MINDSET E CRESCIMENTO PESSOAL


 

Você acredita que o que pensa sobre si mesmo pode ser a diferença entre seu sucesso e fracasso? A pesquisa pioneira da Dra. Carol Dweck, psicóloga de Stanford, acredita que suas crenças desempenham um papel fundamental em seu crescimento pessoal.

Depois de décadas estudando porque algumas pessoas são bem-sucedidas e outras, até mesmo mais talentosas, não o são, a Dra. Dweck descobriu que a mentalidade das pessoas tem o poder de determinar seu sucesso.

A esse conjunto de crenças capaz de moldar sua percepção de si mesmo e do mundo ao seu redor, Carol Dweck chamou de mindset.

O verdadeiro potencial de uma pessoa é desconhecido (e incognoscível)

(Carol Dweck)

Como o mindset funciona?

Seu mindset é capaz de influenciar como você pensa, sente, e se comporta. Os estudos de Dweck apontaram para dois tipos predominantes de mindset, o que ela chamou de mindset de crescimento e o que chamou de mindset fixo. Compreender essa diferença é fundamental para seu crescimento pessoal.

  1. Mindset de crescimento é aquele em que você acredita ser capaz de desenvolver novas habilidades através de prática e perseverança. Tal crença é responsável por impulsionar sua motivação, o que produzirá resultados. Em resumo, o mindset de crescimento envolve a crença de ser capaz de alcançar seu pleno potencial através de suas próprias ações.

 

  1. Mindset fixo, ao contrário, envolve a percepção de suas habilidades como inatas e imutáveis, ou seja, “se sou ruim em matemática”, por exemplo, “não tem jeito. Nunca aprenderei matemática”. Uma mente de mindset fixo não acredita que pode melhorar e não está motivada a se esforçar para seu próprio crescimento.

Assim podemos compreender como pessoas com um mindset de crescimento conseguem obter sucesso profissional e desenvolverem-se enquanto indivíduos com mais facilidade do que pessoas que tem um mindset fixo. Estas acabam por aprisionar-se num pequeno círculo de ação por rejeitarem enxergar suas possibilidades e vivem sem atingir seu crescimento pessoal.

A boa notícia é que uma mente de mindset fixo pode se tornar uma mente de mindset de crescimento.

Como assumir um mindset de crescimento?

Podemos destacar cinco valiosas dicas para desenvolver o mindset de crescimento.

  1. Estabeleça metas claras

A falta de definição de metas pode desviar você dos resultados que almeja. Um método recomendável é o de estabelecer metas SMART (acrônimo em inglês para Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal/com prazo determinado).

  1. Mantenha o foco

Seja intencional em suas ações, esforce-se com convicção e esteja motivado. Práticas de mindfulness podem ajudá-lo a manter-se concentrado em seu próprio aprendizado e crescimento pessoal.

  1. Seja persistente

Errar é muitas vezes inevitável. Aceitar o próprio erro e aprender com ele é uma característica do mindset de crescimento. Essa não é apenas uma questão de resiliência, um adaptar-se para não repetir os erros. Trata-se de não ter medo de errar novamente. Um mindset de crescimento está sempre em busca de novas possibilidades e, por isso, não pode ser impedido pelo medo.

Não compare seu início com o meio da jornada de outra pessoa, ou o meio de sua jornada com o fim da de outra pessoa

(Tim Hiller em “Strive: Life is Short, Pursue What Matters”)

  1. Aprenda com os erros de outras pessoas

Quem melhor para guiá-lo em uma situação difícil do que quem a superou? Se você souber analisar as histórias das pessoas com atenção, será capaz de aprender com seus erros. Não há necessidade de se comparar com essas pessoas, apenas de compreender onde e como erraram e o que fizeram para superar esse erro.

  1. Crie o hábito de refletir

A autorreflexão é essencial para seu aprendizado de vida. Ela permite que você faça perguntas a si mesmo, pense profundamente sobre seus processos e reavalie suas estratégias. Através da reflexão você poderá aprender lições que só são compreensíveis em retrospecto e ter novos insights para sua jornada de crescimento.

A ação é a grande restauradora e criadora de confiança

(Normal Vincent Peale, autor de “The Power of Positive Thinking”) 

Invista em seu crescimento pessoal

Ter um mindset de crescimento é investir na crença de que você tem a capacidade de mudar, crescer e desenvolver-se em qualquer coisa que se dedique. Lembre-se de que você tem o poder de passar pelos erros, aprender com eles e com a experiência dos outros.

Aprender algo novo é sempre bem-vindo para quem tem um mindset de crescimento. O aprendizado faz parte de seu processo, e você pode começar essa nova jornada de crescimento aprendendo uma segunda língua.

No mundo de hoje, o domínio do inglês tornou-se indispensável. Venha aprender com quem há mais de trinta anos forma alunos para a vida.

 No Challenge Centro de Idiomas, nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.