AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER

 


Quando ouvimos falar de inteligência, logo pensamos em provas difíceis, muita leitura e teste de QI. Mas você já ouviu falar em inteligências múltiplas?

O psicólogo norte-americano Howard Gardner é alguém que não se conformava com a diferença que havia entre suas observações empíricas e o conceito comum de “inteligência”. Ele se tornaria o pai de uma teoria conhecida como Teoria das Inteligências Múltiplas.

Muito importante para a educação, a teoria de Gardner modificou a forma como compreendemos o aprendizado e lidamos com nossas próprias habilidades. Aprender mais sobre as inteligências múltiplas pode ajudá-lo a compreender melhor seus próprios pontos fortes e escolher com sabedoria sua carreira.

Pensando em você, o Challenge Centro de Idiomas apresenta tudo o que você precisa saber sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner. Venha descobrir qual é sua inteligência predominante!

A Teoria de Gardner

Testada e aprovada depois de décadas em aplicação nas salas de aula, a teoria ganhou o apreço de diversos professores e escolas que percebem a diferença no ensino trazida pela teoria de Gardner.

A partir de seu livro “Frames of Mind”, de 1983, Gardner expandiu a compreensão do que era tradicionalmente considerado como “inteligência” e delineou vários tipos distintos de competências intelectuais.

Analisando toda a gama de habilidades e talentos que as pessoas possuem, Gardner teorizou que as pessoas não deveriam ter apenas uma capacidade intelectual, uma “inteligência”, mas muitos tipos de inteligência.

A partir dessa conclusão, ele identificou sete, hoje reconhecidas como oito, inteligências distintas. Segundo Gardner, todos nós nascemos com as mesmas inteligências, mas nosso perfil individual difere de acordo com nossas experiências de vida, aumentando ou diminuindo a predominância de cada inteligência.

Uma pessoa pode ter uma predominância maior das inteligências linguística e intrapessoal, por exemplo, com menor presença das inteligências interpessoal e lógico-matemática.

Por acreditar que as pessoas têm múltiplas formas diferentes de pensar e aprender, a teoria de Gardner abriu as portas para novas pesquisas e diferentes maneiras de pensar sobre a inteligência humana. Vamos aprender mais sobre cada tipo de inteligência?

  1. Inteligência Linguística

Essa inteligência trata da sensibilidade à língua escrita ou falada. Pessoas com uma predominância da inteligência linguística demonstram maior habilidade para escrever histórias, memorizar informações e ler. São pessoas com maior facilidade de aprender idiomas e capacidade de usar a língua para atingir determinados objetivos.

Essa é a inteligência predominante entre escritores e jornalistas, devido à habilidade com comunicação escrita. Também é comum entre advogados e juízes, pela habilidade de ser mais persuasivo na comunicação. Por fim, também é a habilidade predominante entre professores, por permitir explicar bem conceitos mais complexos.

  1. Inteligência Lógico-matemática

Esse tipo de inteligência tem como ponto forte a análise de problemas e resolução de operações matemáticas. Por isso, essa inteligência é comum entre matemáticos, estatísticos, cientistas e até mesmo contadores.

Pessoas com predominância da inteligência lógico-matemática têm facilidade em fazer cálculos e resolver problemas abstratos. Por serem também muito lógicos, têm maior facilidade para investigar questões cientificamente. São pessoas que gostam de pensar em idéias abstratas e de conduzir experimentos científicos.

  1. Inteligência Visual-Espacial

Essa inteligência é marcada pela capacidade de reconhecer e manipular imagens espaciais em grande e em pequena escala. Pessoas com predominância dessa inteligência têm facilidade em reconhecer padrões visuais; interpretam mais facilmente quadros e gráficos; apreciam desenho, pintura e artes visuais em geral e costumam se divertir lendo ou montando quebra-cabeças.

A inteligência visual-espacial é muito valorizada em diversas profissões, abrindo oportunidades de emprego para escultores, cirurgiões, artistas plásticos e arquitetos. Por estar relacionada à navegação, essa é a inteligência predominantes entre pilotos de avião.

  1. Inteligência Físico-Cinestésica

Essa é uma inteligência relacionada ao movimento físico e ao controle motor. Por isso, garante uma maior habilidade corporal, coordenação dos movimentos e destreza em geral. Uma inteligência indispensável para quem busca uma carreira nas áreas de dança, atletismo, esportes em geral e fisioterapia.

Pessoas com predominância da inteligência físico-cinestésica gostam de criar coisas manualmente; são habilidosas na dança e no esporte; e curiosamente tendem a se lembrar mais facilmente ao fazer algo, em vez de ao ver ou ouvir.

  1. Inteligência Musical

Como o nome da própria inteligência sugere, trata-se de uma inteligência voltada à música, padrões sonoros e ritmo. Pessoas com predominância nessa inteligência têm maior habilidade na apresentação, composição e apreciação de padrões musicais.

É a inteligência mais importante para quem planeja uma carreira no ramo de música, como cantor, compositor, músico ou DJ.

  1. Inteligência Interpessoal

A inteligência interpessoal está relacionada com a capacidade de compreender intenções, motivações e desejos de outras pessoas. Por isso, acaba favorecendo a interação entre pessoas e o trabalho em equipe.

Pessoas com predominância da inteligência interpessoal costumam se comunicar bem verbalmente, apesar de também serem habilidosas na comunicação não-verbal. Elas criam relações positivas com os outros e geralmente são aqueles que resolvem conflitos.

Essa é a inteligência predominante entre psicólogos, vendedores e profissionais de relações públicas, podendo ser importante também para professores e gerentes.

  1. Inteligência Intrapessoal

A inteligência intrapessoal está relacionada com a capacidade de compreender a si mesmo, favorecendo a introspecção e a auto-reflexão. Está presente em pessoas que gostam de analisar teorias e idéias e demonstram muita autoconsciência.

Pessoas com predominância de inteligência intrapessoal têm a capacidade de reconhecer e compreender seus próprios estados de ânimo, desejos, motivações e intenções. Isso o ajuda a regular a própria vida, compreendendo quais objetivos são mais importantes e como alcançá-los.

Carreiras relacionadas a essa inteligência incluem terapeutas, psicólogos e filósofos, podendo ser importante também para empresários ou sacerdotes.

  1. Inteligência Naturalista

A inteligência naturalista envolve a habilidade de reconhecimento e classificação das numerosas espécies de um ambiente. Essa inteligência foi recentemente adicionada à teoria de Gardner e foi recebida com maior resistência no meio acadêmico do que as sete inteligências originais.

Gardner descreve as pessoas com predominância da inteligência naturalista como indivíduos em maior sintonia com a natureza e que estão frequentemente interessados em nutrir, explorar o meio ambiente e aprender sobre outras espécies.

Por estar relacionada à capacidade de identificar e distinguir entre diferentes tipos de plantas, animais e formações climáticas do mundo natural, essa é a inteligência predominante entre botânicos, biólogos, meteorologistas e geólogos.

A Teoria das Inteligências Múltiplas na Prática

A única forma de aplicar a teoria das inteligências múltiplas é desenvolver abordagens de ensino que estimulem as múltiplas inteligências e façam florescer o potencial de cada aluno.

Utilizando a teoria das inteligências múltiplas, o Challenge Centro de Idiomas forma profissionais para o mercado e a vida há mais de 30 anos, ensinando não apenas inglês, mas as habilidades de que o mercado precisa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.