7 Vantagens da Educação Bilíngue​

Estamos imersos em nossa linguagem durante quase todos os momentos de nossa vida. Usamos a linguagem para compreender o mundo e para nos comunicarmos uns com os outros. Mas, para muitas pessoas, seu mundo não compreende apenas uma língua.

Estima-se que mais da metade das pessoas do mundo inteiro falam pelo menos duas línguas, uma estatística próxima de 56%. Vale lembrar que muitos países têm mais de uma língua nacional, por exemplo, África do Sul e Suíça.

Nesse contexto, dominar só uma língua é estar em minoria no mundo, e talvez não estar explorando todo o seu potencial. É esse cenário que a educação bilíngue busca transformar.

A Educação Bilíngue

Estudos com crianças bilíngues têm comprovado muito do que neurocientistas já suspeitavam. Quando uma pessoa bilíngue usa um idioma, mesmo seu idioma natal, as áreas do cérebro responsáveis pelo segundo idioma são ativadas ao mesmo tempo.

O bilinguismo molda a atividade e a arquitetura do cérebro, por isso seus benefícios podem se estender desde a primeira infância até a velhice. Vantagens cognitivas, neurais e sociais podem ser observadas. Não é exagero, portanto, dizer que dominar duas línguastem um efeito profundo sobre o cérebro e pode até torná-lo mais inteligente.

A educação bilíngue é transformadora na vida de crianças e adultos de todas as idades. Imagine só os benefícios que um currículo bilíngue pode proporcionar a você e ao seu filho.

As Principais Vantagens

O aprendizado bilíngue comprovadamente tem muitas vantagens sociais, psicológicas e de estilo de vida. Além disso, pesquisadores estão descobrindo benefícios para a saúde, como o atraso do declínio cognitivo na velhice.

  1. Aumentoda potência cerebral

Aprender uma língua é uma ótima maneira de manter seu cérebro saudável e afiado. Ser bilíngue pode melhorar sua capacidade de realizar múltiplas tarefas, aumentar o controle da atenção e sua capacidade de resolução de problemas.

  1. Ter uma vantagem acadêmica

Um currículo bilíngue pode ajudar a melhorar o desenvolvimento educacional, as funções cognitivas e as habilidades sociais e emocionais do aluno. A função cerebral do aluno bilíngue melhora à medida que a mente é desafiada a reconhecer, encontrar significado e se comunicar nos dois idiomas.

  1. Ser mais competitivo no mercado de trabalho

No mundo interconectado e em rápida mudança no qual vivemos, há uma necessidade crescente de líderes multilíngues com capacidade de conduzir negócios em mais de um idioma.

Profissionais bilíngues frequentemente ocupam cargos mais altos e ganham melhores salários (segundo o site de empregos Catho, os salários podem ser de 20 a 50% mais altos, dependendo do cargo). Nesse contexto, dominar o inglês é fundamental. Empresas com escritórios internacionais já consideram o bilinguismo uma alta prioridade.

  1. Maior facilidade para aprender um terceiro idioma

O aprendizado bilíngue ajuda o aluno a refletir sobre seu próprio idioma e ganhar uma maior aptidão para as línguas em geral. Essa compreensão torna muito mais fácil aprender uma terceira ou quarta língua.

  1. Manter a longevidade do cérebro

Um estudo de 2017 mostrou que pessoas bilíngues desenvolvem sintomas de declínio cognitivo cinco anos mais tarde do que a média. Pode-se dizer, portanto, que o ensino bilíngue pode retardar doenças neurológicas como o Alzheimer.

  1. Melhorar a vida social

O domínio de uma segunda língua abre toda uma nova gama de oportunidades e pode melhorar suas habilidades sociais e sua confiança. Quanto mais idiomas você compreender, com mais pessoas poderá conversar e mais significativas podem ser essas relações.

  1. Ter viagens mais agradáveis

É muito mais divertido viajar quando não há uma barreira linguística. Dominar o inglês, por exemplo, oferece uma experiência mais imersiva e autêntica em países que falam essa língua.

“Como meu filho pode se tornar um aluno bilíngue?”

Essa é uma pergunta recorrente que queremos esclarecer.

Muitas escolas regulares têm se apresentado como bilíngues, mas essa afirmação não corresponde aos fatos. São muitos os casos em que os alunos concluem o ensino médio com proficiência em uma segunda língua não por mérito da escola regular, mas pelo trabalho de escolas de idiomas preparadas para uma formação bilíngue.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Plurilíngue, para que uma instituição possa se denominar bilíngue, é preciso que ela promova um currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução, visando ao desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas e acadêmicas dos estudantes nessas línguas. Ou seja, o desenvolvimento linguístico deve ocorrer de forma integrada e simultânea ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares.

O que existe nas escolas regulares hoje é um aumento de carga horária do segundo idioma, o que não necessariamente leva o aluno ao bilinguismo; apenas o leva a um contato estendido com a língua. Conforme a legislação atual, essas escolas não se enquadram como bilíngues, mas podem ser denominadas Escolas com Carga Horária Estendida em Língua Adicional.

Uma escola bilíngue precisa de um projeto que leve em consideração que o aluno, em determinado espaço de tempo, atinja a proficiência do idioma. Essa proficiência ampla, em todas as habilidades do idioma (na fala, na leitura, na escrita, na compreensão oral e domínio das estruturas gramaticais avançadas), permite que o aluno esteja preparado se tiver que morar em outro país ou se for fazer algum curso no exterior.

É preciso que o projeto de educação bilíngue, elaborado por especialistas, seja organizado e já tenha dado frutos. Nesse projeto, o aluno vai começar na língua, dar seus primeiros passos e avançar até a proficiência. Se o aluno já tiver algum conhecimento da língua, ele vai ser testado para ser inserido no nível que tem e, dessa forma, com uma carga horária maior, ele dará sequência a um plano que objetiva a proficiência ampla.

Um Futuro Bilíngue para seu Filho em Canoas/RS

Uma educação transformadora exige experiência e amor pelo ensino.

O Challenge Centro de Idiomas é uma escola que há mais de trinta anos leva alunos ao bilinguismo. Já são mais de 2 mil alunos aprovados em provas internacionais e centenas de alunos e ex-alunos atuando no exterior em grandes empresas.

Nossos alunos atingem tamanho domínio da língua que crianças, filhos de pais que optaram por morar no exterior, estão estudando junto de crianças e adolescentes americanos na escola regular.

Sabemos que, para uma criança se tornar bilíngue, ela precisa de uma escola que tenha parceria com uma instituição de ensino com experiência e resultados comprovados nessa transformação bilíngue.

A partir de 2022, o Challenge está em parceria com o colégio Leonardo da Vinci Gama, para oferecer uma verdadeira educação bilíngue em Canoas/RS. Nosso projeto bilíngue visa levar nossos alunos à proficiência ampla em cinco anos.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.