BRASILEIROS NO EXTERIOR: NOVA ZELÂNDIA



 

 

 

 

A Nova Zelândia é um país bastante isolado dos grandes centros, mas não deixa de atrair imigrantes do mundo inteiro por suas belezas naturais e qualidade de vida. Apesar de não contar com uma população muito grande de brasileiros, a pequena e decrescente população do país o torna receptivo para jovens que desejam assumir sua parte no mercado de trabalho neozelandês.

A Nova Zelândia está localizada ao lado da Austrália, sua vizinha mais próxima. Isolada do outro lado do oceano, divide-se em duas ilhas principais, North Island e South Island, e outras mais de 700 pequenas ilhas. Wellington é a capital do país, mas sua maior cidade é Auckland, ambas cidades localizadas na ilha norte. A moeda do país é o dólar neozelandês, de valor menor do que o dólar americano, por isso atrativo a brasileiros.

O kiwi

Se a Austrália é a terra dos cangurus, a Nova Zelândia é a terra dos kiwis. O pequeno pássaro (mais ou menos do tamanho de uma galinha) chama a atenção por sua penugem marrom, de cor similar à casca da fruta que também chamamos de kiwi. Com bico longo e asas minúsculas não aparentes, o animal símbolo da Nova Zelândia está ameaçado de extinção e recebe a atenção de diversos órgãos de proteção ambiental.

Os neozelandeses se orgulham tanto de seu animal símbolo que passaram a identificarem sua nacionalidade como kiwi, em referência ao pássaro. Por isso, dizemos que a população de 5 milhões da Nova Zelândia é composta por três grupos principais: os maori, a população nativa das ilhas, de cultura muito similar aos polinésios; os kiwi, descendentes dos britânicos que colonizaram o país; e os imigrantes recentes, vindos do Brasil, do leste europeu e de vários lugares da Ásia.

O que fazer na Nova Zelândia?

O turismo representa uma parte importante da economia do país, impulsionado em grande parte pelas paisagens naturais variadas. Por ser composta por ilhas, a Nova Zelândia conta com uma extensa costa, ideal para toda atividade aquática: natação, mergulho ou vela.

Mas não é só pelas praias que a Nova Zelândia é conhecida. Ela conta também com uma longa cordilheira de montanhas no centro da Ilha Sul, lagos e planícies verdes de tirar o fôlego. A diversidade geográfica do país serviu de base para as locações da trilogia de filmes “O Senhor dos Anéis” no início dos anos 2000.

A vida na Nova Zelândia segundo os brasileiros

O ritmo de vida na Nova Zelândia é muito mais calmo do que no Brasil. Em todo o país há um pensamento generalizado de que “tudo vai acabar bem”.

Apesar de serem muito receptivos, os kiwi também são muito reservados. Eles preferem não se intrometer na vida dos vizinhos ou se abrir com os colegas de trabalho, o que torna muito difícil começar uma amizade com eles.

Em termos econômicos, viver na Nova Zelândia é muito atrativo. O custo de vida no país é alto, mas há grande oferta de trabalho e chance de conquistar altos salários.

A grande desvantagem de morar na Nova Zelândia fica por conta da distância de grandes centros urbanos. A viagem de mais de 24 horas do Brasil até o país pode afastar visitas da família.

Quais são seus planos para o futuro? Seja para uma viagem com a família ou, de fato, imigrar para a Nova Zelândia, está na hora de colocar seu inglês em dia. Não deixe para aprimorar seu inglês quando já estiver morando no exterior.

O Challenge Centro de Idiomas é o lugar ideal para você aprender inglês enquanto traça seus planos de imigração. Nossos alunos aprendem inglês em aulas interativas que combinam gramática e conversação para você se sentir em casa em qualquer lugar do mundo.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.