SETE CONSELHOS PARA UMA EXPANSÃO DE SUCESSO
Expandir sua empresa ou marca internacionalmente é um desafio e tanto. Para ajudar-lhe em seu sonho, o Challenge criou a série Going Global, onde apresentamos dicas para você que é empreendedor ou deseja empreender. Neste texto, reunimos sete conselhos práticos para as empresas que buscam uma expansão internacional.
- Encontre os parceiros e a equipe certos
Parceiros são fundamentais para uma expansão de sucesso, mesmo que seu “parceiro” seja na verdade um mentor.
Na hora de expandir para outro estado ou país, é crucial estabelecer um escritório local com uma equipe que entenda o mercado e a linguagem do local. Ter parceiros locais aumenta a confiabilidade do público em sua empresa. Sem falar que, sem o apoio de uma equipe que conheça a cultura e a legislação local, sua empresa estará em desvantagem competitiva.
- Tenha a infraestrutura adequada
Certifique-se de ter a infraestrutura necessária para o seu lançamento no mercado. Um mau começo pode muitas vezes prejudicar a imagem da marca por muitos anos.
Alguns grandes empresários que já passaram por expansões internacionais alertam para a importância de escolher uma distribuidora. Geralmente consideramos que as maiores distribuidoras são melhores, porém, essas empresas trabalham com muitas cargas e produtos e por isso nem sempre conseguem dar a atenção que sua marca merece.
O segredo do sucesso de muitas empresas no exterior é fechar parceria com distribuidoras de médio porte.
- Divisão de competências
Defina que decisões de negócio podem ser tomadas em nível local e quais devem ser centralizadas. Às vezes essa simples divisão de competências aumenta a eficiência de muitas franquias por saberem exatamente até que ponto podem operar sem precisar da aprovação da central.
- Faça uma viagem de pesquisa
Antes de tomar qualquer decisão de negócios, avalie todos os cenários possíveis, principalmente antes de iniciar a expansão. Uma dica valiosa é visitar o país ou localidade durante as férias e de fato passar um tempo no lugar para arrecadar informações sobre o mercado e a concorrência.
Uma boa viagem de pesquisa é aquela que nos possibilita saber se nosso produto terá público, quem são os principais competidores, qual o preço mais adequado e como vender, se diretamente ou por meio de um distribuidor.
- Confie em outros profissionais
Muitos empresários construíram suas carreiras sozinhos, ou estão tão acostumados a tomar todo o trabalho para si, que imaginam conseguir lidar com uma expansão sem ajuda externa.
As dificuldades de uma expansão, no entanto, são tantas que podem sobrecarregar o empresário. Em vez de lidar com todas as dificuldades sozinho, o empresário pode muito bem dividir a carga de trabalho com outros profissionais, preferencialmente locais.
- É preciso ter resiliência
Não existe expansão que não tenha seus altos e baixos. As circunstâncias às vezes obrigam empresas a mudarem seu modo de operar para adequar-se a novas culturas. O principal conselho é: não tenha medo de mudar. Adaptar-se é o preço para manter-se no mercado e para isso é preciso ser resiliente.
- A importância do suporte
Quanto maior seu número de clientes, maior será a necessidade de um bom suporte. Se você expande para vários países, seus clientes desejarão um suporte em diferentes fusos horários e línguas.
Mais uma vez, ter uma equipe local pode livrar-lhe de uma dor de cabeça.
Expandindo fronteiras
A expansão comercial passa também pela expansão do idioma. Quem deseja conquistar o mundo precisa dominar a língua que o mundo fala.
Aprender inglês faz parte do seu caminho para o sucesso e o Challenge pode te ajudar.
O Challenge Centro de Idiomas é uma escola reconhecida por sua excelência de ensino há mais de trinta anos.
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