SETE CONSELHOS PARA UMA EXPANSÃO DE SUCESSO

 

 

 

  

Expandir sua empresa ou marca internacionalmente é um desafio e tanto. Para ajudar-lhe em seu sonho, o Challenge criou a série Going Global, onde apresentamos dicas para você que é empreendedor ou deseja empreender. Neste texto, reunimos sete conselhos práticos para as empresas que buscam uma expansão internacional.

  1. Encontre os parceiros e a equipe certos

Parceiros são fundamentais para uma expansão de sucesso, mesmo que seu “parceiro” seja na verdade um mentor.

Na hora de expandir para outro estado ou país, é crucial estabelecer um escritório local com uma equipe que entenda o mercado e a linguagem do local. Ter parceiros locais aumenta a confiabilidade do público em sua empresa. Sem falar que, sem o apoio de uma equipe que conheça a cultura e a legislação local, sua empresa estará em desvantagem competitiva.

  1. Tenha a infraestrutura adequada

Certifique-se de ter a infraestrutura necessária para o seu lançamento no mercado. Um mau começo pode muitas vezes prejudicar a imagem da marca por muitos anos.

Alguns grandes empresários que já passaram por expansões internacionais alertam para a importância de escolher uma distribuidora. Geralmente consideramos que as maiores distribuidoras são melhores, porém, essas empresas trabalham com muitas cargas e produtos e por isso nem sempre conseguem dar a atenção que sua marca merece.

O segredo do sucesso de muitas empresas no exterior é fechar parceria com distribuidoras de médio porte.

  1. Divisão de competências

Defina que decisões de negócio podem ser tomadas em nível local e quais devem ser centralizadas. Às vezes essa simples divisão de competências aumenta a eficiência de muitas franquias por saberem exatamente até que ponto podem operar sem precisar da aprovação da central.

  1. Faça uma viagem de pesquisa

Antes de tomar qualquer decisão de negócios, avalie todos os cenários possíveis, principalmente antes de iniciar a expansão. Uma dica valiosa é visitar o país ou localidade durante as férias e de fato passar um tempo no lugar para arrecadar informações sobre o mercado e a concorrência.

Uma boa viagem de pesquisa é aquela que nos possibilita saber se nosso produto terá público, quem são os principais competidores, qual o preço mais adequado e como vender, se diretamente ou por meio de um distribuidor.

  1. Confie em outros profissionais

Muitos empresários construíram suas carreiras sozinhos, ou estão tão acostumados a tomar todo o trabalho para si, que imaginam conseguir lidar com uma expansão sem ajuda externa.

As dificuldades de uma expansão, no entanto, são tantas que podem sobrecarregar o empresário. Em vez de lidar com todas as dificuldades sozinho, o empresário pode muito bem dividir a carga de trabalho com outros profissionais, preferencialmente locais.

  1. É preciso ter resiliência

Não existe expansão que não tenha seus altos e baixos. As circunstâncias às vezes obrigam empresas a mudarem seu modo de operar para adequar-se a novas culturas. O principal conselho é: não tenha medo de mudar. Adaptar-se é o preço para manter-se no mercado e para isso é preciso ser resiliente.

  1. A importância do suporte

Quanto maior seu número de clientes, maior será a necessidade de um bom suporte. Se você expande para vários países, seus clientes desejarão um suporte em diferentes fusos horários e línguas.

Mais uma vez, ter uma equipe local pode livrar-lhe de uma dor de cabeça.

Expandindo fronteiras

A expansão comercial passa também pela expansão do idioma. Quem deseja conquistar o mundo precisa dominar a língua que o mundo fala.

Aprender inglês faz parte do seu caminho para o sucesso e o Challenge pode te ajudar.

O Challenge Centro de Idiomas é uma escola reconhecida por sua excelência de ensino há mais de trinta anos.

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