5 TENDÊNCIAS DE EMPREGABILIDADE ATÉ 2050

Fazemos planos como forma de nos prepararmos para o futuro, mas planos são mais bem sucedidos quando temos cursos alternativos em mente. Se por um lado nunca saberemos ao certo como as coisas acontecerão, podemos prever tendências de um futuro possível.

Uma tendência é uma forma de descrever um cenário futuro com uma abordagem realista. Não se trata de uma descrição detalhada e imutável, mas de uma direção de viagem, como alguém que aponta na estrada o caminho que leva ao nosso destino.

Pensando nisso, o Challenge traz para seus leitores cinco tendências de como será o mercado de trabalho em longo prazo, até o ano 2050. Nossa intenção é oferecer novas perspectivas de como será esse futuro e quais os caminhos para alcançá-lo.

1. Avanços na Tecnologia
Caminhões de carga sem motoristas, totens no caixa de restaurantes, entregas feitas por drones na porta da sua casa. A comodidade dessa tecnologia esconde uma realidade de desemprego. Já podemos ver empresas substituindo funcionários por sistemas automatizados, algo que continuará a ocorrer ao longo das próximas décadas.

Avanços na área de robótica, inteligência artificial e tecnologia da informação são os principais motores do desenvolvimento de nossa sociedade e não há como freá-los. Cada vez mais trabalhos de mão-de-obra não qualificada serão feitos por máquinas.

As empresas terão cada vez mais controle sobre os processos de produção, eliminando cargos. O resultado desse processo será a crescente concentração de riqueza nas mãos de poucos em todo o mundo. Esse cenário pode parecer desanimador, mas não é nossa única tendência para 2050.

2. Freelancers e Profissionais Informais
Ao mesmo tempo em que grandes empresas passam a controlar grande parte do processo produtivo, muitos profissionais vêem na tecnologia uma forma de aumentar sua autonomia. Sem a necessidade de uma pequena empresa para fornecer seus meios de trabalho, o profissional pode exercer seu ofício diretamente de casa, trabalhando como autônomo.

A informalidade está crescendo em mercados de todo o mundo. Acredita-se que a economia informal compreenda mais de 90% das Micro e Pequenas Empresas no mundo, ao passo que relatórios internacionais apontam que a informalidade foi responsável por mais da metade dos empregos recém-criados na América Latina na última década.

Considerando sua crescente presença em nosso mercado, é provável que a economia informal continue a ser a principal fonte de trabalho nas áreas urbanas de rápido crescimento até 2050.

Outro fator determinante é a compatibilidade da economia informal com as ambições dos chamados millennials. Conforme essa geração ocupa cada vez mais espaço no mercado de trabalho, é provável que o mercado de freelancers e a informalidade cresçam. Enquanto muitas pequenas e médias empresas deixarão de existir, novas alianças entre os profissionais poderão surgir, como a criação de cooperativas.

3. Novas Indústrias
Até 2050 veremos um aumento no investimento em novas indústrias, que provavelmente será feito mais por empreendimentos privados do que por governos nacionais. Áreas como saúde, assistência social, lazer e entretenimento, educação e de profissões relacionadas ao setor público provavelmente crescerão com o uso de tecnologias de informação.

Relatórios como o The Future of Skills, da empresa britânica Nesta, destacam que a força de trabalho das próximas décadas precisará de conhecimentos de base ampla aliados a habilidades mais especializadas necessárias para suas ocupações específicas e a habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills.

4. Destruição Criativa x Construção Criativa
Quando analisamos os efeitos da tecnologia na sociedade, o padrão de ondas de inovação sugere que estamos em um ponto de transição na exploração das tecnologias de informação e comunicação e iniciando a próxima revolução tecnológica.

Esse período poderia marcar o fim do que o economista austríaco Joseph Schumpeter (1883-1950) chamava de “destruição criativa”. O termo foi criado para descrever o processo de inovação de produtos e mecanismos que constantemente substituem os produtos e mecanismos que esse mesmo processo torna obsoletos.

Porém, para muitos estudiosos do assunto, podemos estar vivendo um processo de transição para o que já é chamado de “construção criativa” e que estaria plenamente consolidado até o ano 2050. Algumas tendências desse processo podem ser observadas:

• A inovação tecnológica estimulará o crescimento através da IA e das tecnologias de informação;

• Uma crescente convergência de economias emergentes com economias desenvolvidas, à medida que a adoção da inovação impulsiona o crescimento;

• Um crescente número de serviços baseados na adoção da inovação;

• A globalização da prestação de serviços através de plataformas de tecnologia da informação;

• O ritmo de transformação será tão acelerado que empregadores e governos não serão capazes de manter regulamentações atualizadas;

• Inovações no ramo de biotecnologia podem muito bem começar a ter impacto no crescimento econômico na próxima década;

• O espaço de trabalho será cada vez mais virtual e, possivelmente, coletivo (como o metaverso).

5. A Mudança como Fator Constante
A tecnologia provou mudanças econômicas e sociais de alcance quase inimaginável décadas atrás — e a tendência é que esse ritmo de transformação só acelere até 2050. Dessa forma, é seguro dizer que a única constante nas próximas décadas será a mudança.

Pessoas não familiarizadas com a tecnologia terão muita dificuldade para se adaptar a essa nova realidade. Por outro lado, millennials e a geração Z, por terem nascido após 1980, cresceram com a idéia de uma mudança tecnológica contínua e serão justamente as gerações responsáveis pelas grandes tomadas de decisão até a década de 2050.

O principal desafio que profissionais dessas duas gerações enfrentarão no mercado provém de uma suposição comum entre seus pares: a crença de que a tecnologia pode resolver todos os problemas. Apesar de todos os avanços que estamos testemunhando, não podemos esquecer que a tecnologia é pequena diante de nossa humanidade.

O que podemos concluir
As incertezas em relação ao futuro do mercado de trabalho nos trazem muitos desafios. Em um mundo em constante mudança, nossa única certeza é a de que o que é humano permanece. A crescente automação pode parecer assustadora, mas devemos lembrar que somos capazes de moldar o curso de nosso desenvolvimento.

O Challenge Centro de Idiomas é uma escola que se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos. Há mais de trinta anos no mercado, formamos profissionais que hoje atuam em diversas áreas.

Nossas aulas combinam comunicação e gramática para você aprender inglês enquanto desenvolve as habilidades que o mercado precisa. O Challenge espera por você!​

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.