É DIFÍCIL APRENDER INGLÊS?

 

Você ouve inglês nos filmes, nas reuniões do trabalho e, principalmente, na internet. Palavras em inglês estão presentes em nosso cotidiano a live no Instagram, o breefing no trabalho e o alerta de fake news no Whatsapp.

Chega o momento em que você percebe que precisa aprender inglês, mas sente aquele frio na barriga e pensa: é difícil aprender inglês… Mas será que é tão difícil assim?

Qual é a língua mais difícil de aprender?

Faça essa pergunta a si mesmo: “Qual é a língua mais difícil?”. Talvez você tenha pensado em uma língua específica (o finlandês?), talvez tenha ficado em dúvida entre uma e outra, mas a verdade é que não faz sentido a ideia de uma língua ser mais difícil do que todas as outras.

A dificuldade de aprender uma segunda língua é relativa e depende de vários fatores, sendo o principal as diferenças entre essa segunda língua e sua língua materna. No livro “Through the Language Glass”, o linguista Guy Deutscher faz uma breve comparação entre diferentes línguas. É muito fácil para um Norueguês aprender a falar sueco, assim como é mais fácil para um brasileiro aprender espanhol. Ainda que português seja difícil para um americano aprender, será mais fácil do que sueco…

Apesar das semelhanças entre algumas línguas, algumas características únicas acrescentam uma complexidade que vai além do que poderíamos classificar como simplesmente “difícil”.

A língua das tribos Mayoruna, localizadas entre o Brasil e o Peru, apresenta uma forma verbal que muda dependendo se o falante viu algo com os próprios olhos, inferiu algo, confiou em uma conjectura ou ouviu de outra pessoa. Já a língua supyire, falada em algumas regiões de Mali, na África, possui cinco gêneros: humano, objetos grandes, objetos pequenos, coletivos e líquidos.

Isso nos leva à pergunta: quão difícil é aprender inglês?

À primeira vista, a língua inglesa pode parecer difícil. Por outro lado, há várias similaridades entre o inglês e nossa língua-materna, assim como algumas vantagens.

Em inglês, usa-se o pronome “he” para masculino, “she” para feminino e “it” para animais e objetos. Diferentemente do português, não precisamos nos preocupar se as palavras “phone” (telefone) ou “table” (mesa) são substantivos masculinos ou femininos.

Os adjetivos permanecem os mesmos, sem mudança de gênero: “a brave man”, “a brave woman” e “a brave new world”. Sem falar que os verbos só são conjugados no presente quando usamos a terceira pessoa (os pronomes he, she ou it).

Mas nem tudo são flores…

Alguns aspectos da língua podem realmente se revelar mais difíceis. Às vezes, palavras com uma escrita muito parecida podem ter pronúncias muito distintas como “cough” e “through”. Há também os verbos irregulares do passado, que podem ser um desafio para o aluno iniciante já que alguns verbos podem mudar completamente de forma (como o verbo “go” e sua forma no passado, “went”).

Quando avançamos no estudo da língua inglesa, encontramos os phrasal verbs — verbos acompanhados por preposições que modificam o significado do verbo. Eles podem parecer difíceis para nós se os compararmos ao português; se considerarmos outras línguas, como a alemã, encontraremos estruturas similares aos phrasal verbs.

A importância de falar inglês.

O inglês é a língua da internet, do mundo dos negócios e do meio acadêmico. Quem deseja prosperar em sua carreira não tem outra escolha senão aceitar as facilidades e enfrentar as dificuldades do inglês.

Saber inglês é abrir as portas para um novo mundo. O Challenge é a escola que vem abrindo portas há mais de trinta anos para milhares de alunos. Nossa metodologia combina comunicação e gramática para que o aluno adquira o conhecimento e a autonomia necessários para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.