3 DICAS PARA VOCÊ LER MELHOR EM INGLÊS

 

 

 

 

  

Você gosta de ler em português, mas quando tenta ler em inglês sente um pouco de dificuldade? Isso é mais comum do que parece, pois envolve uma habilidade que chamamos de reading, a habilidade de compreensão de leitura, em uma segunda língua.

Pensando em ajudá-lo, o Challenge selecionou três dicas para você destravar seu reading de uma vez por todas.

  1. Habilidades de Leitura em Português São Transferíveis?

Estudos em linguística sugerem que é possível transferir as habilidades de leitura de nossa língua materna para uma segunda língua. O estudo aponta, no entanto, que essa transferência não ocorre naturalmente. É necessário um nível de compreensão da segunda língua ao menos similar ao da língua materna.

Ou seja, por mais que seja possível transferir essa habilidade para o inglês, seria necessário ao menos estar próximo do nível de proficiência.

Se você ainda está começando a estudar inglês (está no nível intermediário ou avançado) vale mais a pena estudar a gramática da língua, expandir o vocabulário e ler em inglês sempre que for possível, para colocar seu conhecimento em prática.

  1. Leia para Aprender, Mas Também Leia por Prazer

Um dos fatores mais importantes para se ler melhor não é o quanto se lê, ainda que envolva muito tempo e dedicação. De nada adianta a quantidade de leituras em uma segunda língua se você não a compreende bem.

O segredo para aprimorar sua leitura é dividir seu tempo entre uma leitura intensa, voltada para o aprendizado da nova língua, e uma leitura relaxante, mais apropriada para o seu nível de inglês. Não há consenso para a melhor divisão de tempo entre essas leituras. Apesar de muitos preferirem passar 80% do tempo com leituras relaxantes e só 20% com leituras intensas, cabe a cada aluno decidir o que melhor funciona para seu aprendizado.

Reserve a leitura relaxante para ler o máximo possível sobre assuntos de seu interesse. Escolha textos mais fáceis, compatíveis com seu nível de inglês. A estratégia aqui é aumentar sua agilidade de leitura.

Para a leitura intensa, escolha um material que seja desafiador. O nível ideal seria o de um inglês um pouco mais difícil do que aquele com que você está acostumado. Use o momento para estudar esses textos, pesquisar as palavras que não conhece e aumentar seu vocabulário.

Mas o que fazer se o texto de leitura intensa for muito difícil?

  1. Leitura em Quatro Passos

Uma estratégia para dominar textos difíceis é ler o mesmo material mais de uma vez, concentrando-se em diferentes abordagens a cada leitura.

– 1º passo: concentrar-se na ideia geral

Em sua primeira leitura, busque pela ideia geral dos parágrafos e do texto como um todo. Não se detenha em palavras desconhecidas ou trechos difíceis. Seu principal objetivo é ter uma dimensão do que o texto se trata.

– 2º passo: aprofunde-se nos detalhes que não conhece

Nessa segunda leitura, você irá se debruçar sobre cada palavra desconhecida e cada trecho difícil; por isso, reserve algum tempo e tenha um bom dicionário com você. Fazer anotações em um caderno ou diário de estudo também pode lhe ajudar.

– 3º passo: releia para ter certeza que entendeu

Finalmente chegou a hora de ler o texto novamente, do início ao fim. Busque compreendê-lo como um todo, combinando a ideia geral que você definiu no primeiro passo com os detalhes analisados na segunda etapa.

– 4º passo: retorne ao texto algum tempo depois

Retorne ao texto depois de algum tempo, seja alguns dias ou até um ano depois (fica a seu critério). Além de aumentar sua compreensão sobre o texto, esse exercício revelará o quanto seu reading evoluiu e seu vocabulário aumentou. Apesar de ser opcional, este quarto passo é um exercício muito interessante.

Deseja ler melhor em inglês?

O Challenge Centro de Idiomas é o lugar certo para você destravar seu inglês.

Nossas aulas combinam habilidades de reading, speaking e outras para seu inglês ter um desenvolvimento completo.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.