O JOB CRAFTING APLICADO À CARREIRA FEMININA

Você vê seu trabalho como um caminho para sua realização pessoal? A ideia de que o trabalho é apenas uma tarefa maçante dissociada de quem somos enquanto pessoas é uma das principais causas de insatisfação e de baixo rendimento. Quantas profissionais brilhantes acabam aceitando carreiras frustradas?

As mulheres vêm crescendo no mercado de trabalho a cada década, mas ainda há pouco espaço para que possam crescer dentro de suas carreiras. Não seria bom se essas profissionais tivessem uma chance de recriar ativamente seu próprio trabalho? Isto se torna uma prioridade principalmente se considerarmos os milhares de horas que passarão no trabalho ao longo de suas vidas.

A solução passa por uma proposta de reestruturação da abordagem que você tem sobre seu trabalho. Tudo muda quando você deixa de ver o trabalho como uma obrigação e passar a encará-lo como uma oportunidade de se tornar uma pessoa melhor em todos os aspectos. A essa proposta, damos o nome de job crafting.

Afinal, o que é job crafting?

Job crafting é o nome que o mercado dá à iniciativa de moldar um emprego para melhor atender aos interesses, paixões e talentos do profissional. Isso significa que mulheres que ocupam cargos administrativos, por exemplo, podem moldar seu trabalho para melhor se alinhar com suas paixões pessoais.

Pesquisas internacionais, como as conduzidas por Amy Wrzesniewski (Universidade de Yale) e Jane Dutton (Universidade de Michigan), já dão sinais de que o job crafting pode melhorar a relação dos profissionais com seu emprego e, assim, aumentar o engajamento no trabalho, o senso de significado, o bem-estar dos trabalhadores e seu desempenho.

Profissional, empresa e o setor de RH estão presentes no job crafting. As empresas têm um papel fundamental, funcionando como facilitadoras do processo, enquanto o RH trabalha orientando os profissionais. Ainda assim, o melhor processo de job crafting é aquele que parte do próprio profissional.

Estratégias para promover o seu job crafting

Há várias formas de aplicar o job crafting a sua carreira. Uma forma simples é começar pelo seu ambiente de trabalho. Analise as fraquezas do ambiente, ou se há algo tóxico a respeito, e haja. Quando mulheres criam um ambiente de bem-estar próprio para outras mulheres toda a organização é beneficiada.

Essa simples ação está relacionada com os três passos propostos pela pesquisadora Amy Wrzesniewski para aplicação do job crafting. A saber:

1) Alterar a maneira como pensamos sobre nosso trabalho, um processo chamado de crafting cognitivo. Uma forma de realizar esse processo é pensar no resultado do seu trabalho para os outros e na forma como ele pode facilitar ou até transformar outras vidas.

2) Mudar o escopo e o tipo de tarefas em que nos envolvemos, chamado de crafting de tarefas. Reflita sobre o que mais pode fazer dentro de sua mesma área de atuação, ou então, em outras áreas de atuação, mas dentro de suas habilidades.

3) Mudar  a natureza de nossas relações e interações com outros no trabalho, crafting relacional. Ele pode ser atingido através do amadurecimento nas relações de trabalho, afastando-as do lado pessoal, um processo que traz leveza para as conversas e reforça a sensação de bem-estar no ambiente empresarial.

Como as empresas podem promover o job crafting?

Quantas gestoras não poderiam fazer mais para suas profissionais? Líderes preocupados com a satisfação profissional e o bem-estar de seus liderados investem tempo e recursos para guiar a carreira desses profissionais. Algumas sugestões do que empresas e gerentes podem fazer incluem:

  1. Aumentar a autonomia e as oportunidades de desenvolvimento dos profissionais de sua empresa. Um plano de carreira com requisitos bem estabelecidos pode ser uma forma de demonstrar sua preocupação com o crescimento de seus liderados.
  2. Aumentar os recursos sociais, ou seja, construir uma rede de contatos, obter feedback e fornecer suporte. Isso envolve interagir com seus liderados para melhor conhecer sua equipeao mesmo tempo em que envolve obter feedback de clientes sobre seu produto ou serviço.
  3. Aumentar as exigências de trabalho, o que pode tornar o trabalho de sua equipe mais desafiador e motivador. Por outro lado, diminuir as exigências do trabalho pode garantir que ninguém fique sobrecarregado. Saber equilibrar as exigências de acordo com as circunstâncias é fundamental para o crescimento profissional e o bem-estar de sua equipe.

As Mulheres que Movem o Mundo

O sucesso no trabalho vem acompanhado de uma responsabilidade com o todo. Médicas, engenheiras, chefes de estado… as mulheres se destacam em todas as áreas, mas acima de tudo, se empenham na construção de um mundo melhor.

Nesse dia 08 de Março, o Challenge Centro de Idiomas deseja um feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres — as mulheres que movem o mundo.

Só no Challenge você aprende inglês enquanto desenvolve as habilidades complementares que o mercado do século 21 exige. Há mais de 30 anos, formamos profissionais para o mercado e para a vida.

Aprenda inglês no Challenge e mova o mundo você também.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.