5 DICAS PARA UM TRABALHO MAIS FOCADO

 

 

 

A crescente diminuição do nível de atenção das pessoas, principalmente em ambientes digitais, aciona um alerta para nossa sociedade. Não suportar ler textos longos, por exemplo, ou tomar decisões antes mesmo de terminar de ler dois parágrafos de um tutorial são provas de nossa constante perda da capacidade de concentração, algo que afeta nossa vida pessoal e profissional.

Professor da universidade de Georgetown, Cal Newport é um pesquisador do trabalho em profundidade, também chamado de trabalho focado. Ele acredita que a habilidade de permanecer focado será “o superpoder do século XXI”. Quem conseguir sentar em uma cadeira sem se distrair por horas, defende Newport, dominará o mercado, pois será capaz de aprender novas habilidades e terá maior capacidade criativa.

Preocupado em aumentar sua concentração no trabalho? Nós trazemos cinco dicas de Newport para lhe ajudar.

1) Reduzir estresse melhora sua habilidade de permanecer focado

A ciência comprova o que nos parece bastante óbvio: trabalhamos melhor quando não estamos sob estresse. Mas pesquisadores de Harvard vão além e identificam até mesmo diferenças no QI de uma mesma pessoa em períodos calmos e em períodos de estresse.

A pesquisa dos professores Eldar Shafir e Sendhil Mullainathan mediu o QI de fazendeiros indianos antes e depois da colheita. Ao perceber que o QI dos fazendeiros era significantemente maior depois da colheita, os pesquisadores começaram a suspeitar que isso estivesse ligado ao seu nível de atenção.

Depois da colheita, os cofres das fazendas estavam cheios e os fazendeiros não desperdiçavam sua atenção pensando em problemas financeiros; eles conseguiam manter o foco em suas atividades, sem distrações.

2) Suas primeiras horas de trabalho valem ouro!

A maior garantia de que você conseguirá manter seu foco é concentrar seu trabalho mais importante ou mais difícil nas primeiras horas da manhã. São nessas horas, depois de acordar, que temos mais energia porque o cérebro está mais descansado depois de longas horas de sono.

Lembre-se: é a energia, não o tempo, a moeda da alta performance. Isso significa dizer que não importa quanto tempo você dedique para fazer algo, o mais importante é dar energia para esse projeto. Uma hora de trabalho em alta performance pode render mais do que quatro horas de trabalho distraído.

3) Defina um tempo para cada tarefa

Criar blocos de tempo na sua agenda, com horário definido para começar e terminar cada tarefa, pode lhe ajudar a aumentar sua concentração no trabalho. Isso porque sua mente compreende que agora é hora de se concentrar nessa atividade específica. Não há espaço para se preocupar com o que é assunto de outro bloco de tempo.

Um complemento a essa técnica é criar um bloco de 30 minutos durante o dia apenas para lidar com problemas ou situações inesperadas. Quando limitamos nosso período de preocupação, a ansiedade e o estresse diminuem e nossa produtividade aumenta. Até mesmo encontrar a solução para aquele problema fica mais fácil.

4) Faça uma coisa de cada vez

Com os avanços da internet e a facilidade de operar diferentes dispositivos ao mesmo tempo, vivemos o avanço de um comportamento muitas vezes classificado como sinônimo de produtividade, o multitasking (ou multitarefas, como é chamado em português).

Dado como uma certeza para o futuro, cada vez mais tecnológico, aos poucos percebemos que esse não é um comportamento saudável. A verdade é que nosso cérebro não foi feito para o multitasking e pesquisas na área de neurociência comprovam que não somos biologicamente capazes de realizá-lo.

Mas, se o multitasking não funciona, por que insistimos em trabalhar dessa forma?

Realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo causa a sensação de que estamos produzindo mais, fazendo algo mais importante do que simplesmente uma coisa de cada vez. Trata-se muito mais de uma satisfação emocional causada por essa sensação do que de um resultado objetivo.

5) Meditação pode te ajudar

Se sua atenção fosse um músculo, a meditação seria o exercício físico.

Em um estudo, os participantes que passaram cinco dias de descanso meditando demonstraram em testes ter melhor atenção e controle sobre o estresse do que o grupo de participantes que passou apenas por cinco dias de relaxamento.

Estude com quem dedica tempo para você

Venha para o Challenge Centro de Idiomas, uma escola que tem o aluno como prioridade.

Em nossas aulas, trabalhamos o desenvolvimento individual de nossos alunos para que eles desenvolvam autonomia e conquistem seu lugar no mundo.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.