DESIGN THINKING: CRIATIVIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS



 

Quando o assunto é inovação, um dos termos mais falados atualmente é design thinking. Empresas como Apple, Nike, P&G, Sony e Itaú afirmam utilizar alguma forma de design thinking. Mas, afinal, o que é exatamente design thinking?

Inicialmente pode parecer um termo complicado, destinado apenas a designers ou criadores de produto. Mas a verdade é que qualquer pessoa pode usar o design thinking para desenvolver seu potencial criativo ou habilidades competitivas de que o mercado tanto precisa.

O processo de design thinking vem sendo aplicado há anos por diversas empresas norte-americanas na resolução de problemas. O sucesso dessa prática fez com que o termo se popularizasse pelo mundo inteiro. Todo aquele que busca por inovação em seu trabalho pode encontrar um aliado no design thinking.

O design se tornou importante demais para ser deixado somente nas mãos dos designers

(Tim Brown)

O que é design thinking?

Em termos simples, design thinking é um conjunto de ferramentas para resolução de problemas. Quando uma empresa deseja criar um novo produto, ou busca uma forma de resolver um problema, ela pode recorrer ao design thinking para chegar à solução.

O termo surgiu através de uma das maiores empresas de inovação do mundo, a IDEO. A ideia de design thinking foi criada por David Kelley, fundador da IDEO, e Tim Brown, atual CEO da empresa.

Segundo David Kelly, a maioria das pessoas pensa que não é suficientemente criativa, enquanto, na verdade, elas são. Kelly acredita que sua abordagem de design thinking pode desbloquear a criatividade das pessoas e torná-las capazes de resolver problemas e de se destacar em suas áreas de atuação por pensar diferente.

Há muitos processos que podem ser usados para a solução de problemas. O grande diferencial do design thinking é seu foco no lado humano durante a solução criativa de problemas. O design thinking usa-se de empatia para compreender quem é o usuário de seu produto ou serviço, para ajudá-lo a ver o ponto de vista do cliente através de uma perspectiva humana.

As etapas do processo de design thinking

Há cinco etapas em qualquer processo de design thinking. Mesmo que em cada uma dessas etapas o processo específico seja muito flexível e cada empresa ou design thinker o faça de forma diferente, as cinco etapas permanecem sempre as mesmas.

Esses cinco passos são como um mapa do processo ideal, mas os exercícios dentro de cada ciclo não são definidos. Quando se trata de design thinking, o profissional tem uma ampla ideia do que pode fazer, mas não há regras rígidas sobre o que deve ser feito em cada etapa.

  1. Empatizar

Este passo trata basicamente de entender as pessoas para quem você está projetando seu produto ou serviço. Nesta etapa, os profissionais coletam informações, fazem entrevistas, criam personas, tentam descobrir quem tem a se beneficiar de seu trabalho.

Uma vez identificado quem é seu cliente, pergunte-se quais são os problema dessa pessoa e que pode ser feito a respeito.

  1. Definir

Nesta etapa, você analisa os dados coletados no primeiro passo e começa a buscar conclusões. O principal objetivo desse passo é partir de dados e transformá-los em insights. Para isso pergunte-se: (1) Quais são as necessidades do meu cliente? (2) Quais são seus problemas? (3) Quais são os seus desafios? (4) Quais desses insights posso usar?

  1. Idealizar

Essa é uma etapa em que começam a surgir as ideias. Depois de tudo o que aprendeu nas etapas anteriores, você segue em busca de soluções enquanto combina suas ideias com os insights que teve.

Essa etapa parece um grande brainstorming. O verdadeiro objetivo aqui não é encontrar a ideia perfeita, mas pensar o máximo de ideias possível.

  1. Prototipar

Nesta etapa, você considera todas as suas ideias e seleciona apenas aquelas que acredita que valeria a pena transformar em algo mais realista. Então, você transforma essas ideias em protótipos testáveis. A ideia aqui é fazer rapidamente algo que você possa testar com usuários reais. Não é necessário perfeição.

  1. Testar

Nesta última fase, você realiza testes de seus protótipos com pessoas reais. É vital que você obtenha feedback de usuários reais durante esta fase de testes; para isso, selecione pessoas com base em suas observações no primeiro passo do ciclo.

Depois de realizados os testes, nem tudo está terminado. Durante essa última fase, você poderá ter uma série de novos insights. Se isso acontecer, reúna suas ideias e volte à fase de idealizar novamente. Lembre-se de que design thinking não é um processo linear, mas um ciclo.

As vantagens do design thinking

A partir do design thinking, é possível encontrar soluções criativas, eficientes e baratas para diversos problemas, desde assuntos internos até o lançamento de novos produtos e serviços.

O primeiro grande benefício do design thinking é o seu baixo custo, uma vez que a implementação quase não gera despesas. Em segundo lugar, esse pode ser o responsável pelo seu diferencial diante da concorrência, afinal, um pouco de pensamento criativo pode ajudá-lo a conquistar uma fatia maior do mercado.

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