VULNERABILIDADE E LIDERANÇA

 

 

 

É muito importante sabermos quem somos e transformar nossas imperfeições em nossos ativos, nossas vulnerabilidades em nossa força

(Diane von Furstenberg, estilista)

Normalmente assumimos a ideia de vulnerabilidade como sinônimo de fragilidade. Mas quando entramos em um ambiente competitivo como o mercado de trabalho a última coisa que queremos é transmitir fraqueza.

Novos estudos na área de psicologia positiva surgiram para revelar que, ao contrário do que imaginávamos, a vulnerabilidade pode ser uma ferramenta para criar uma liderança autêntica e conectar pessoas no ambiente de trabalho. Ao abraçar nossa vulnerabilidade, aceitamos nos expor, expressar em palavras e comportamentos quem realmente somos, o que pensamos e sentimos.

Vulnerabilidade no ambiente de trabalho

Nos últimos anos, termos como inteligência emocional, empatia e vulnerabilidade passaram a integrar o vocabulário das empresas. Isso se deve ao trabalho da autora e pesquisa americana Brené Brown e seu TEDtalk de maior sucesso, The Power of Vulnerability (O Poder da Vulnerabilidade, em português).

Brené Brown define vulnerabilidade como “incerteza, risco e exposição emocional”. Porém, para ela vulnerabilidade não é um sinônimo de fraqueza; é antes uma característica necessária para trabalho em equipe, resolução de problemas, liderança e uma comunicação sincera.

Embora aceitar nossa vulnerabilidade seja difícil em todas as partes de nossas vidas, é particularmente mais difícil em nossa vida profissional, onde temos a expectativa de projetar confiança e assertividade.

Expor vulnerabilidade no local de trabalho pode nos deixar desconfortáveis ou até com receio de sermos rotulados, repreendidos ou demitidos. O risco é real e pode ter um grande impacto no grau de disposição que qualquer um tem para mostrar seus sentimentos ou mesmo oferecer uma visão não convencional.

Isso só aumenta as razões para um profissional mascarar o que pensa e sente.

Por outro lado, Brené Brown escreve sobre os benefícios de trazer para o trabalho o que chama de “eu pleno”. Essa versão plenamente sincera, e por isso também vulnerável, de nossa personalidade tem como resultado uma melhor qualidade de produção e profissionais mais realizados.

Ser capaz de revelar quem realmente somos acaba resultando no aumento da autoestima, criatividade, inovação e o aprofundamento das relações, benefícios tanto profissionais quanto pessoais.

Cabe aos líderes de todos os níveis de uma organização atuar para promover a aceitação da vulnerabilidade, sem permitir que um ambiente de julgamento destrua as relações entre pessoas. Isso inspira os profissionais a darem seu melhor, a interagirem em equipe e expressarem sua criatividade. É a criação de um espaço de trabalho autêntico e imperfeitamente humano.

Alguns dos líderes mais autênticos com quem tive o prazer de trabalhar demonstravam sua vulnerabilidade, revelando muito pouco de sua vida pessoal

(Brené Brown, em entrevista)

A vulnerabilidade como ferramenta de liderança

Dividir emoções e experiências de vida é uma das ferramentas mais eficazes para criar conexões entre pessoas. Um líder nato domina a narrativa da própria vida de forma a motivar pessoas e inspirar comportamento.

Líderes não devem ser infalíveis. Seu papel é servir de modelo aos comportamentos que procuram inspirar em suas equipes, inclusive em temos de vulnerabilidade. Um líder que não revela seu lado vulnerável terá dificuldade em motivar seus liderados a falarem com honestidade sobre seus erros e limitações.

Se não mostrarmos vulnerabilidade no trabalho, não estaremos sendo reais.

Há certamente um limite para a vulnerabilidade. Brené Brown não recomenda revelar questões de vida pessoal no trabalho. Dizer que está passando por um período de estresse e dificuldade é uma forma adequada de demonstrar vulnerabilidade no trabalho; revelar que o estresse é motivado por problemas de relacionamento com os filhos, não.

É possível manter a privacidade e ainda assim demonstrar sua vulnerabilidade.

Um espaço seguro para o aprendizado

Só conseguimos aceitar e expressar nossa vulnerabilidade quando estamos em um ambiente acolhedor que promove bem-estar. O Challenge Centro de Idiomas é o lugar ideal para você aprender inglês com a confiança de quem domina suas habilidades e vulnerabilidades.

O Challenge é a escolha perfeita para você aprender inglês em aulas interativas que combinam comunicação e gramática para você se comunicar com o mundo.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.