O QUE NÃO FAZER NA HORA DE IMIGRAR

 

  

Morar fora do país é o sonho de muitos brasileiros. Os destinos mais disputados são os países desenvolvidos mais receptivos à imigração, como Austrália, Canadá e Irlanda. Só que o processo para tornar seu sonho realidade deve ser feito com muita cautela.

Pensando em seu sonho, o Challenge preparou um checklist do que não fazer na hora de planejar sua mudança para um país estrangeiro.

  1. Não procurar saber qual o seu perfil de imigração

Há muitas formas de imigrar, por isso é importante compreender qual é a mais adequada para você. Idade, profissão, nível escolar, proficiência de inglês, área de atuação, por exemplo, são fatores considerados na hora de traçar seu perfil.

O caminho mais seguro é buscar uma agência competente que poderá guiá-lo nesse processo. Através dessa agência será definido seu perfil de imigração e a melhor estratégia para a aprovação do seu pedido.

  1. Não planejar com antecedência

O processo de imigração é lento e toda uma documentação é necessária. É comum a exigência de documentos como histórico escolar, comprovação de residência, comprovante de experiência de trabalho, comprovação de fundos.

Um certificado de proficiência em inglês pode ajudar para a aprovação do processo. Se você conseguir planejar com antecedência, pode conseguir se preparar para o teste e passar a tempo de fazer o pedido de imigração. No caso do histórico escolar, um documento que valide seu diploma de acordo com a equivalência no país de origem pode ser exigido.

  1. Esperar tempo demais

Apesar da importância de lidar com a papelada com cautela, lembre-se de que você não tem todo o tempo do mundo. A idade é um dos fatores que mais influenciam no seu perfil de imigração. Além disso, vale lembrar que muitas provas de proficiência e outros documentos têm um prazo de validade.

Não demore demais a ponto de todos os seus esforços serem perdidos e você ter de retomar o pedido de imigração do zero.

  1. Cometer erros na documentação necessária para o processo de imigração

Um processo de imigração exige muita atenção do aplicante, principalmente em relação à documentação. Com tantos papéis a serem enviados, é preciso muita organização e atenção a detalhes.

Seja o mais completo e detalhado possível ao preencher sua aplicação, um erro pode fazer toda a diferença. É importante ressaltar que todas as informações fornecidas durante o processo de imigração devem ser acompanhadas de evidências (histórico escolar, declaração de imposto de renda, comprovante de emprego, certidões de casamento e passaportes, entre outros).

Mantenha-se atento a detalhes como o tipo de formulário exigido. Algumas vezes pode ser exigido um formulário original ou uma cópia autenticada produzida por uma agência governamental.

  1. Não dar a devida importância à proficiência no idioma

Imagine como seria morar num país estrangeiro sem dominar a língua nativa. Não são poucas as dificuldades de quem deixa para aprender inglês tarde demais: muitos brasileiros deixam nosso país acreditando que, sabendo apenas o básico, podem deixar para aprender inglês depois de chegarem ao seu destino.

Você precisará de certo nível de entendimento da língua para começar seu processo de imigração e outro nível ainda mais elevado para poder morar e estudar no exterior. A exigência para vistos de estudantes ou visto para trabalho normalmente varia de notas altas até a proficiência do idioma.

Nós podemos te ajudar

Planejando uma viagem com a família ou seu futuro pedido de imigração? Está na hora de colocar seu inglês em dia.

O Challenge Centro de Idiomas é o lugar ideal para você aprender inglês enquanto planeja sua viagem pós-pandemia. Nossos alunos aprendem inglês em aulas interativas que combinam gramática e conversação para você se sentir em casa em qualquer lugar do mundo.

Matricule-se no Challenge e conheça nossa plataforma digital: Going Global.