O PROFISSIONAL DO NOVO MERCADO

 

  

As transformações que a tecnologia vem causando ao mercado de trabalho foram catalisadas pela pandemia. Nesse processo, que já está sendo chamado de “a grande reestruturação”, cria-se uma nova forma de ver o trabalho, cria-se um novo mercado e um novo mundo.

Pensando em nossos alunos, o Challenge selecionou cinco tendências que todo profissional que atuará nesse novo mercado precisa saber.

  1. O Mediano Acabou

As facilidades oferecidas pelo trabalho remoto fizeram empresários perceber que podem terceirizar importantes papéis de suas empresas. A eliminação da distância geográfica oferecida pelo software concentrará o trabalho nas mãos das estrelas do mercado e deixará profissionais de talento mediano desempregados.

A visão dessa perspectiva levou o economista Tyler Cowen, professor da Universidade George Mason, a ser categórico no título de seu livro de 2013: “O mediano acabou”.

  1. Automatização versus habilidade de empregabilidade

Conforme as máquinas se tornam cada vez mais inteligentes, o espaço no mercado de trabalho encolhe para os humanos. Buscando reduzir custos na crise, empregadores estão cada vez mais propensos a automatizar todo trabalho que não dependa exclusivamente de um humano.

O profissional que deseja prosperar no mundo pós-pandemia precisa investir no desenvolvimento de habilidades comportamentais, que caracterizam o traço humano. Essas habilidades serão tão indispensáveis ao mercado que já estão sendo chamadas de habilidades de empregabilidade.

  1. Os três tipos de profissionais de sucesso do futuro

 

  1. Funcionários Altamente Habilidosos

Tecnologias de visualização e análise de dados tomaram o espaço de vários profissionais. Porém, aumentou o valor do trabalho dos profissionais capazes de analisar esses dados e extrair resultados valiosos de máquinas cada vez mais complexas. Máquinas inteligentes não são um obstáculo para esse profissional, ao contrário, são sua ferramenta de sucesso.

  1. As Estrelas do Mercado

Já não faz sentido para as empresas contratar um profissional da sua cidade apenas pela proximidade geográfica enquanto têm acesso aos melhores profissionais à distância de um e-mail… Nesse novo mercado, os melhores prosperam enquanto o restante dividirá os trabalhos de menor pagamento.

  1. Os Donos do Próprio Negócio

São aqueles com capital para investir nos setores em crescimento. É o grupo mais difícil de se pertencer começando do zero.

  1. O que é preciso para ser um profissional de sucesso?

Três habilidades são necessárias para que o profissional pertença tanto ao grupo de funcionários altamente habilidosos quanto o das estrelas do mercado:

(1) Dominar o que é difícil com rapidez;

(2) Produzir em alto nível, em termos tanto de qualidade quanto de velocidade;

(3) Desenvolver habilidades de empregabilidade, como resiliência e antifragilidade.

  1. Capacidade de Aprendizado é a Chave

No novo mercado, o processo de aprendizado nunca termina porque a tecnologia muda muito rapidamente e exige o constante domínio de mais habilidades. A capacidade de aprender coisas difíceis rapidamente será fundamental para sua carreira.

Imagine que seu sonho é tornar-se instrutora de yoga. Na competição catalisada pela tecnologia (cada vez mais instrutores de yoga atendendo a distância), você precisará tornar-se uma instrutora de primeira classe para prosperar. Essa ambição exigirá que domine um conjunto cada vez maior de habilidades.

A situação se dá de modo que sua capacidade de aprendizado será o balizador do sucesso de sua carreira.

Nós sabemos o que o novo mercado procura.

O Challenge conhece as dificuldades do novo mercado e está aqui para ajudá-lo.

Em nossas aulas, ensinamos inglês como ferramenta para desenvolver as suas habilidades pessoais, aquelas que o novo mercado exige de seus profissionais. Tudo isso na segurança e conforto de um ambiente que gera bem-estar para você aprender inglês para a vida toda.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.