O QUE ESPERAR DO MERCADO ATÉ 2030? (3 previsões para a década)


Você já parou para pensar em como estará o mundo em 2030? Às vezes parece impossível fazer previsões em um cenário marcado pela incerteza. A verdade é que o caminho até 2030 envolverá um longo processo de transformações na nossa sociedade.

O Challenge pesquisou as principais previsões de grandes empresas e órgãos internacionais para apresentar as três maiores transformações que o mundo viverá até 2030. Não se trata de uma certeza, mas de tendências importantes de observarmos.

  1. Transformações demográficas

Considerando previsões da ONU, OMS e outras instituições internacionais, a tendência demográfica é de que atingiremos oito bilhões e meio de habitantes no planeta até 2030. A principal razão deve-se ao aumento da longevidade da população. É previsto que somaremos mais de um bilhão de pessoas acima dos 65 anos até o fim da década.

Esse crescimento populacional tem como resultado a concentração populacional em grandes cidades. Estima-se que dois terços de nós estarão morando em cidades até o fim da década. O avanço da urbanização resultará no surgimento de novas megacidades, assim como o de pequenas e médias metrópoles através de conurbações e o crescimento vertical das cidades.

A mudança nas cidades afetará nosso estilo de vida. Nossa comunicação, que já é feita por meios tecnológicos, será majoritariamente virtual. O teletrabalho se intensificará, principalmente devido aos altos custos de transporte e a oportunidade de trabalhar para empresas estrangeiras.

Viveremos de maneira mais reclusa e dependeremos mais da tecnologia.

  1. Transformações da tecnologia

Até 2030, a internet das coisas estará presente em nossa vida. O total de informação coletado sobre cada pessoa, produto ou organização aumentará exponencialmente. Uma análise do SoftBank aponta para um futuro com um trilhão de dispositivos conectados na internet, continuamente enviando dados à nuvem para serem analisados por uma inteligência artificial.

Isso fará com que nossas escolhas sejam cada vez mais influenciadas por métricas de inteligência artificial com base em nosso banco de dados: o que comprar no supermercado, a cor e o modelo do carro novo, qual carreira seguir…

A internet das coisas nos trará facilidades como a possibilidade de comandar nossa casa a distância ou, diretamente do trabalho, saber o que está em falta na geladeira e encomendar tudo pela internet, sem precisar ir ao supermercado.

Poderemos organizar nossa vida de maneira remota, o que economizará muito de nosso tempo. O tempo que deixaremos de perder com processos mais mecânicos nos permitirá investir em estudos de especialização e desenvolvimento pessoal.

  1. Transformações do mercado

As mudanças demográficas e tecnológicas afetarão profundamente o mercado de trabalho até 2030.

No mundo dos negócios, o aspecto humano será o principal fator de diferenciação entre profissionais. Com o avanço da tecnologia, o mercado estará saturado de softwares e máquinas capazes de substituir a maioria da força de trabalho. Profissionais de baixa qualificação serão afetados pela automação e teremos softwares substituindo setores inteiros das empresas.

Os profissionais não competirão apenas entre si; competirão com softwares também. É por isso que teremos em nossas habilidades comportamentais nosso maior aliado.

Um profissional competitivo em 2030 será alguém comprometido com seu desenvolvimento, dedicado a aprender sobre diferentes áreas e agregar isso ao seu trabalho.

O mundo em que viveremos em 2030 será ainda mais transparente. Basicamente não teremos escolha senão aceitar a exposição que a tecnologia trará às nossas vidas. O mesmo é válido para empresas privadas, cujas ações estarão cada vez mais expostas, assim como haverá mais espaço para manifestação popular.

Isso fará com que profissionais estejam mais abertos a abraçar sua vulnerabilidade e saibam conviver com seus dilemas e trabalhar em seus defeitos.

O que podemos concluir

As mudanças tecnológicas que viveremos até 2030 afetarão nossa vida, mas não será ela a solução para todos os nossos problemas. Precisamos estar preparados para essas transformações, desenvolvendo nosso potencial humano e conhecimentos que nos levarão à prosperidade no mercado, como o domínio da língua inglesa.

Refletir sobre previsões de futuro envolve estar ciente de que também somos agentes transformadores. Avançamos rumo a 2030 com a responsabilidade de trabalhar de forma a construir um futuro similar àquele que desejamos.

É tempo de pensar no futuro

2021 está chegando ao fim e já surge 2022 com todo o seu conjunto de oportunidades. Invista em seu futuro hoje para estar preparado para o mundo de 2030.

No Challenge, nossos alunos aprendem ao mesmo tempo inglês e as habilidades comportamentais que o novo mundo exige. Matricule-se hoje mesmo na única escola que oferece inglês 2 em 1.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.