O que é o mundo Bani? (e por que ele substituiu o mundo Vuca?)

 

 

 

Uma mudança profunda aconteceu no mundo em que habitamos. A pandemia catalisou mudanças tecnológicas que já estavam em curso e talvez demorassem anos para serem aceitas e adotadas pela maioria da população.

Essa transformação foi de natureza mais cultural do que tecnológica: o virtual tornou-se parte tão enraizada de nossas vidas, que passamos a tomá-lo por natural.

Antes de 2020, muitas pessoas tinham resistência a videoconferências, por exemplo. Após mais de um ano de distanciamento social, quase todos nós já passamos por algum tipo de reunião virtual.

Nosso mundo mudou tanto que não pode ser descrito pelas mesmas características de antes. É por isso que dizemos que nosso mundo VUCA agora se tornou um mundo BANI.

Nós passamos a pensar abertamente, de forma absolutamente natural, que o mundo virou virtual.

(Leandro Karnal)

O mundo VUCA

VUCA é um acrônimo criado pela combinação das palavras volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade), por vezes chamado de VICA, sua versão em língua portuguesa.

A palavra surgiu na década de 80 para descrever o mundo volátil e as incertezas do fim da Guerra Fria. Na época, não se imaginava a profunda transformação que se iniciaria graças às inovações tecnológicas que aceleraram as transformações sociais do mundo que conhecemos hoje.

Esse período de 1980 até 2020 é caracterizado por esse mundo VUCA, que nos exige adaptações à incerteza. Só que, atualmente, começamos a ouvir falar do mundo BANI…

O que é o mundo BANI?

BANI é um novo conceito, criado pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio, autor de publicações sobre a educação na era da informação famoso por acertar suas projeções para o futuro.

A palavra surge da combinação de brittle (frágil), anxious (ansioso), nonlinear (não linear) e incomprehensible (incompreensível). A ideia de mundo BANI é descrever nossa realidade a partir de 2020, quando o mundo descobriu-se frágil diante do coronavírus.

Em um mundo ansioso, toda escolha parece ser potencialmente desastrosa.”

(Jamais Cascio)

A transformação de VUCA para BANI

A pandemia de covid-19 foi a grande responsável pela mudança do mundo VUCA para o mundo BANI. Não foram apenas os países de terceiro mundo os afetados pela pandemia, como geralmente acontecia. O primeiro mundo foi atingido em cheio e nossa vulnerabilidade tornou-se evidente.

Outra causa para a transformação do mundo BANI é justamente a consolidação de progressos da etapa anterior. A complexidade do mundo VUCA tornou-se o incompreensível da sigla BANI. Dizemos incompreensível porque não há mais quem domine todas as variáveis desse mundo não-linear.

Não é uma simples instabilidade, é uma realidade que parece resistir ativamente aos esforços para entender o que está acontecendo.”

(Jamais Cascio)

O significado de BANI

  1. Brittle (Frágil)

Se no mundo VUCA nossas relações e conceitos como nação e mercado já vinham se deteriorando, no mundo BANI nossa fragilidade foi exposta.

A pandemia fragilizou mercados e abalou o mundo e nosso psicológico. O distanciamento social esfriou relações e estamos mais estressados, ansiosos e deprimidos do que na década anterior.

  1. Anxious (Ansioso)

A informação é o novo combustível de nosso mundo, mas informação demais cria ansiedade. Em um mundo com tanta informação, é crucial nos atermos ao que é mais importante e evitarmos o trivial.

A pandemia mostrou ao mundo todo a importância da inteligência emocional. Ela é nossa principal aliada contra a ansiedade diante da volatilidade do mundo e o excesso de informação.

A ansiedade carrega consigo uma sensação de impotência, um medo de que não importa o que façamos, sempre será a coisa errada.”

(Jamais Cascio)

  1. Nonlinear (Não linear)

Às vezes, temos a sensação de que habitamos um filme não linear e nossos dias mais parecem uma sucessão de cenas fora do lugar. Tudo parece ser imprevisível. Nesse estado de coisas, é muito difícil tomar decisões de longo e médio prazo, dado o clima de incerteza na economia e na sociedade.

A solução para viver nesse mundo não linear é estar preparado para avançar ou recuar a qualquer minuto que for preciso. Nunca precisamos ser tão resilientes.

  1. Incomprehensible (Incompreensível)

Viver em um mundo frágil, ansioso e não linear faz com que a maioria dos eventos se tornem incompreensíveis. Nós humanos sempre buscamos respostas para os nossos problemas, mas isso nem sempre é possível no presente cenário.

O excesso de informação nubla nossa compreensão da realidade. Em meio à era da comunicação, é cada vez mais difícil compreendermos uns aos outros.

É nosso dever utilizarmos as ferramentas de que dispomos para modificar e aprimorar o mundo e construir um futuro de nossa preferência.

Alcançando o sucesso neste mundo BANI

Como crescer nesse ambiente tão ansioso e desenvolver-se profissionalmente num mundo não linear? Esses são nossos desafios dentro do mundo BANI.

Ainda bem que você tem o Challenge para te ajudar.

O Challenge Centro de Idiomas é uma escola de inglês com mais de trinta anos de experiência na formação de pessoas. Atenta às transformações da sociedade, nossa metodologia prepara você para alcançar o sucesso neste mundo BANI

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.