O QUE SÃO METODOLOGIAS ÁGEIS (OU AGILE METHODOLOGIES)?


As metodologias ágeis (Agile Methodologies) vêm ganhando cada vez mais espaço nas grandes empresas como uma forma de acelerar entregas de um determinado projeto.

Sua aplicação surgiu entre desenvolvedores de software e logo se tornou comum em equipes de projeto. Hoje as mesmas estratégias por trás das metodologias ágeis já são utilizadas por empresas de diversas áreas.

Quer saber mais sobre métodos ágeis e como eles podem influenciar sua vida e sua empresa? Prepare-se porque a equipe do Challenge selecionou tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que significa dizer que algo é “ágil” (agile)?

Em última análise, agile é uma mentalidade, um mindset formado pelos valores e princípios do Agile Manifesto. Estes valores fornecem orientações sobre como responder às mudanças e como lidar com a incerteza.

Metodologias ágeis quebram processos convencionais na busca de uma abordagem mais eficiente da produtividade no local de trabalho. Elas nos levam a pensar como podemos entender o que está acontecendo no ambiente em que nos encontramos hoje, identificar as incertezas que estamos enfrentando e descobrir como podemos nos adaptar a isso.

Diante de um impasse, o profissional ágil realiza tentativas, pequenos testes de algo que pode funcionar — algo comum no campo de desenvolvimento de software. O profissional obtém feedback e realiza ajustes de acordo com essa informação.

Pode-se dizer que a primeira frase do “Agile Manifesto” encerra a ideia geral desse movimento: “Estamos descobrindo melhores maneiras de desenvolver software ao passo em que o desenvolvemos e ajudamos outros a desenvolvê-lo”.

As Metodologias Ágeis (Agile Methodologies)

Agile methodologies não são propriamente metodologias, no sentido mais aceito nas universidades. Elas são convenções que uma equipe escolhe seguir dentro dos princípios e valores denominados ágeis. O mais importante é manter esses princípios em mente. Deixe que o contexto oriente quais estruturas, práticas e técnicas você deve utilizar. Tenha em mente no momento da escolha o trabalho de sua equipe e o valor que pretende entregar a seus clientes.

As metodologias ágeis dispõem de frameworks que ajudam a informar onde uma equipe começa com sua metodologia, mas nenhum desses frameworks pretende ser a metodologia em si.

Dentro da cultura ágil, não há uma metodologia mais eficiente do que outra. Há apenas a solução mais adequada para o seu projeto. As equipes de trabalho devem ter a autonomia para adaptar as estruturas Agile para melhor servirem ao seu contexto. 

Kanban

Uma técnica muito utilizada por profissionais dentro de uma cultura de trabalho ágil é o “Kanban”, nome derivado da palavra japonesa para “tabuleta”. Essa ferramenta é extremamente visual e facilita o desenvolvimento e gerenciamento de muitos projetos.

A técnica consiste em retratar as etapas de desenvolvimento de um projeto em um quadro dividido em colunas. Cada coluna deve corresponder a algum estágio do projeto, como “em progresso” e “finalizado”.

De uma forma simples e rápida, as equipes responsáveis conseguem compreender todo o fluxo de desenvolvimento e o estado atual de progresso do projeto. Assim, todos sabem exatamente quais são as próximas tarefas e podem se preparar adequadamente para executá-las.

Essa ferramenta requer interação completa e transparência para permitir que os membros das equipes estejam equipados com o estágio certo de desenvolvimento a qualquer momento e tenham um fluxo de trabalho coeso em todos os momentos.

O Kanban pode ser facilmente aplicado a qualquer projeto, porém é geralmente utilizado em combinação com um framework ágil bastante popular, conhecido como Scrum.

Scrum

O framework Scrum resume os princípios das metodologias ágeis porque encoraja as equipes a aprenderem por experiência, a encontrarem as melhores formas de se organizar enquanto solucionam um problema e a avaliarem os erros e os acertos com frequência, a fim de manterem uma melhora contínua. Ou seja: permite aos profissionais envolvidos gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.

Scrum não é um conjunto de regras detalhadas e processos que devem ser seguidos. Por isso, é considerado um framework leve e adaptável às situações. As suas regras servem para orientar relacionamentos e interações e não ações.

As fases de desenvolvimento do Scrum são divididas em ciclos chamados de “sprints”. O Scrum se concentra em entregas contínuas, por isso cada sprint resulta em uma entrega que é logo reavaliada e seu resultado volta a ser trabalhado.

Esse método permite aos desenvolvedores de um projeto ajustarem as prioridades para garantir que qualquer etapa receba mais atenção.

Uma vida mais ágil

Metodologias ágeis otimizam o trabalho e maximizam resultados. Mas não são só elas que fazem a diferença em sua atuação profissional. Ser fluente em inglês também.

No mundo de hoje, o domínio do inglês tornou-se indispensável. Venha aprender com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

 No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.