7 HÁBITOS PARA FORTALECER SEU APRENDIZADO

Você gosta de estudar, mas tem tantos compromissos e deveres que acaba enfrentando dificuldade em reter muito do que aprendeu. Nesta retomada de semestre, vamos falar sobre alguns hábitos que podem lhe ajudar a fortalecer o aprendizado.

1) Leia livros que fazem você querer ler mais

Ler é a atividade mais transformadora que você pode exercer. Pela palavra escrita podemos ter acesso ao pensamento de grandes mentes de empreendedores, gestores e pesquisadores; tudo dependerá de sua escolha de leitura.

Através dos livros, você conhecerá ideias que não pensaria por si próprio e economizará tempo na solução de problemas ao aprender com a experiência de outros. Se você não gosta muito de ler, comece por livros sobre assuntos que lhe interessam; isso afastará o desânimo.

2) Faça as perguntas certas

Todo projeto precisa de objetivos e com o estudo não é diferente.

A pergunta certa é aquela que serve de guia para seus estudos e lhe ajuda a manter o foco. Buscar pela solução de um problema ou investigar uma dúvida motiva o aprendizado e nos faz reter com mais afinco o que aprendemos.

3) Constância nos projetos

Ser constante é importante tanto nos estudos quanto na vida. Ao fim de um ano, mais vale fazer todos os dias um pouco de uma tarefa, como estudar uma língua, do que dedicar-se a algo intensamente por um período para logo perder o ritmo e desistir do objetivo.

Uma boa forma de avaliar sua constância é se perguntar quantos livros já leu até o fim nos últimos anos. Um alto número de livros interrompidos ou projetos abandonados pelo caminho pode ser um mau sinal.

4) Lide com os erros

Errar é parte indissociável da vida humana. Aceite seus erros como parte do percurso e trabalhe para fortalecer suas fraquezas.

O mais importante é não se deixar abater pelo erro, ou você pode acabar desistindo. Quantas pessoas você conhece que, por medo de errar, nunca tentaram algo novo? Desistir de um empreendimento ou desistir do estudo de uma segunda língua pode causar mais problemas em sua vida em longo prazo do que lidar com as dificuldades que podem aparecer.

5) Reúna-se com outros alunos

Uma boa companhia deixa qualquer processo de aprendizado mais prazeroso, mas essa não é a única vantagem de aprender em grupo. Juntar-se a alunos do mesmo nível que você permite a troca de ideias, dúvidas e soluções. Pense: quantas vezes um colega seu fez uma pergunta que você gostaria de fazer?

O mais importante é manter-se focado no aprendizado e não se deixar dispersar em conversas sobre outros assuntos. Quanto mais focado seu grupo for, melhor será seu desempenho. Busque também conversar com alunos mais experientes, de níveis mais altos, como uma forma de avaliar seu nível diante dos demais e obter uma noção do que está por vir.

6) Use as suas palavras

Você já tentou decorar um livro palavra por palavra? A tarefa é extremamente difícil, por isso preferimos recordar a história de um livro com nossas próprias palavras. Com o estudo não é muito diferente: usar as próprias palavras aumenta a retenção do conteúdo e facilita o trabalho de nossa memória.

7) Concilie estudo e prática

O estudo puramente teórico pode parecer sem objetivo, sem vida. Uma alternativa é procurar por hobbies que favoreçam as mesmas habilidades que está estudando. Quanto mais prática conseguir, mais você conseguirá reter.

O mesmo pode ser aplicado em seu trabalho: se estiver estudando inglês, procure por tarefas que pode exercer no seu trabalho usando o idioma, como enviar um e-mail, por exemplo.

Falando nisso, como está o seu inglês?

Saber inglês é essencial para seus estudos, seu trabalho e seu futuro. Por isso, acrescente mais um hábito transformador à sua vida: venha aprender inglês conosco.

O Challenge Centro de Idiomas é a escolha perfeita para você aprender inglês em aulas interativas que combinam comunicação e gramática para você se comunicar com o mundo.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.