LEARNABILITY: APRENDIZADO E VULNERABILIDAE

 

 

Vivemos em um ritmo tão acelerado que todos os dias surgem novas tendências, tecnologias e ferramentas. Em um mundo em que uma busca no Google pode oferecer a resposta para quase qualquer pergunta em segundos, deter informação deixa de ser um diferencial.

Em um cenário internacional incerto, nossa capacidade de aprendizado é um grande diferencial competitivo no mercado. Curiosidade e vontade de aprender se tornaram pré-requisitos. Um profissional valioso hoje é alguém com capacidade de aprender continuamente. A essa capacidade nós chamamos de learnability.

A relevância da learnability

Uma nova relação de trabalho se estabeleceu no mercado que conhecemos hoje.

Nessa configuração, os profissionais se mantêm relevantes no mercado ao desenvolver seus conhecimentos e habilidades, enquanto cabe aos empregadores oferecerem oportunidades para seus profissionais expandirem seus conhecimentos e se adaptarem às novas tecnologias.

Um profissional não é valioso apenas por diplomas conquistados, mas também por tudo o que poderá aprender e realizar no futuro. Assim, aumentou a procura por profissionais com agilidade para aprender e gerar novos insights.

Nesse novo mercado, uma colocação bem-sucedida depende pouco de conhecimento individual. Informação pode ser facilmente acessada. O diferencial é saber como interpretar e utilizar o conhecimento de maneira eficaz.

Como desenvolver minha learnability?

  • A learnability pressupõe aprendizado constante. Mais vale estudar um pouco todos os dias do que passar dois dias só estudando um assunto. A frequência o ajudará a reter o conteúdo.
  • Conheça a si mesmo. Descubra qual a sua melhor forma de aprender.
  • Desenvolva uma visão holística. Saiba olhar para frente, enxergar horizontes que podem estar muito distantes do cenário atual.
  • Busque diversificar sua área de estudo. Isso agrega valor ao seu conhecimento. Não seja o especialista de um assunto só. Pense: o que seria da Apple se Steve Jobs não fosse apaixonado por design?
  • Sempre que se sentir desafiado, responda com dedicação. Todo desafio é uma oportunidade.
  • Experiências de vida e conhecimentos anteriores podem lhe ajudar no processo de aprendizagem e vão agregar à sua vida profissional. Nenhum tempo passado estudando é tempo perdido.
  • O objetivo da learnability é aumentar sua velocidade de execução de tarefas para atingir um nível maior de produtividade. Tenha isso em mente quando for adquirir novos conhecimentos.

A vulnerabilidade como sua aliada

Vivíamos em uma sociedade tradicionalmente competitiva, mais preocupada com aparências do que resultados reais. Aos poucos essa cultura perde força e cada vez mais empreendedores abraçam o poder da vulnerabilidade.

As empresas não buscam por um profissional perfeito porque toda a perfeição é artificial. Por compreender isso, empresas do mundo inteiro investem na especialização de sua força de trabalho. Em contrapartida, o profissional deve reconhecer os pontos em que é vulnerável e trabalhar em seu aprimoramento.

O profissional do século XXI é alguém em constante aperfeiçoamento justamente por compreender e abraçar sua vulnerabilidade.

Ao mesmo tempo em que a learnability aumenta a competitividade de mercado, a aceitação da vulnerabilidade diminui essa antiga cultura empresarial que não tolera erros. Incentivar profissionais a abraçar sua vulnerabilidade é também deixá-los cientes de suas forças e fraquezas, alertas para o que deve ser aprimorado.

O seu diferencial de mercado

Já pensou como seria bom enfrentar um mercado sem concorrência? É mais ou menos o que acontece quando a concorrência não está à sua altura.

O Challenge sabe o que o mercado procura e está aqui para ajudá-lo.

Ensinamos inglês como ferramenta para desenvolver suas habilidades pessoais, tudo isso na segurança e conforto de um ambiente que gera bem-estar.

Aumente seu potencial competitivo com a escola que há mais de trinta anos forma profissionais de mercado com domínio da língua inglesa.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.