrário, pensamos que a Rainha Elizabeth II fez história.

Em homenagem a mais longeva rainha do Reino Unido, o Challenge traz para você os principais momentos da vida dessa monarca que marcou gerações. Venha conhecer essa história de vida impressionante.

Primeiros anos

A Rainha Elizabeth nasceu em Londres em 21 de abril de 1926, filha do Príncipe Albert e de Elizabeth Bowes-Lyon. Na época de seu nascimento, não se imaginava que Elizabeth poderia chegar ao trono, uma vez que seu pai não era o primeiro na linha de sucessão. Foi apenas com a abdicação do tio (Edward VIII) em 1936 que Elizabeth tornou-se sucessora do pai, o Rei George VI.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939—1945), Elizabeth enfrentou seus primeiros desafios como líder. Aos quatorze anos, em 1940, a jovem princesa fez sua primeira transmissão de rádio. Em seu discurso, transmitiu segurança para as crianças do Reino Unido que na época estavam sendo evacuadas para o interior do país durante a guerra. Antes do fim da Segunda Guerra, Elizabeth ainda entraria para o exército como mecânica de automóveis e trabalharia como motorista de ambulância como parte do esforço de guerra.

Vida familiar

Elizabeth casou com Philip Mountbatten em 1947. Eles haviam se conhecido quando ela tinha apenas 13 anos e com o passar do tempo o amor entre eles floresceu. Apontados por muitos como um casal improvável, Elizabeth sempre foi muito reservada, enquanto Philip era conhecido por seu temperamento intempestivo. Mesmo com especulações sobre crises no casamento, o casal permaneceu unido até a morte de Philip em 2021 aos 99 anos.

Elizabeth e Philip tiveram seu primeiro filho, Charles (atualmente, Rei Charles III), em 1948, e depois tiveram Anne em 1950. Os outros dois filhos do casal, Andrew e Edward nasceriam em 1960 e 1964, respectivamente, anos depois da coroação de Elizabeth.

Coroação e reinado

Elizabeth foi proclamada rainha aos 25 anos. Após o falecimento prematuro do pai em 1952, Elizabeth assumiu imediatamente as funções do soberano, ainda que sua coroação só acontecesse no ano seguinte. A coroação de Elizabeth foi um evento grandioso que tomou a Abadia de Westminster em 1953. A cerimônia foi transmitida ao mundo inteiro através da televisão.

Em seus primeiros anos de reinado, nas décadas de 1950 e 1960, muitos territórios britânicos conquistaram sua independência. Nesse período, Elizabeth realizou muitas viagens para estreitar laços com diversos países. O resultado desse movimento foi a progressiva consolidação da Commonwealth, uma associação política de ex-colônias britânicas. Das 56 nações que fazem parte da Commonwealth, 15 estão atualmente sob tutela do monarca britânico (como Canadá e Austrália, por exemplo) e por isso são chamados de Commonwealth Realms, ou Reinos da Commonwealth.

Como monarca constitucional, Elizabeth reunia-se semanalmente com o primeiro-ministro, apesar de nunca interferir efusivamente em assuntos políticos ou revelar suas posições pessoais. Ao longo de seu reinado, Elizabeth conviveu com quinze primeiros-ministros. O primeiro deles foi Winston Churchill, por quem mantinha muita admiração devido à postura deste durante a Segunda Guerra. Por outro lado, Elizabeth manteve uma relação bastante distante e por vezes conflituosa com outra figura política que marcou a história: Margaret Thatcher.

O reinado de Elizabeth foi longo e pacífico, abrangendo um período de transição na forma como o Reino Unido é visto no mundo. Elizabeth modernizou a monarquia britânica, removendo algumas das formalidades e tornando algumas das propriedades exclusivas da família real mais acessíveis ao público.

Linha de sucessão

Em 1969, Elizabeth oficializou Charles como seu sucessor ao nomeá-lo com o título de Príncipe de Gales, honraria tradicionalmente concedida ao herdeiro real. Após o casamento de Charles com Diana Spencer em 1981, a rainha viu nascer os netos William (1982) e Harry (1984). Desde o nascimento, William assumiu seu posto na linha de sucessão real.

O divórcio de Charles em 1996 foi logo seguido do acidente fatal de Diana em 1997, dois eventos que abalaram a imagem da monarquia britânica no mundo inteiro, principalmente devido à popularidade de Diana. Uma semana após o acidente, Elizabeth manifestou-se publicamente lamentando a morte da princesa, o que acalmou os ânimos de seus críticos.

Apesar de constantes sugestões ao longo dos anos para que abdicasse o trono em favor de seu filho Charles, Elizabeth manteve sua posição como forma de reforçar a estabilidade da monarquia. Mesmo passando dos noventa anos, a rainha continuou com suas obrigações, realizando centenas de compromissos oficiais todos os anos.

O legado de Elizabeth II

Elizabeth morreu aos 96 anos. Após 70 anos de reinado, tornou-se a rainha mais longeva da história. Em seu último ato oficial, enviou felicitações ao Brasil pelo bicentenário de nossa Independência.

A partida da rainha suscitou discussões sobre o papel do Reino Unido no mundo após a sua morte. O fato é que Elizabeth II manteve uma vida exemplar, de dedicação à família e ao dever. Conseguiu realizar mudanças necessárias na monarquia, sem deixar de manter a estabilidade esperada de um monarca. Este é seu grande legado.

Essa é a homenagem do Challenge Centro de Idiomas a Rainha Elizabeth II, uma inspiração para homens e mulheres de todo o mundo.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.