A BUSCA DA FELICIDADE


 

Não há nada tão misterioso quanto a felicidade. Todos a desejam, mas tão poucos afirmam tê-la encontrado. O motivo pode estar justamente em nossa compreensão um pouco errada do significado de felicidade. Ser feliz não é sorrir o tempo todo. A felicidade não é um estado passageiro, como a alegria ou a tristeza, é algo estrutural.

Grandes pensadores já dedicaram seu tempo a essa questão. O Challenge traz para você um conjunto de ideias de diferentes personalidades que poderão guiá-lo na busca da felicidade.

Não se centrar tanto em suas dores

Quando nos centramos em nossa própria dor, acabamos por nos fechar dentro de nós mesmos. No entanto, abrimos nosso coração quando aceitamos a possibilidade da diferença entre as pessoas e compreendemos que, em maior ou menor escala, todos sofrem. Não estamos em um mundo de melhor ou pior, mas de iguais.

As dores do mundo são muito maiores do que as nossas dores

(Leandro Karnal)

Não somos perfeitos, mas somos perfectíveis

A busca pela perfeição pode nos levar a um caminho longo e infrutífero. Isso porque não somos e nunca seremos perfeitos; somos apenas seres perfectíveis, plenamente capazes de buscar sermos alguém melhor.

Buscamos mudar porque no fundo sabemos que nossos vícios são obstáculos para a nossa felicidade. O vício é um comportamento danoso, que pode se manifestar de diversas formas, até mesmo como preguiça.

Se tentamos combater todos os nossos vícios ao mesmo tempo, logo vemos nossas forças minguarem diante de um inimigo forte demais. A solução passa por enfrentar um vício de cada vez. Pense sobre a falha que mais o incomoda e comece a combatê-la. Em vez de evitar esse comportamento danoso, tente fazer a ação oposta, algo que contrarie esse comportamento por completo.

A opção pela felicidade

Agir contra nossos defeitos e vícios é um dos primeiros passos de uma transformação interior que só pode começar através de uma escolha do indivíduo. A felicidade é outro estágio dessa mesma transformação.

Na verdade, escolhemos ser felizes ou não. Ser feliz é um ato de vontade que independe das circunstâncias. Alguém pode ser feliz, mesmo diante de um momento difícil da vida. Quem deseja ter uma vida mais feliz precisa fazer essa opção pela felicidade.

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade

(Carlos Drummond de Andrade)

A busca da felicidade

Escolher ser feliz é embarcar em uma jornada. O filósofo brasileiro Leandro Karnal define esse percurso como parte de seus quatro passos para a busca da felicidade.

  1. Compreender o tempo

Saber situar-nos no tempo é não se preocupar demais com o que já passou e não se preocupar demais com o que virá. Se o primeiro provoca a nostalgia, o segundo desperta a ansiedade e ambos o afastam do caminho da felicidade.

Precisamos desenvolver a consciência do aqui e agora para viver com plenitude o momento presente. Isso pode exigir um treino de foco e concentração.

  1. Saber o que podemos mudar

Costumamos nos preocupar com uma infinidade de situações em nosso cotidiano. Esse excesso é danoso para a sua vida e atua como um obstáculo para a felicidade.

O segredo está em compreender que há coisas que não podemos mudar e, por isso, não faz sentido sofrer por elas. Preocupe-se apenas com aquilo que está sob o seu controle e aja de acordo com sua capacidade de ação.

No fim do dia, reconheça a si mesmo que fez o seu melhor. Naquilo que você acha que falhou, procure identificar formas práticas de ser melhor. Isso aliviará muitas de suas preocupações.

  1. Buscar o autoconhecimento

A busca do autoconhecimento é uma forma de abandonar as ilusões sobre si mesmo e sua esfera de ação. Compreender-se é saber quem se é e também quem se deseja ser, livre de expectativas alheias.

Não busqueis a felicidade fora, mas sim dentro de vós, caso contrário nunca a encontrareis

(Epiteto)

  1. Criar boas relações

Um indivíduo fechado para o mundo e para as outras pessoas dificilmente será feliz, pois fomos feitos para viver em sociedade. Por outro lado, não conseguimos nos relacionar com todas as pessoas em uma sociedade. Essas relações seriam muito superficiais e não sustentariam o verdadeiro sentido de uma amizade.

É por isso que devemos buscar por relações significativas, com pessoas que são realmente importantes para nós.

A busca pela felicidade passa por uma mudança de atitude

Ser feliz é uma escolha, para isso precisamos mudar nossos hábitos e criar relações verdadeiras. Nesse caminho da felicidade, precisamos nos dedicar àquelas atividades que têm o poder de transformar nossa vida.

Trace uma nova meta para 2022: este é o ano em que você vai aprender inglês.

A melhor hora para começar é agora. Em 2022, estude na escola que tem mais de 30 anos de experiência na formação de pessoas e profissionais com domínio da língua inglesa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.