O PROFISSIONAL T-SHAPED

 

O PROFISSIONAL T-SHAPED

Por muitos anos o mercado de trabalho foi dominado pela crença de que se deve buscar uma especialização para dominar uma área específica. Formávamos experts em áreas distintas num mundo em que as áreas de atuação eram como caixas separadas umas das outras.

Nessa época, ainda tínhamos a ideia de que um funcionário trabalharia por toda a vida na mesma empresa e ascenderia a novos cargos por seus anos de experiência. Uma promoção geralmente significava avaliar o trabalho de outros profissionais do mesmo ramo, sem exigência de conhecimento em outras áreas ou de capacidade de liderança.

Nosso mundo globalizado não poderia ser mais diferente. A maioria de nossas atividades hoje é multidisciplinar, altas posições exigem capacidade de liderança e a ideia de ter de lidar com assuntos que não são de nossa área de expertise não soa mais tão estranha.

O que fazer nessa situação? Buscar a ajuda de outro especialista exige um conhecimento mínimo da outra área para formular as perguntas certas. Deter esse conhecimento especializado, sem conhecimento de outras áreas, fecha os olhos dos especialistas para soluções possíveis; assim como ser um generalista, sem uma área de expertise, impossibilita o profissional de exercer um trabalho qualificado.

Rapidamente, o mundo atual viu-se necessitado de um novo tipo de profissional.

Os tipos de profissionais

É possível identificar três tipos distintos de profissionais atuando no mercado, lembrando que eles podem ser encontrados em diversas áreas.

  1. Profissional Dash-shaped. É aquele que possui muito conhecimento, mas não domina plenamente nenhuma habilidade específica. É um profissional generalista, que sabe de tudo um pouco, sem possuir uma área de expertise.

 

  1. Profissional I-shaped. É aquele que possui domínio de um campo do conhecimento apenas e não aplica suas habilidades a outras áreas. Esse tipo de profissional está voltado apenas a sua área de expertise e acaba não conseguindo buscar soluções em outros campos do conhecimento ou até mesmo realizar diálogos interdisciplinares.

 

  1. Profissional T-shaped. É como chamamos aquele profissional que se diferencia do Dash-shaped e do I-shaped, apesar de apresentar algumas características comuns aos dois. É um profissional que apresenta domínio completo de uma área e consegue colaborar com especialistas de outras áreas, realizando um diálogo interdisciplinar.

Por que t-shaped?

O termo foi criado por David Guest em 1991, mas só ganhou popularidade em 2010 quando Tim Brown, CEO da IDEO, o utilizou em uma entrevista. Brown usou o termo ao comentar o trabalho de seus liderados em áreas multidisciplinares.

O termo “T-shaped” (“formato de t” em inglês) foi escolhido para descrever esse tipo de profissional devido ao formato da letra T, com dois eixos. O traço vertical representaria a profundidade de conhecimento na principal habilidade do profissional, enquanto o traço horizontal representa a disposição para a colaboração entre disciplinas.

O profissional t-shaped tem tanto profundidade quanto amplitude em suas habilidades. Esse profissional é alguém que recebeu treinamento em áreas relacionadas ao seu campo de profunda especialização, por isso a horizontalidade de seu conhecimento, referindo-se a sua ampla gama de habilidades, enquanto a verticalidade refere-se a uma habilidade que o profissional dominou ao longo do tempo.

A importância do profissional t-shaped

Ser um profissional t-shaped exige conhecimento em diversas outras áreas, abrangência intelectual e interação com outros profissionais. Tal multidisciplinaridade só é alcançada com conhecimento adquirido e desenvolvimento de competências sócio-emocionais, as conhecidas soft skills.

Além dessas habilidades, uma qualidade indispensável ao profissional t-shaped é a empatia, pois ela permite que o profissional encare um problema a partir da perspectiva de outras pessoas, de diferentes áreas.

Segundo a própria Harvard IT Academy, o que torna esses profissionais tão eficazes no que fazem é serem imensamente empáticos, tendo um senso aguçado das perspectivas das outras pessoas com as quais trabalham. Um profissional t-shaped consegue escutar o outro ativamente e criar soluções baseadas nas ideias de diferentes profissionais.

Como se tornar t-shaped

O profissional que ingressa no mercado de trabalho hoje geralmente começa como I-shaped, principalmente devido ao nosso sistema de ensino médio e universitário, voltado para formar o aluno em um ramo do conhecimento apenas. O desafio dos gestores está em procurar colaboradores com potencial para se tornarem profissionais t-shaped.

O primeiro passo é sair de sua área de expertise e começar explorando tópicos adjacentes, assim aumentando seu conhecimento geral.

Busque por aprendizado formal e até mesmo informal. Leia, vá a seminários e faça cursos online. Empenhe-se em aprender. Quanto mais vasta for sua área de conhecimento, mais valioso como profissional você se torna.

Um profissional t-shaped e bilíngue

Um profissional que se preocupa com o próprio futuro não busca apenas se tornar t-shaped, ele também precisa falar a língua que o mundo todo fala.

O Challenge Centro de Idiomas te possibilita aprender inglês em aulas que combinam comunicação e gramática, enquanto desenvolvemos as habilidades complementares que o mundo atual exige

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.