5 DICAS PARA FORTALECER SUA MEMÓRIA

 

 

 

 

A memória desempenha um papel importantíssimo em nossa vida, em nosso trabalho e nos estudos. Só podemos dizer que realmente sabemos algo, se o lembrarmos com clareza. Mas nossa memória também não é perfeita e está sujeita a várias modificações ao longo do tempo.

Pensando no papel que a memória desempenha nos estudos, o Challenge selecionou cinco dicas para você fortalecer sua memória.

  1. Obrigue sua memória a trabalhar

            Fazer perguntas sobre o conteúdo é uma excelente ferramenta. Por isso, junto de suas anotações de estudo, escreva também algumas perguntas relacionadas ao conteúdo e tente respondê-las depois de alguns dias, simulando um teste.           

Toda vez que acessamos uma memória, nós a fortalecemos. Fazer perguntas não só nos ajuda a identificar nossas áreas de fraqueza, mas também a reter a informação para o futuro, ao fortalecer as conexões do cérebro.       

De forma similar a um músculo, as conexões mais trabalhadas se fortalecem e as menos utilizadas se enfraquecem e deterioram.

  1. Use suas referências a seu favor

            Associar novas informações ao que já sabemos é o mais antigo e mais comprovado método de memorização. Esse processo acontece de forma tão natural em nosso cérebro que não percebemos.

            Para que se manifeste com toda a naturalidade, brinque com a informação por um tempo, forçando associações com coisas cotidianas e também com o que é mais relevante para você. Chegará o ponto em que algum aspecto dessa informação vai criar um gancho de memória, por exemplo, como o som da palavra parecer algo engraçado. Associações como rimas ou a criação de músicas ou histórias são as mais recorrentes.

Pode não parecer tão importante, mas usar suas próprias palavras para descrever o que quer decorar faz toda a diferença. É muito mais difícil lembrar algo inteiramente novo. Quando alteramos algumas palavras, assimilamos a informação com mais facilidade; é como se ela fizesse mais sentido agora que adquiriu nosso vocabulário.

Por fim, também tente explicar o que está estudando para outra pessoa, de preferência alguém que não tenha conhecimento específico sobre o assunto. Esse método acaba sendo duplamente útil por lhe ajudar na memorização e ainda aumentar o conhecimento de outro.

  1. Organize seu tempo

Pode parecer confortável organizar a agenda da semana por temas, mas reservar um dia inteiro para estudo e outro para trabalho, por exemplo, não é proveitoso. Vale mais a pena estudar ao longo de vários dias do que concentrar todos os seus esforços cognitivos no mesmo dia.

Precisamos considerar também o fortalecimento das memórias mais lembradas. Revisar o conteúdo com periodicidade exige tempo, mas também não espere estudar todo o conteúdo de uma vez. Dedique um tempo para estudo todos os dias (ou ao menos cinco vezes por semana). Se não estiver estudando para um teste que se aproxima, esse tempo pode ser até menos de uma hora, o importante é que você esteja realmente concentrado nos estudos.

  1. Foque na tarefa

            Evite realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. O multitasking (ou multitarefa) divide a atenção, toma espaço valioso da memória de curto-prazo e impacta negativamente na formação das memórias de longo-prazo.

O trabalho da memória pode ser facilitado quando o ambiente em que estamos é similar àquele em que estudamos. É por isso que muitos alunos gostam de se preparar para provas e concursos simulando o ambiente da prova enquanto estudam. O silêncio e a ausência de aparelhos eletrônicos, como de um ambiente de prova, podem lhe ajudar a se concentrar.

  1. O efeito do sono

            Estudar antes de dormir é um antigo aliado dos estudantes. O sono profundo tem um papel importante na consolidação da memória. Por isso, as horas anteriores ao sono são as melhores para reler um resumo, ou as falas da sua próxima apresentação. Se deseja fortalecer ainda mais sua memória, ao acordar, tente relembrar tudo o que estudou na noite anterior. Esse tipo de exercício pode ser muito favorável à sua memória, principalmente em épocas de provas.

Onde você quer estudar?

            Ter uma boa memória ajuda nos estudos, mas o mais importante é encontrar o lugar certo. O Challenge Centro de Idiomas é a escola em que você aprende inglês para a vida pessoal e profissional, com autonomia para se comunicar em qualquer situação.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.